Pular para o conteúdo principal

Bom Viver e Oikos beneficiadas pelo Leo Social e Instituto Vedacit



Com o objetivo de impulsionar negócios de impacto dedicados a solucionar problemas na área da moradia, tema essencial para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano, o Lab Habitação, Programa gratuito de aceleração de negócios idealizado pela Coalizão Habitação, iniciativa criada pela Artemisia e Gerdau em parceria com Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos e Leo Social, selecionou 15 negócios de todo o Brasil para uma jornada de apoio online e gratuita com duração de 3 meses, buscando fortalecer suas soluções e amplificando o impacto positivo que geram.

Dentre os selecionados, estão a Bom Viver Reformas Populares e a Oikos Habitações e Reformas, empresas cearenses que têm como propósito impactar a realidade de famílias de baixa renda por meio de obras habitacionais. Ambas são apoiadas pela Somos Um – articuladora de negócios de impacto.

- Saber que entre mais de 100 negócios inscritos nacionalmente, somente 15 são selecionados e desses 15, termos 2 do Ceará que, por sua vez, são dois negócios apoiados pela Somos Um, é uma imensa alegria e orgulho para o Ceará e para nosso time. São os frutos gerados de sementes que plantamos e estamos regando nos últimos 3 anos. Esses, com certeza, gerarão novos frutos, irão inspirar outros empreendedores sociais e, o mais importante, irão gerar muito impacto positivo na vida de famílias de baixa renda do Ceará", comemora Ticiana Rolim, presidente da Somos Um.

- Entrar para o Lab Habitação foi algo muito esperado. Nós queríamos estar no programa desde que criamos a Bom Viver, lá em 2019, porque vem da Artemísia muito do conhecimento que é produzido sobre as questões de moradia, habitação e impacto social. Eles têm uma tese de habitação que foi, praticamente, a nossa bíblia, nosso guia, nosso manual para entender muitas coisas do nosso impacto e do nosso negócio. Estamos com muita expectativa de amadurecimento e co-criação para negócios. Gostamos muito dessa ideia de estar em rede, conhecer parceiros que também estão contribuindo para esse campo tão sensível que é a habitação”, afirma Gabrielle Araujo, cofundadora da Bom Viver.

- Foi motivo de muita alegria para a Oikos ser selecionada entre centenas de empresas que se inscreveram no Lab Habitação. Para nós foi muito interessante, porque temos conhecimento que participar do projeto fortalecem as soluções, ampliando e gerando mais impacto na sociedade. Sabemos que dentro desta experiência estão mentores que realmente têm uma preocupação em fazer com que os pequenos negócios sejam desenvolvidos da maneira correta. A habitação social vai ser, nos próximos anos, uma área que vai despontar. Nós estamos nos preparando exatamente para que esse momento chegue e possamos fazer da melhor forma possível o nosso trabalho em prol de uma sociedade mais justa e com mais dignidade. O que a gente quer é reformar os lares e transformar vidas”, completa Erika Ponte, empreendedora social.

Os selecionados serão acompanhados por mentores e especialistas do mercado, além de receber conteúdos práticos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos do negócio. Até três negócios que se destacarem na jornada irão receber, ainda, um capital-semente no valor de R$ 30 mil cada e terão acesso a uma etapa de apoio intensiva e individualizada, com foco na tração do negócio.

A jornada de aceleração foca em temas centrais no fortalecimento dos negócios de impacto para que avancem de forma sustentável, sejam capazes de realizar a gestão e mensuração do impacto positivo gerado e atendam aos principais pilares avaliados por investidores e especialistas do Mercado.

O Programa está na 5ª edição e já apoiou mais 120 empreendedores e mais de 60 soluções de impacto, formando uma rede de negócios fortalecidos e com impacto amplificado.

Sobre a Somos Um - Somos uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. Prestamos serviços e realizamos projetos tanto para apoiar empreendedores e negócios de impacto, quanto para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto. Produzimos conteúdo sobre o tema, realizamos cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonhamos com o dia em que não haverá mais pobreza, e que será preciso irmos a museus para saber como era viver na pobreza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B