Pular para o conteúdo principal

Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues para 8 personalidades


A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza mais uma edição da solenidade de entrega da Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues, cujo título recebe o nome do médico e patrono da autarquia

O evento será realizado nesta quarta-feira (21), às 19 horas, no Auditório Ciro Gomes da ESP/CE, em Fortaleza, com transmissão ao vivo. Oito personalidades da Saúde cearense serão homenageadas pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – em diferentes campos de atuação.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento Institucional da Escola, Geni Carmem, os nomes dos agraciados foram indicados pelos membros do Comitê de Governança do equipamento. “Depois disso, a lista foi levada à Comissão Especial designada e instituída pelo superintendente da autarquia, Marcelo Alcantara”, disse.

A honraria reconhece atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa, Inteligência, Inovação e Cooperação na Saúde do Ceará.

Confira a lista dos condecorados


Camilo Santana: O ex-governador do Ceará será agraciado por sua gestão no enfrentamento à covid-19. Senador eleito, Santana participou ativamente do comitê de monitoramento da doença, divulgando informações precisas – baseadas na Ciência – ao lado de especialistas que o auxiliaram na tomada de decisões, objetivando salvar vidas e acelerar o processo de vacinação no Estado.

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto): Atuou como Secretário da Saúde do Ceará quando os primeiros casos de covid-19 surgiram, em 2020. O médico cardiologista era o porta-voz estadual na gerência da crise sanitária causada pela doença. Sob sua gestão, o Ceará foi identificado como um dos estados a adotar medidas rígidas de isolamento social, incluindo dois lockdowns e a reabertura econômica de forma gradual.

Flávio Clemente Deulefeu: Médico pneumologista e presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Deulefeu esteve na linha de frente em combate à covid-19, desenvolvendo atividades de incentivo à pesquisa científica.

José Batista Cisne Tomaz: Médico e diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, Batista contribuiu ativamente na área da Educação da Escola, em 2022, com a produção e a valorização de conhecimentos técnico-científicos. Com a chegada do capacete Elmo, esteve à frente da área responsável pelos treinamentos de diversos profissionais para o manejo do dispositivo.

José Xavier Neto: Médico, cientista-chefe da Saúde do Estado e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec), criado no primeiro trimestre de 2020. Xavier atua como um importante aliado de gestores públicos no Estado no enfrentamento à pandemia de covid-19. O Cisec já contribuiu com a produção de, aproximadamente, 50 boletins epidemiológicos, detalhando os indicadores da doença e os seus impactos no SUS.

Maria da Penha Maia Fernandes: A farmacêutica e ativista Maria da Penha é uma das agraciadas por seu trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher no Ceará. A luta resultou na criação da Lei Maria da Penha, cuja repercussão ganhou maior destaque durante a pandemia da covid-19 no Brasil, período no qual houve aumento de casos de feminicídio em todo o País.

Paulo André Holanda: É diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Paulo André será agraciado por sua atuação na área de Inovação e Tecnologia, como gestor de uma das instituições parceiras no desenvolvimento do Elmo.

Profissionais da Saúde: Representados por Betina Tomaz, fisioterapeuta que esteve no front no auge da pandemia de covid-19 – junto à ESP/CE. Participou da construção e da elaboração de fluxogramas assistenciais e de treinamentos para profissionais, além do desenvolvimento do capacete Elmo. Betina representará todas e todos que atuaram na promoção do cuidado durante o período pandêmico.
Comenda

Criada em 2003, a Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues homenageia pessoas físicas e jurídicas, equipe de projetos, iniciativas ou ação social. A medalha recebe o nome do médico e patrono da ESP/CE. Reconhecido por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, é considerado por muitos como o reformador do ensino médico no Ceará, inclusive na implementação do SUS no Estado.

Serviço
  • Entrega da Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues da ESP/CE
  • Quarta-feira (21), às 19 horas
  • Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza)
  • Transmissão: Acompanhe ao vivo

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM