Pular para o conteúdo principal

Prêmio Habitability


A MRV&CO realizou a primeira edição do Prêmio Habitability, a ação foi concebida para homenagear indivíduos que pensam e projetam o futuro do habitar, tendo ao seu alcance, entre outras ferramentas, a capacidade de criar soluções para as cidades e para o coletivo.

A primeira edição do Prêmio Habitability foi idealizada em uma parceria entre a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO, responsável pelo portal Habitability, e pela Trip - criadora do respeitado e tradicional prêmio Trip Transformadores. Durante o evento, que teve Dan Stulbach como mestre de cerimônias, foram homenageados cinco, entre os mais de 140 indicados, para receber o troféu pelos projetos criados. 

A ação mostra o potencial de criação dos brasileiros, principalmente, para gerar soluções com grande foco na transformação social e com a escuta ativa para problemas. Enfatiza ainda a relevância das empresas em se mostrarem abertas e conectadas com soluções que além de gerar valor, transformam o futuro.

Eduardo Fischer, CEO de MRV&CO, convidou os presentes a refletir sobre o amanhã que queremos. “Precisamos decidir se seremos engolidos ou se nos transformaremos nos agentes da mudança que desejamos. Inovar e evoluir é o caminho e precisamos pensar juntos e buscar perspectivas para vivermos em um mundo melhor”.

Os homenageados do Prêmio Habitability foram indicados por um conselho consultivo formado por profissionais com conhecimento e experiência singulares, como o arquiteto e fundador da Escola da Cidade Ciro Pirondi, a arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik, o ambientalista João Capobianco, a arquiteta, designer e pesquisadora brasileira Rita Wu, a física Sonia Guimarães, a arquiteta Gabriela de Matos, a artista e acadêmica Giselle Beiguelman, o cientista Silvio Meira, o biólogo e administrador Roberto Waack , a engenheira e cientista de dados Haydée Svab, o co-fundador e COO da Gerando Falcões Lemaestro e o botânico e paisagista Ricardo Cardim.

O evento contou com show da cantora Josyara e Jaques Morelenbaum e teve o apoio de Believers, empresas que acreditam na proposta do evento, na jornada da plataforma Habitability e que têm valores compartilhados com o grupo MRV&CO. Assim, empresas como Eliane Revestimentos, Arcelor Mittal, Luggo, Atlas Schindler e Inter ofereceram as categorias que homenagearam as ações.

O Eduardo Fischer ressaltou também que é preciso pensar e repensar o futuro e que esses projetos, além de questionar o agora apresentam propostas para fazer melhor o agora. "A escolha dos homenageados não foi tarefa simples, como também não é simples pensar no futuro da habitação. Afinal, habitação é muito mais do que uma casa ou apartamento. É a gente vivendo ali, com outras pessoas e todo o ambiente à nossa volta. Em menos de 10 anos nós teremos 8,5 bilhões de pessoas nesse planeta, convivendo em sociedade. Por isso é tão importante discutir e criar alternativas para um futuro que chega cada vez mais rápido. Alternativas que tornem as cidades mais sustentáveis, melhores para nós e melhores para o planeta são essenciais", enfatizou.

Para o fundador da Trip e criador do Prêmio Trip Transformadores, Paulo Lima, a premiação trouxe consigo transformação e visibilidade para um tema tão importante. “Criar o prêmio Habitability a quatro mãos com a equipe da MRV&CO, além de um enorme privilégio, foi de verdade apaixonante para toda a Trip. Por ser algo inédito e envolver questões tão fundamentais para um Brasil mais digno e justo e por ser nosso primeiro trabalho com a empresa, que genuinamente quer construir um Brasil melhor. Aproximar as iniciativas inteligentes e eficazes de desenvolvimento social e urbano das grandes empresas é parte da missão transformadora que a Trip persegue há mais de 36 anos. Ficamos muito felizes com o sucesso dessa iniciativa”, finaliza.

Confira a lista 
Michelle Prazeres
- Desacelera SP (categoria convivência)- Michelle criou movimento que propõe ritmo de vida mais lento para sociedade. A iniciativa, inicialmente focada na promoção do bem-estar individual, caminhou para pensar coletivamente novos modelos de cidade, que privilegiem as saúdes física e mental, a convivência afetiva e a luta contra a emergência climática. Professora da Casper Libero, pós-doutorado em Comunicação e Semiótica tem sua pesquisa embasada nas interfaces entre comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo. O projeto, Desacelera SP atua na formação e reflexão; mobilização e ativação de rede; e produção e curadoria de conteúdo relacionado ao universo do slow. Um resgate do orgânico e do artesanal, em defesa do consumo consciente e da economia solidária.

- A categoria que fomos premiados foi a convivência e convivência é sobre comum, sobre espaço comum. A aceleração não é só técnica, ela é social, ela está relacionada a uma dimensão do progresso que aprendemos a construir e isso está condenando a gente. Convivência é sobre estar no mesmo espaço, vivendo em comum, com sentido, com vínculo. A aceleração acaba com isso, por isso precisamos desacelerar para ser humano na cidade”, expõe a homenageada.

Carina Guedes e Luciana da Cru
z - Arquitetura na Periferia (categoria Transformação)-A ONG Arquitetura na Periferia tem como objetivo a capacitação de mulheres para construírem e reformarem suas próprias casas. O projeto visa a melhoria da moradia para mulheres da periferia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas, técnicas e planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. A ação é centrada em favorecer a autonomia das participantes, ampliando sua capacidade de análise, discussão, prospecção, planejamento e cooperação, o que por fim leva a um aumento de sua autoestima e confiança.

- O Projeto começou dentro da UFMG, uma universidade pública. Ficamos muito felizes de ter a oportunidade de devolver para a população todo esse conhecimento. A ideia vem muito disso, do compartilhamento de conhecimento e de falar de transformação. E a transformação é além do espaço, o mais incrível é ver a transformação interna de todas”, comentam as representantes do projeto.

Eduardo Ávila
– RevoluSolar (categoria Consciência)- Desde 2015, a associação sem fins lucrativos RevoluSolar atua no Morro da Babilônia e no Chapéu Mangueira, regiões do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, por meio da energia solar. A iniciativa já levou o acesso à energia solar para empreendimentos comerciais e espaços públicos, como escolas e creches, por meio de usinas fotovoltaicas instaladas nas comunidades. Além disso, a entidade promove capacitações profissionais e oficinas educativas.

Recentemente, inauguraram a primeira Cooperativa de Energia Solar em uma Favela no Rio de Janeiro e estão montando um Projeto na Amazonia: o Projeto Kurasí Tury é um piloto da RevoluSolar de um novo modelo energético para comunidades indígenas na Amazônia, o modelo busca a geração própria de energia sustentável e acessível, que mantenha a floresta de pé, valorize a cultura local, e promova condições para o desenvolvimento sustentável.

- Na faculdade nós estudávamos muito sobre transição energética, energias renováveis e como isso é bom tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade e para o bolso. Mas do lado, víamos a realidade das duas favelas. Caía a luz de 2 em 2 dias, ficava dias sem luz, contas que os moradores não conseguiam pagar e aquilo não estava certo. Hoje nós temos tecnologia para novas soluções, é possível colher saberes e inteligências das comunidades, do coletivo, da alta gestão e usar novas tecnologias. Nós fazemos a instalação, mas também capacitamos moradores, crianças e adolescentes para essa revolução solar”, relata Eduardo.

Júlia Peres e Victoria Braga
- RUÍNA (categoria Sentidos)- A RUÍNA Arquitetura trabalha em prol de uma maior consciência socioambiental, bem como a valorização dos materiais enquanto incentiva a reutilização como uma alternativa para a indústria da construção civil. Em sua prática, criam novas possibilidades para materiais recuperados, reduzem a quantidade de resíduos de demolição e, com eles, fornecem materiais de construção com um menor impacto ambiental. A ação foca em um processo circular com a intenção de reduzir ao máximo o entulho proveniente da demolição - e com isso reduzir inclusive os custos da obra -, traçando estratégias de reaproveitamento dos materiais de modo que eles retornem à função original ou sejam incorporados a uma nova utilidade.

- Nós somos um escritório jovem, encabeçando duas mulheres que acreditam intensamente no poder de transformação da arquitetura, socialmente e ambientalmente. Estamos muito felizes com esse prêmio”, comemoram as sócias.

Simony César - NINA (categoria Caminhos) - Eleita pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia em 2020, a publicitária Simony desenvolveu a startup NINA - que oferece tecnologia integrada a diversos aplicativos para padronizar, centralizar e rastrear denúncias de assédio e violência na mobilidade urbana, além de influenciar, com base em dados, a criação de políticas públicas. A plataforma tem como missão contribuir na construção de cidades mais inteligentes para, dessa forma, ampliar a segurança das pessoas.

- Eu gostaria que esse trabalho não fosse necessário, que as mulheres não tivessem esse medo de sair de casa. Mas quero que a Nina colete dados não só em Fortaleza, mas em outras regiões do país. Queremos estender a operação da Nina, porque políticas devem ser feitas de forma mais assertiva e fazemos isso com base em dados”, afirma Simony.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".