Pular para o conteúdo principal

SPS promove atividades gratuitas para criançada

 

No picadeiro do Circo Escola do Bom Jardim quem brilha são meninos e meninas da Granja Lisboa, Siqueira, Jatobá, Conjunto Ceará e tantos outros bairros da periferia de Fortaleza que, nestas férias, encontraram um lugar para viver seus sonhos e fantasias. Coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os Circos Escola do Bom Jardim e do Palmeiras, ABC’s, Complexos Mais Infância, Centros Comunitários e Espaço Viva Gente vêm realizando uma programação com diversas atividades gratuitas durante todo o mês de janeiro para crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos de idade. Para participar da Colônia de Férias, as crianças devem ir às unidades, acompanhadas de um responsável com documentos de identificação.


DSC_9947.jpg

Dentre aplausos e assobios das outras crianças, Davi Lucas (9) abre um sorrisão e confirma a profissão que quer seguir. “Meu pai me trouxe pro circo porque foi aqui que ele aprendeu a fazer perna de pau e malabares, que são as atividades que eu mais gosto também. No futuro, quero continuar sendo um profissional do circo para alegrar todas as pessoas que me assistirem”, conta o pequeno artista, que anima a colônia de férias do espaço, além de praticar outras atividades no ABC do Bom Jardim.


A programação conta com aulas de dança, jazz, balé, karatê, futsal, cinema, carimba, contorcionismo, tecido e malabares, além do Grupo de Participação e Desenvolvimento Humano. No espaço, também acontecem círculos  de conversas com temas específicos do cotidiano e lanche. Este ano, o tema da Colônia de Férias é Desconectar para se Conectar. As atividades iniciam às 8h e seguem até às 17h.


“A Colônia de Férias acontece duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e tem o intuito de incentivar as crianças a brincarem e conviverem com coleguinhas, em vez de passarem todo seu tempo livre em telas de celulares. É brincando que os nossos pequenos se desenvolvem e se conectam com o mundo à sua volta. É lindo ver toda essa criançada aprendendo e crescendo junto”, ressalta a titular da SPS, Onélia Santana. 


Brena personagem.jpg


Brena Kelly (15) participa há 10 anos das atividades circenses de swing e parada e está aproveitando a Colônia de Férias para fazer aulas de dança. “Eu cheguei no Circo do Bom Jardim com 5 anos de idade e nunca mais larguei esse lugar. Nas minhas férias, em vez de ficar em casa nas redes sociais, venho pra cá aprender coisas novas. Aqui eu recebo muita atenção, me sinto vista e também participo dos grupos de discussões que nos orientam inclusive para possíveis carreiras”, relata Brena Kelly.


Programação


Circo Escola  Bom Jardim

10/01 a 25/01 - Gincanas; Atividades Culturais; Atividades Esportivas; Atividades Recreativas, Real Influencer; Escolha do Rei e da Rainha

26/01 - Apresentações artísticas e esportivas


Circo Escola Palmeiras

10/01 a 13/01 - Semana da Gincana

16/01 a 20/01 - Semana Esportiva

23/01 a 25/01 - Semana Cultural


ABC Cajueiro Torto

10/01 a 13/01 - Campeonatos Esportivos

16/01 A 20/01 - Oficinas

23/01 a 27/01 - Semana Cultural

31/01 - Mostra Cultural 


ABC Mondubim

10/01 a 13/01 - Competições recreativas; show de talentos ; Mímica, Atividades Esportivas; Jogos, Circuito de corrida e atividades artísticas.

16/01 a 20/01 - Atividades recreativas; Competições recreativas; Piquenique;  Atividades esportivas e pedagógicas.

23/01 a 27/01 e 30/01 - Circuito de habilidades; Atividades esportivas; funcional infantil; Question Box;  Atividades recreativas; Passeio no Parque no Parque Ecológico do Passaré; Circuito de Atividades físicas e concurso do melhor texto 

31/01 - Leitura de textos elaborados: Montanha Russa; Geógrafos Bola Palheta.


ABC Bom Jardim

10/01 a 25/01- Gincanas, Atividades culturais; Atividades Esportivas; Real Influencer, Escolha do Rei e da Rainha

26/01 - Apresentações artísticas e esportivas


ABC Serrinha

10/01 a 13/01 - Campeonatos Esportivos

16/01 a 20/01 - Oficinas artísticas 

23/01 a 27/01 - Semana Cultural

31/01 -  Mostra Cultural 


ABC Palmeiras

10/01 a 13/01 - Semana da Gincana 

16/01 a 20/01 - Semana Esportiva

23/01 a 25/01 - Semana Cultural


Complexo Mais Infância Cristo Redentor

16/01 a 27/01 - Atividades de Esporte, Arte e Cultura; Contação de História; Técnica de Vídeo Debate; Karaokê.


Complexo Mais Infância João XXIII

16/01 a 20/01 - Competições Recreativas ; Concurso Miss e Mister Colônia de Férias; Oficina intergeracional de Artesanato e Biscuit - GPDH (Idosos, crianças e adolescentes; Gincana Musical; Atividades Recreativas; Prova de Cacareco; Oficina de Fantoche; Cine Pipoca  


Complexo Mais Infância Barbalha

23/01 a 27/01 - Educação Ambiental , com visita à Horta do CSMI de Barbalha e entrega e troca de mudas com os beneficiários; Atividades recreativas e Técnica de Video Debate.


Centro Comunitário São Vicente

10,12,17, 19, 24, 26 e 31/01 - Oficina de Pintura; Oficina de Jogos Educativos; Oficina de Artes Plásticas; Oficina de Sucata; Cine Pipoca; Técnica de Videodebate; Bingo Educativo; Premiação da Equipe vencedora da Colônia de Férias; Passeio de Barco pelo Rio Ceará - Projeto Conversas Flutuantes; Visita ao Projeto “Óculos Virtual” em parceria com a Cagece.


Centro  Comunitário Farol

16/01 a 20/01 - Jogos Recreativos, Jogos cooperativos; Atividades Lúdicas; Apresentação do Circo Escola Palmeiras; Técnica de Vídeo Debate; Roda de conversa sobre a história da tecnologia e sua evolução; Brincadeiras com símbolos das redes sociais, Banho de mangueira com a participação do Corpo de Bombeiros; Torneio de Capoeira.


Centro  Comunitário Santa Terezinha

10/01 a 13/01 - Jogos Recreativos e brincadeiras dinâmica; pega a bola; mímica e gincana

19/01 a 30/01 - Atividades e Jogos Recreativos; Jogos de Memória; Filme e Pipoca


Centro  Comunitário São Francisco

16/01 a 27/01 - Jogos Recreativos; Oficina de Desenho; Cine Pipoca; Contação de Histórias; Oficina de Reciclagem (Construção de brinquedos); Circuito de atividades recreativas; Jogos de Mesa; Mini palestra sobre Saúde Bucal e Aplicação de flúor e distribuição de escovas; Oficina de Origami; construção de painel interativo; Gincana com circuitos de brincadeiras recreativas; Jogos cooperativos.


Espaço Viva Gente

16/01 a 27/01 - Competições esportivas e recreativas; Danças; Atividades Recreativas e Pedagógicas e Circuito de Atletismo.


Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos
Jornalista responsável: Camille Soares

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM