Pular para o conteúdo principal

MEAC reduz em 83% número de óbitos com estratégia 'Zero Morte Materna'


A partir de um trabalho sistêmico, transdisciplinar e analítico, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, conseguiu reduzir em 83% o número de mortes maternas na instituição. Levantamento feito mostra que, em 2018, 12 mulheres perderam a vida por causas relacionadas à gestação na instituição. Com a adoção da estratégia “Zero Morte Materna”, que foca na principal causa de morte materna prevenível no mundo (hemorragia pós-parto), os indicadores têm melhorado substancialmente ao longo dos anos, chegando a duas mortes em 2022.

Isso representa 8% dos 25 óbitos maternos (exceto por causas externas) registrados pela Secretaria Municipal de Saúde em Fortaleza no ano passado, o melhor desempenho entre as instituições públicas de alta complexidade. Uma das vidas salvas foi a de Niclea Gonçalves Costa, de 35 anos. Depois de dar à luz Ravih Victor, o quarto filho, numa cesariana, que teve de ser antecipada em razão de uma diabetes mellitus gestacional descompensada, a mãe apresentou complicações importantes no hospital de origem. Com hemorragia pós-parto, pressão arterial despencando e parada cardiopulmonar que durou 18 minutos, teve de ser transferida para a MEAC.

Com a estabilização do quadro, foram 17 dias de luta pela vida na Unidade de Terapia Intensiva Materna. Ao todo, entre tempo de UTI e enfermarias, incluindo os cuidados recebidos no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Niclea passou dois meses e meio no Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. 

- Eu sou muito grata a todos os profissionais envolvidos na minha recuperação. Fui muito bem tratada. Se eu estou viva, podendo cuidar dos meus filhos, do meu marido, da minha família, é porque fui salva aqui (na MEAC)”, diz, bastante emocionada. 

Segundo o gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola, Prof. Edson Lucena, a vida salva de Niclea e de outras tantas mães é fruto de um conjunto robusto e bem pensado de medidas relacionadas ao combate à principal causa de óbito materno: hemorragia pós-parto (HPP).

Sensibilização e envolvimento - A adoção da estratégia “Zero Morte Materna” engloba, entre outros, o treinamento nos mais diversos cenários no intuito de identificar precocemente a paciente de maior risco, a implantação da prevenção universal da hemorragia com uso da ocitocina pós-parto e a implementação do protocolo de tratamento da hemorragia pós-parto. A gestão da MEAC destaca, ainda, que todos os setores da Maternidade estão sensibilizados e envolvidos na prevenção da morte materna, da emergência à alta hospitalar, passando por profissionais da assistência e do administrativo e chegando aos estudantes de graduação e residências médica e multiprofissional. 

- É um propósito que perseguimos e que direciona nossas condutas”, completa Edson Lucena.

Confira a evolução das mortes maternas na MEAC ao longo dos últimos cinco anos:



Maria da Piedade Albuquerque, chefe da UTI Materna, destaca também os treinamentos teóricos (manuseio seguro de hemorragia pós-parto e transfusão na dose certa) e práticos (mensuração e pesagem de absorvente com sangramento transvaginal de todas as puérperas nas primeiras 24 horas pós-parto); a implementação do kit de hemorragia pós-parto em todas as unidades assistenciais da MEAC; a atualização e a implantação de protocolos clínicos para pacientes graves com pré-eclâmpsia e HPP; a padronização de exames laboratoriais para hemorragia pós-parto no sistema de gestão em saúde da Maternidade; a priorização no atendimento das pacientes com HPP nas unidades de Agência Transfusional e de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados; e a identificação, com pulseira roxa, de todas as pacientes (gestantes ou puérperas) com risco de ter hemorragia na Maternidade.

Ainda sobre a disseminação do conhecimento na MEAC, apoiada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar, Raimundo Homero de Carvalho Neto, chefe da Unidade de Apoio ao Ensino e à Pesquisa, informa que está sendo oferecido, aos residentes que fizeram o curso de manuseio seguro de hemorragia pós-parto, a participação em oficinas práticas de diagnóstico e quantificação da HPP, métodos de tamponamento uterino e técnicas de abordagem cirúrgica. 

- Acreditamos que o treinamento da equipe deve ser contínuo para resultados cada vez mais impactantes na diminuição da mortalidade materna”, pontua.

Nas perspectivas de monitoramento e avaliação, Mariana Firmiano, coordenadora do serviço de enfermagem do Centro Obstétrico da Maternidade-Escola, cita o monitoramento de indicadores de processo e resultado para avaliação contínua de melhoria da qualidade da assistência perinatal e a formação de um grupo de trabalho para enfrentamento da hemorragia pós-parto, atuando na avaliação de indicadores, plano de ação e capacitações.

- A MEAC tem quatro instrutores da Opas (Organização Pan-americana da Saúde) para o programa Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto”, ressalta.

Hemoterapia
- A responsável técnica das Agências Transfusionais da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e do Hospital Universitário Walter Cantídio, Denise Brunetta, elenca também:
  • Redução do tempo de centrifugação das amostras para os testes pré-transfusionais emergenciais e de coagulação.
  • Simulações de transfusão de emergência com as equipes das unidades de hemoterapia.
  • Hemocomponentes para atendimento de emergência previamente selecionados, testados e identificados em gaveta separada.
  • Aquisição de caixas aquecedoras de soluções e descongelador de plasma para os dois hospitais.
  • Disponibilização de testes viscoelásticos para monitorização em tempo real da coagulação dos pacientes e de ácido tranexâmico para pacientes cirúrgicos e obstétricos, combatendo hemorragias.
  • Criação dos ambulatórios de anemia para grávidas, coagulopatias e de infusão de ferro intravenoso para redução da anemia das gestantes, fator relacionado ao aumento do risco de hemorragia pós-parto.
  • Visita diária do médico hemoterapeuta na UTI Materna para identificação de pacientes com risco para HPP e auxílio na conduta transfusional.
Além de todas essas ações, Muse Santiago, chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, reforça as contribuições trazidas pelo projeto Lean nas Emergências. 

- A elaboração das planilhas para o cálculo do tempo do início da coleta de exames até a liberação dos laudos; a adoção de um rol de exames de imagens para a emergência; e a definição dos exames laboratoriais classificados como emergência, seguindo os protocolos da instituição, são algumas dessas contribuições”, finaliza.

Saiba mais
- De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a hemorragia pós-parto é a segunda principal causa de morte materna no Brasil. Perde apenas para a hipertensão arterial. Por ser um evento frequente, grave e de evolução rápida, pede que a equipe assistencial esteja preparada e seja conhecedora dos protocolos para que a intervenção terapêutica seja correta e imediata e evite um desfecho desfavorável.

Sobre a Ebserh
- A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de Saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Com informações de Ludmila Wanbergna.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.