Pular para o conteúdo principal

Prêmio Habitability


A MRV&CO realizou a primeira edição do Prêmio Habitability, a ação foi concebida para homenagear indivíduos que pensam e projetam o futuro do habitar, tendo ao seu alcance, entre outras ferramentas, a capacidade de criar soluções para as cidades e para o coletivo.

A primeira edição do Prêmio Habitability foi idealizada em uma parceria entre a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO, responsável pelo portal Habitability, e pela Trip - criadora do respeitado e tradicional prêmio Trip Transformadores. Durante o evento, que teve Dan Stulbach como mestre de cerimônias, foram homenageados cinco, entre os mais de 140 indicados, para receber o troféu pelos projetos criados. 

A ação mostra o potencial de criação dos brasileiros, principalmente, para gerar soluções com grande foco na transformação social e com a escuta ativa para problemas. Enfatiza ainda a relevância das empresas em se mostrarem abertas e conectadas com soluções que além de gerar valor, transformam o futuro.

Eduardo Fischer, CEO de MRV&CO, convidou os presentes a refletir sobre o amanhã que queremos. “Precisamos decidir se seremos engolidos ou se nos transformaremos nos agentes da mudança que desejamos. Inovar e evoluir é o caminho e precisamos pensar juntos e buscar perspectivas para vivermos em um mundo melhor”.

Os homenageados do Prêmio Habitability foram indicados por um conselho consultivo formado por profissionais com conhecimento e experiência singulares, como o arquiteto e fundador da Escola da Cidade Ciro Pirondi, a arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik, o ambientalista João Capobianco, a arquiteta, designer e pesquisadora brasileira Rita Wu, a física Sonia Guimarães, a arquiteta Gabriela de Matos, a artista e acadêmica Giselle Beiguelman, o cientista Silvio Meira, o biólogo e administrador Roberto Waack , a engenheira e cientista de dados Haydée Svab, o co-fundador e COO da Gerando Falcões Lemaestro e o botânico e paisagista Ricardo Cardim.

O evento contou com show da cantora Josyara e Jaques Morelenbaum e teve o apoio de Believers, empresas que acreditam na proposta do evento, na jornada da plataforma Habitability e que têm valores compartilhados com o grupo MRV&CO. Assim, empresas como Eliane Revestimentos, Arcelor Mittal, Luggo, Atlas Schindler e Inter ofereceram as categorias que homenagearam as ações.

O Eduardo Fischer ressaltou também que é preciso pensar e repensar o futuro e que esses projetos, além de questionar o agora apresentam propostas para fazer melhor o agora. "A escolha dos homenageados não foi tarefa simples, como também não é simples pensar no futuro da habitação. Afinal, habitação é muito mais do que uma casa ou apartamento. É a gente vivendo ali, com outras pessoas e todo o ambiente à nossa volta. Em menos de 10 anos nós teremos 8,5 bilhões de pessoas nesse planeta, convivendo em sociedade. Por isso é tão importante discutir e criar alternativas para um futuro que chega cada vez mais rápido. Alternativas que tornem as cidades mais sustentáveis, melhores para nós e melhores para o planeta são essenciais", enfatizou.

Para o fundador da Trip e criador do Prêmio Trip Transformadores, Paulo Lima, a premiação trouxe consigo transformação e visibilidade para um tema tão importante. “Criar o prêmio Habitability a quatro mãos com a equipe da MRV&CO, além de um enorme privilégio, foi de verdade apaixonante para toda a Trip. Por ser algo inédito e envolver questões tão fundamentais para um Brasil mais digno e justo e por ser nosso primeiro trabalho com a empresa, que genuinamente quer construir um Brasil melhor. Aproximar as iniciativas inteligentes e eficazes de desenvolvimento social e urbano das grandes empresas é parte da missão transformadora que a Trip persegue há mais de 36 anos. Ficamos muito felizes com o sucesso dessa iniciativa”, finaliza.

Confira a lista 
Michelle Prazeres
- Desacelera SP (categoria convivência)- Michelle criou movimento que propõe ritmo de vida mais lento para sociedade. A iniciativa, inicialmente focada na promoção do bem-estar individual, caminhou para pensar coletivamente novos modelos de cidade, que privilegiem as saúdes física e mental, a convivência afetiva e a luta contra a emergência climática. Professora da Casper Libero, pós-doutorado em Comunicação e Semiótica tem sua pesquisa embasada nas interfaces entre comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo. O projeto, Desacelera SP atua na formação e reflexão; mobilização e ativação de rede; e produção e curadoria de conteúdo relacionado ao universo do slow. Um resgate do orgânico e do artesanal, em defesa do consumo consciente e da economia solidária.

- A categoria que fomos premiados foi a convivência e convivência é sobre comum, sobre espaço comum. A aceleração não é só técnica, ela é social, ela está relacionada a uma dimensão do progresso que aprendemos a construir e isso está condenando a gente. Convivência é sobre estar no mesmo espaço, vivendo em comum, com sentido, com vínculo. A aceleração acaba com isso, por isso precisamos desacelerar para ser humano na cidade”, expõe a homenageada.

Carina Guedes e Luciana da Cru
z - Arquitetura na Periferia (categoria Transformação)-A ONG Arquitetura na Periferia tem como objetivo a capacitação de mulheres para construírem e reformarem suas próprias casas. O projeto visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas, técnicas e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. A ação é centrada em favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança.

- O Projeto começou dentro da UFMG, uma universidade pública. Ficamos muito felizes de ter a oportunidade de devolver para a população todo esse conhecimento. A ideia vem muito disso, do compartilhamento de conhecimento e de falar de transformação. E a transformação é além do espaço, o mais incrível é ver a transformação interna de todas”, comentam as representantes do projeto.

Eduardo Ávila
– RevoluSolar (categoria Consciência)- Desde 2015, a associação sem fins lucrativos RevoluSolar atua no Morro da Babilônia e no Chapéu Mangueira, regiões do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, por meio da energia solar. A iniciativa já levou o acesso à energia solar para empreendimentos comerciais e espaços públicos, como escolas e creches, por meio de usinas fotovoltaicas instaladas nas comunidades. Além disso, a entidade promove capacitações profissionais e oficinas educativas.

Recentemente, inauguraram a primeira Cooperativa de Energia Solar em uma Favela no Rio de Janeiro e estão montando um Projeto na Amazonia: o Projeto Kurasí Tury é um piloto da RevoluSolar de um novo modelo energético para comunidades indígenas na Amazônia, o modelo busca a geração própria de energia sustentável e acessível, que mantenha a floresta de pé, valorize a cultura local, e promova condições para o desenvolvimento sustentável.

- Na faculdade nós estudávamos muito sobre transição energética, energias renováveis e como isso é bom tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade e para o bolso. Mas do lado, víamos a realidade das duas favelas. Caía a luz de 2 em 2 dias, ficava dias sem luz, contas que os moradores não conseguiam pagar e aquilo não estava certo. Hoje nós temos tecnologia para novas soluções, é possível colher saberes e inteligências das comunidades, do coletivo, da alta gestão e usar novas tecnologias. Nós fazemos a instalação, mas também capacitamos moradores, crianças e adolescentes para essa revolução solar”, relata Eduardo.

Júlia Peres e Victoria Braga
- RUÍNA (categoria Sentidos)- A RUÍNA Arquitetura trabalha em prol de uma maior consciência socioambiental, bem como a valorização dos materiais enquanto incentiva a reutilização como uma alternativa para a indústria da construção civil. Em sua prática, criam novas possibilidades para materiais recuperados, reduzem a quantidade de resíduos de demolição e, com eles, fornecem materiais de construção com um menor impacto ambiental. A ação foca em um processo circular com a intenção de reduzir ao máximo o entulho proveniente da demolição - e com isso reduzir inclusive os custos da obra -, traçando estratégias de reaproveitamento dos materiais de modo que eles retornem à função original ou sejam incorporados a uma nova utilidade.

- Nós somos um escritório jovem, encabeçando duas mulheres que acreditam intensamente no poder de transformação da arquitetura, socialmente e ambientalmente. Estamos muito felizes com esse prêmio”, comemoram as sócias.

Simony César - NINA (categoria Caminhos) - Eleita pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia em 2020, a publicitária Simony desenvolveu a startup NINA - que oferece tecnologia integrada a diversos aplicativos para padronizar, centralizar e rastrear denúncias de assédio e violência na mobilidade urbana, além de influenciar, com base em dados, a criação de políticas públicas. A plataforma tem como missão contribuir na construção de cidades mais inteligentes para, dessa forma, ampliar a segurança das pessoas.

- Eu gostaria que esse trabalho não fosse necessário, que as mulheres não tivessem esse medo de sair de casa. Mas quero que a Nina colete dados não só em Fortaleza, mas em outras regiões do país. Queremos estender a operação da Nina, porque políticas devem ser feitas de forma mais assertiva e fazemos isso com base em dados”, afirma Simony.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 81 anos tremendão Erasmo Carlos

Morreu no início da tarde desta terça-feira (22 de novembro de 2022), no Rio de Janeiro-RJ, aos 81 anos, o tremendão Erasmo Esteves Carlos. O cantor da Guarda estava internado com uma edema pulmonar e não resistiu. Erasmo tinha a Síndrome Edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. No dia do músico, nosso amado Erasmo Esteves, o Erasmo Carlos, o Gigante Gentil, o Tremendão, o Pai do Rock Nacional, se despediu. Erasmo criou, amou, acompanhou a cada um de nós nos momentos importantes das nossas vidas. E além de todas as maravilhas que compôs e cantou durante décadas, ele nos deixou recados: o futuro pertence à jovem guarda. E que é preciso saber viver! Vamos continuar cuidando das novas gerações, por nós e por ele. O velório será fechado à família e amigos íntimos. Quem quiser homenageá-lo, escute suas músicas, suas mens

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 81 anos tremendão Erasmo Carlos

Morreu no início da tarde desta terça-feira (22 de novembro de 2022), no Rio de Janeiro-RJ, aos 81 anos, o tremendão Erasmo Esteves Carlos. O cantor da Guarda estava internado com uma edema pulmonar e não resistiu. Erasmo tinha a Síndrome Edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. No dia do músico, nosso amado Erasmo Esteves, o Erasmo Carlos, o Gigante Gentil, o Tremendão, o Pai do Rock Nacional, se despediu. Erasmo criou, amou, acompanhou a cada um de nós nos momentos importantes das nossas vidas. E além de todas as maravilhas que compôs e cantou durante décadas, ele nos deixou recados: o futuro pertence à jovem guarda. E que é preciso saber viver! Vamos continuar cuidando das novas gerações, por nós e por ele. O velório será fechado à família e amigos íntimos. Quem quiser homenageá-lo, escute suas músicas, suas mens