Pular para o conteúdo principal



MEAC reduz em 83% número de óbitos com estratégia 'Zero Morte Materna'


A partir de um trabalho sistêmico, transdisciplinar e analítico, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, conseguiu reduzir em 83% o número de mortes maternas na instituição. Levantamento feito mostra que, em 2018, 12 mulheres perderam a vida por causas relacionadas à gestação na instituição. Com a adoção da estratégia “Zero Morte Materna”, que foca na principal causa de morte materna prevenível no mundo (hemorragia pós-parto), os indicadores têm melhorado substancialmente ao longo dos anos, chegando a duas mortes em 2022.

Isso representa 8% dos 25 óbitos maternos (exceto por causas externas) registrados pela Secretaria Municipal de Saúde em Fortaleza no ano passado, o melhor desempenho entre as instituições públicas de alta complexidade. Uma das vidas salvas foi a de Niclea Gonçalves Costa, de 35 anos. Depois de dar à luz Ravih Victor, o quarto filho, numa cesariana, que teve de ser antecipada em razão de uma diabetes mellitus gestacional descompensada, a mãe apresentou complicações importantes no hospital de origem. Com hemorragia pós-parto, pressão arterial despencando e parada cardiopulmonar que durou 18 minutos, teve de ser transferida para a MEAC.

Com a estabilização do quadro, foram 17 dias de luta pela vida na Unidade de Terapia Intensiva Materna. Ao todo, entre tempo de UTI e enfermarias, incluindo os cuidados recebidos no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Niclea passou dois meses e meio no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. 

- Eu sou muito grata a todos os profissionais envolvidos na minha recuperação. Fui muito bem tratada. Se eu estou viva, podendo cuidar dos meus filhos, do meu marido, da minha família, é porque fui salva aqui (na MEAC)”, diz, bastante emocionada. 

Segundo o gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola, Prof. Edson Lucena, a vida salva de Niclea e de outras tantas mães é fruto de um conjunto robusto e bem pensado de medidas relacionadas ao combate à principal causa de óbito materno: hemorragia pós-parto (HPP).

Sensibilização e envolvimento - A adoção da estratégia “Zero Morte Materna” engloba, entre outros, o treinamento nos mais diversos cenários no intuito de identificar precocemente a paciente de maior risco, a implantação da prevenção universal da hemorragia com uso da ocitocina pós-parto e a implementação do protocolo de tratamento da hemorragia pós-parto. A gestão da MEAC destaca, ainda, que todos os setores da Maternidade estão sensibilizados e envolvidos na prevenção da morte materna, da emergência à alta hospitalar, passando por profissionais da assistência e do administrativo e chegando aos estudantes de graduação e residências médica e multiprofissional. 

- É um propósito que perseguimos e que direciona nossas condutas”, completa Edson Lucena.

Confira a evolução das mortes maternas na MEAC ao longo dos últimos cinco anos:



Maria da Piedade Albuquerque, chefe da UTI Materna, destaca também os treinamentos teóricos (manuseio seguro de hemorragia pós-parto e transfusão na dose certa) e práticos (mensuração e pesagem de absorvente com sangramento transvaginal de todas as puérperas nas primeiras 24 horas pós-parto); a implementação do kit de hemorragia pós-parto em todas as unidades assistenciais da MEAC; a atualização e a implantação de protocolos clínicos para pacientes graves com pré-eclâmpsia e HPP; a padronização de exames laboratoriais para hemorragia pós-parto no sistema de gestão em saúde da Maternidade; a priorização no atendimento das pacientes com HPP nas unidades de Agência Transfusional e de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados; e a identificação, com pulseira roxa, de todas as pacientes (gestantes ou puérperas) com risco de ter hemorragia na Maternidade.

Ainda sobre a disseminação do conhecimento na MEAC, apoiada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar, Raimundo Homero de Carvalho Neto, chefe da Unidade de Apoio ao Ensino e à Pesquisa, informa que está sendo oferecido, aos residentes que fizeram o curso de manuseio seguro de hemorragia pós-parto, a participação em oficinas práticas de diagnóstico e quantificação da HPP, métodos de tamponamento uterino e técnicas de abordagem cirúrgica. 

- Acreditamos que o treinamento da equipe deve ser contínuo para resultados cada vez mais impactantes na diminuição da mortalidade materna”, pontua.

Nas perspectivas de monitoramento e avaliação, Mariana Firmiano, coordenadora do serviço de enfermagem do Centro Obstétrico da Maternidade-Escola, cita o monitoramento de indicadores de processo e resultado para avaliação contínua de melhoria da qualidade da assistência perinatal e a formação de um grupo de trabalho para enfrentamento da hemorragia pós-parto, atuando na avaliação de indicadores, plano de ação e capacitações.

- A MEAC tem quatro instrutores da Opas (Organização Pan-americana da Saúde) para o programa Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto”, ressalta.

Hemoterapia
- A responsável técnica das Agências Transfusionais da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e do Hospital Universitário Walter Cantídio, Denise Brunetta, elenca também:
  • Redução do tempo de centrifugação das amostras para os testes pré-transfusionais emergenciais e de coagulação.
  • Simulações de transfusão de emergência com as equipes das unidades de hemoterapia.
  • Hemocomponentes para atendimento de emergência previamente selecionados, testados e identificados em gaveta separada.
  • Aquisição de caixas aquecedoras de soluções e descongelador de plasma para os dois hospitais.
  • Disponibilização de testes viscoelásticos para monitorização em tempo real da coagulação dos pacientes e de ácido tranexâmico para pacientes cirúrgicos e obstétricos, combatendo hemorragias.
  • Criação dos ambulatórios de anemia para grávidas, coagulopatias e de infusão de ferro intravenoso para redução da anemia das gestantes, fator relacionado ao aumento do risco de hemorragia pós-parto.
  • Visita diária do médico hemoterapeuta na UTI Materna para identificação de pacientes com risco para HPP e auxílio na conduta transfusional.
Além de todas essas ações, Muse Santiago, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, reforça as contribuições trazidas pelo projeto Lean nas Emergências. 

- A elaboração das planilhas para o cálculo do tempo do início da coleta de exames até a liberação dos laudos; a adoção de um rol de exames de imagens para a emergência; e a definição dos exames laboratoriais classificados como emergência, seguindo os protocolos da instituição, são algumas dessas contribuições”, finaliza.

Saiba mais
- De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a hemorragia pós-parto é a segunda principal causa de morte materna no Brasil. Perde apenas para a hipertensão arterial. Por ser um evento frequente, grave e de evolução rápida, pede que a equipe assistencial esteja preparada e seja conhecedora dos protocolos para que a intervenção terapêutica seja correta e imediata e evite um desfecho desfavorável.

Sobre a Ebserh
- A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de Saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Com informações de Ludmila Wanbergna.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...