Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a Estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a Prefeitura. O bem comum do povo é muito mais importante que qualquer divergência que possamos ter. Estamos juntos para enfrentar a situação e ajudar a População do Litoral".
Ministro Alexandre Padilha - Estou com o presidente @lulaoficial aqui no litoral norte de São Paulo. Nosso objetivo é integrar União, Estado e Município para sermos eficientes no resgate e na reconstrução das áreas atingidas. Vamos sobrevoar pontos críticos, depois, faremos reunião com autoridades locais".
Governo de São Paulo - Boletim: Chuvas no Litoral Norte (8h30). Mais de 500 pessoas (equipes de Governo de SP, Forças Armadas, Polícia Federal, prefeitura de São Sebastião e voluntários), seguem empenhadas nas ações de resgate e identificação das vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte.
PREVISÃO DO TEMPO - De acordo com os Serviços de Meteorologia, as áreas de instabilidade começam a perder força na Região do Litoral Norte. A previsão é que o dia seja de sol entre nuvens com chuvas típicas de Verão. Para São Sebastião e Ilhabela a previsão é de 35 milímetros de chuvas. Já em Caraguatatuba e Ubatuba são esperados 25 mm de precipitações. Ao longo das últimas 48 horas, foram registrados os seguintes acumulados nos municípios do Litoral Norte:
- São Sebastião: 649 milímetros (mm).
- Guarujá: 400 mm.
- Ilhabela: 346 mm (foto).
- Ubatuba: 342 mm.
- Caraguatatuba: 234 mm.
DOAÇÕES - Entre os itens já enviados estão 280 Kits de Limpeza, 280 Kits de Higiene, 490 Cobertores, 100 Sacos de Dormir, 460 Colchões, 630 Cestas Básicas, 250 Vassouras, 16 mil Litros de Água, 13 mil Copos de Água, além de Lonas, Fitas de Isolamento e Roupas. As principais necessidades, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são Alimentos Não Perecíveis, Água Mineral e Roupas limpas e em bom estado para uso. As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP-Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, Zona Oeste da Capital Paulista.
As atividades começaram domingo (19) e seguem de forma ininterrupta, com o apoio de 53 viaturas do @BombeirosPMESP, dois cães especializados na busca de pessoas, 53 maquinários, sete helicópteros Águia da Polícia Militar e outras duas aeronaves do Exército Brasileiro. Mais três helicópteros Águia chegaram nessa segunda-feira (20) para auxiliar nos trabalhos.
SERVIÇOS - São Sebastião, principalmente na Região da Costa Sul, foi o mais afetado pelos temporais. As Regiões da Barra do Sahy e Juquehy estão isoladas em razão das quedas de barreiras ao longo da Rodovia. Os Serviços de Água, Luz e Telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e o carreamento de sedimentos para as estações de tratamento de Água. As Concessionárias responsáveis atuam para restabelecer o fornecimento dos serviços essenciais. A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados.
MORTES - Até esta sexta-feira (24), foram confirmados 54 óbitos, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Dezoito pessoas estão desaparecidas. A Polícia Civil e a Superintendência da Polícia Técnico Científica reforçaram os efetivos na região para dar mais celeridade aos trabalhos de polícia Judiciária e de identificação das vítimas. Uma equipe com 40 servidores entre peritos e auxiliares atuará no Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba. Outros 12 papiloscopistas do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) atuarão em apoio aos profissionais no IML de Caraguatatuba e no Serviço de Verificação de Óbitos de Ubatuba.
Com informações do Governo de São Paulo.Leia também:
Enchentes causam 35 mortes em São Sebastião
Comentários
Postar um comentário