Pular para o conteúdo principal

Secult Ceará celebra o Dia dos Povos Indígenas

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) celebra, nesta quarta-feira, 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas. Ressaltando a importância da luta indígena e da preservação das suas identidades e culturas, a Secult Ceará vem implementando políticas culturais que promovem a preservação e salvaguarda dessas identidades e ações que dão visibilidade à cultura e aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.

Mestre Cacique Pequena (Foto: Felipe Abud/Governo do Ceará)


Estimulando a valorização do protagonismo dos diferentes povos indígenas do Ceará, a Secult ampliou a inclusão da pauta cultural indígena na programação de seus eventos. Um desses eventos foi a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2022, que teve o escritor Daniel Munduruku como um dos curandeiros/curadores, contando com extensa programação de cultura indígena.


>> Bienal do Livro: escritoras indígenas debateram o futuro ancestral


Nos editais da Secretaria, a cultura indígena também está cada vez mais presente. Com a implementação de uma política de cotas e pontuação nos editais, a Secult também deu um salto em suas ações afirmativas, reservando uma cota de vagas destinadas a pessoas indígenas em seus últimos editais lançados, como o de Incentivo às Artes, Cultura Infância e Cidadania e Diversidade Cultural, Ciclo Natalino, Ciclo Carnavalesco, Edital da Paixão e Ceará Junino.


Ainda em 2017, foi instituído o Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas do Ceará, como instância institucional de diálogo importante para o desenvolvimento de programas, projetos e ações que dão visibilidade à cultura e aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Com um papel central na política cultural, o comitê tem representantes das 15 etnias, organizações indígenas, organizações indigenistas e poder público.


Com participação institucional do comitê, foram realizados o I e II Prêmio das Culturas Indígenas, com 41 iniciativas culturais indígenas reconhecidas pelas suas áreas de atuação cultural em diferentes territórios no Ceará.


No Ceará, a população indígena é estimada em cerca 36 mil pessoas, formada por 15 povos indígenas – Anacé, Gavião, Kanindé, Kariri, Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Pitaguary, Kalabaça, Karão Jaguaribaras, Tapuia-Kariri, Tubiba-Tapuia, Potyguara, Tabajara e Tupinambá.


Mestres da Cultura Indígenas


O Edital dos Tesouros Vivos do Ceará está inserido em uma política de reconhecimento, proteção e valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará.


Conheça a seguir os Mestres da Cultura Indígena que foram reconhecidos pelo Governo do Cará, por meio da Secretaria da Cultura.


Luís Manoel do Nascimento - Mestre Pajé Luís Caboclo


Nascido no distrito de Almofala e com mais de 40 anos de pajelança, Mestre Pajé Luís Caboclo cuidando da saúde com os conhecimentos que tem sobre os efeitos das plantas medicinais, a memória ancestral dos remédios naturais. É ele quem visita as casas da aldeia Tremembé, levando auxílio para curas de doenças por meio da “sabedoria da natureza”, fazendo o seu povo entender o lado espiritual das enfermidades. Já foi membro do Conselho de Saúde do Município de Itarema, participou do Conselho Distrital de Saúde Indígena, da Funasa e foi membro do conselho local de saúde indígena Tremembé, e também do Conselho de Saúde da Prefeitura de Acaraú.


Francisco Marques do Nascimento - Mestre Cacique João Venâncio


Exerce a liderança da Aldeia Indígena Tremembé da Praia de Almofala por atribuição da própria comunidade, cujo encargo de cacique lhe foi dado em 1991, sendo instrutor dos rituais sagrados indígenas, com o dever de repassar os conhecimentos para todos os povos indígenas. É um dos principais responsáveis pela continuidade da tradição do torém, ritual de dança próprio da etnia tremembé. Como pescador, retira da atividade o necessário à sobrevivência. Representa os povos indígenas do Ceará em assembleias, conferências, seminários, fóruns, encontros e debates promovidas no Brasil e estrangeiro. João Venâncio é o fio condutor de três documentários, “Os Tremembés da Alma Fala”, “Torém” e “As Caravelas Passam”, realizados por Ivo Souza.


Maria de Lourdes da Conceição Alves - Mestra Cacique Pequena


Primeira mulher a assumir a chefia numa etnia indígena brasileira, a Mestra Cacique Pequena reside na localidade de Lagoa Encantada, reserva indígena Jenipapo/Canindé. Sua história se confunde com os movimentos de resistência dos povos indígenas cearenses. De seu trabalho, em conjunto com outras lideranças, resultou a instalação da Escola Indígena de Ensino Diferenciado, na Lagoa Encantada; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS indígena); de um posto de saúde, um museu e da Pousada Indígena Jenipapo-Canindé. Foram de sua iniciativa a criação e a fundação da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé (AMIJK), instituída para possibilitar a salvaguarda do Patrimônio Cultural Indígena. Cacique Pequena utiliza sementes de pau-brasil, mucunã, jeriquiti, linhaça, para confeccionar colares e pulseiras. Plantas e raízes medicinais são elementos que ela utiliza para a produção de remédios caseiros e banhos. Ela repassa para seu povo receitas de lambedores que recebeu dos mais antigos.


Raimunda Rodrigues Teixeira - Mestra Pajé Dona Raimunda Tapeba


Dona Raimunda Tapeba mora na na aldeia indígena Tabepa da Ponte, Parque São Gerardo, às margens do Rio Ceará. É pescadora (catadora de crustáceos) e artesã, além de desenvolver também ações comunitárias no campo das plantas curativas, cultivando raízes e ervas medicinais de uso bastante comum entre os povos indígenas. É uma das guardiãs e detentora da memória relativa a todo o patrimônio vivo e histórico do povo Tapeba, tendo sido a primeira mulher indígena a assumir, no Estado do Ceará, a condição de Pajé. Com essa função, ela atua para transmitir e difundir os saberes, os costumes, as tradições e a história junto ao povo, especialmente crianças e jovens indígenas. Em seu cotidiano, realiza ações de aconselhamento, faz rituais de cura, indica e disponibiliza medicamentos da medicina nativa que tem sob seus cuidados. Também participa de rituais religiosos e manifestações culturais, ministra palestras dentro e fora de sua aldeia, compartilhando suas experiências e a de seu povo no movimento indígena local e nacional.


José Maria Pereira dos Santos - Mestre Cacique Sotero


Um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratuba, Mestre Cacique Sotero foi também o fundador do Museu dos Kanindé, espaço que mantém por mais de 20 anos. Criou, no âmbito do museu, o Núcleo Educativo do Museu Kanindé com o qual vem compartilhando, de forma coordenada, a sua prática museológica com as novas gerações e estudantes da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos. É considerado criador de uma linguagem museológica própria, que coloca a serviço da luta dos povos indígenas seus objetos, memórias e patrimônios culturais que, traduzidos da sua realidade tornam-se ferramentas de luta e afirmação étnica. Também é reconhecido como um dos mais antigos e único representante vivo, do grupo de pioneiros, na criação de museus indígenas no Brasil, o que o distingue como referência nacional nas práticas museológicas de caráter social e comunitária.


Raimundo Carlos da Silva - Mestre Pajé Barbosa Pitaguary (em memória)


Nascido na Pacatuba, onde hoje é território Pitaguary, Mestre Pajé Barbosa Pitaguary ajudava seus avós, durante sua infância e juventude, nos processos de cura por plantas e por rezas – mais especificamente, nas artes das raizeiras, das carimbeiras e das curandeiras. As curas podiam ser tanto na esfera das plantas medicinais como na esfera espiritual. Essa sua aproximação com a espiritualidade, principalmente com a umbanda, o fez aprofundar esse conhecimento quando se tornou pajé. Como Pajé, teve grande importância devido sua contribuição no campo da saúde mental, através do uso e manipulação da Jurema, que auxiliava nos processos de cura e alívio do sofrimento. Além disso, ele também se destacava por sua atuação política, ajudando os que ainda não tinham conhecimento sobre os acordos e compromissos firmados com órgãos federais sobre as questões indígenas, e sendo um dos principais mediadores políticos do seu povo. Pajé Barbosa fez sua passagem para o mundo dos encantados no dia 8 de dezembro de 2022, tendo sido reconhecido, no mês anterior, como novo “Mestre da Cultura do Ceará”, ficando em primeiro lugar no edital.

* Com informações do Governo do Ceará



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".