Pular para o conteúdo principal



Secult Ceará celebra o Dia dos Povos Indígenas

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) celebra, nesta quarta-feira, 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas. Ressaltando a importância da luta indígena e da preservação das suas identidades e culturas, a Secult Ceará vem implementando políticas culturais que promovem a preservação e salvaguarda dessas identidades e ações que dão visibilidade à cultura e aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.

Mestre Cacique Pequena (Foto: Felipe Abud/Governo do Ceará)


Estimulando a valorização do protagonismo dos diferentes povos indígenas do Ceará, a Secult ampliou a inclusão da pauta cultural indígena na programação de seus eventos. Um desses eventos foi a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2022, que teve o escritor Daniel Munduruku como um dos curandeiros/curadores, contando com extensa programação de cultura indígena.


>> Bienal do Livro: escritoras indígenas debateram o futuro ancestral


Nos editais da Secretaria, a cultura indígena também está cada vez mais presente. Com a implementação de uma política de cotas e pontuação nos editais, a Secult também deu um salto em suas ações afirmativas, reservando uma cota de vagas destinadas a pessoas indígenas em seus últimos editais lançados, como o de Incentivo às Artes, Cultura Infância e Cidadania e Diversidade Cultural, Ciclo Natalino, Ciclo Carnavalesco, Edital da Paixão e Ceará Junino.


Ainda em 2017, foi instituído o Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas do Ceará, como instância institucional de diálogo importante para o desenvolvimento de programas, projetos e ações que dão visibilidade à cultura e aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Com um papel central na política cultural, o comitê tem representantes das 15 etnias, organizações indígenas, organizações indigenistas e poder público.


Com participação institucional do comitê, foram realizados o I e II Prêmio das Culturas Indígenas, com 41 iniciativas culturais indígenas reconhecidas pelas suas áreas de atuação cultural em diferentes territórios no Ceará.


No Ceará, a população indígena é estimada em cerca 36 mil pessoas, formada por 15 povos indígenas – Anacé, Gavião, Kanindé, Kariri, Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Pitaguary, Kalabaça, Karão Jaguaribaras, Tapuia-Kariri, Tubiba-Tapuia, Potyguara, Tabajara e Tupinambá.


Mestres da Cultura Indígenas


O Edital dos Tesouros Vivos do Ceará está inserido em uma política de reconhecimento, proteção e valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará.


Conheça a seguir os Mestres da Cultura Indígena que foram reconhecidos pelo Governo do Cará, por meio da Secretaria da Cultura.


Luís Manoel do Nascimento - Mestre Pajé Luís Caboclo


Nascido no distrito de Almofala e com mais de 40 anos de pajelança, Mestre Pajé Luís Caboclo cuidando da saúde com os conhecimentos que tem sobre os efeitos das plantas medicinais, a memória ancestral dos remédios naturais. É ele quem visita as casas da aldeia Tremembé, levando auxílio para curas de doenças por meio da “sabedoria da natureza”, fazendo o seu povo entender o lado espiritual das enfermidades. Já foi membro do Conselho de Saúde do Município de Itarema, participou do Conselho Distrital de Saúde Indígena, da Funasa e foi membro do conselho local de saúde indígena Tremembé, e também do Conselho de Saúde da Prefeitura de Acaraú.


Francisco Marques do Nascimento - Mestre Cacique João Venâncio


Exerce a liderança da Aldeia Indígena Tremembé da Praia de Almofala por atribuição da própria comunidade, cujo encargo de cacique lhe foi dado em 1991, sendo instrutor dos rituais sagrados indígenas, com o dever de repassar os conhecimentos para todos os povos indígenas. É um dos principais responsáveis pela continuidade da tradição do torém, ritual de dança próprio da etnia tremembé. Como pescador, retira da atividade o necessário à sobrevivência. Representa os povos indígenas do Ceará em assembleias, conferências, seminários, fóruns, encontros e debates promovidas no Brasil e estrangeiro. João Venâncio é o fio condutor de três documentários, “Os Tremembés da Alma Fala”, “Torém” e “As Caravelas Passam”, realizados por Ivo Souza.


Maria de Lourdes da Conceição Alves - Mestra Cacique Pequena


Primeira mulher a assumir a chefia numa etnia indígena brasileira, a Mestra Cacique Pequena reside na localidade de Lagoa Encantada, reserva indígena Jenipapo/Canindé. Sua história se confunde com os movimentos de resistência dos povos indígenas cearenses. De seu trabalho, em conjunto com outras lideranças, resultou a instalação da Escola Indígena de Ensino Diferenciado, na Lagoa Encantada; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS indígena); de um posto de saúde, um museu e da Pousada Indígena Jenipapo-Canindé. Foram de sua iniciativa a criação e a fundação da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé (AMIJK), instituída para possibilitar a salvaguarda do Patrimônio Cultural Indígena. Cacique Pequena utiliza sementes de pau-brasil, mucunã, jeriquiti, linhaça, para confeccionar colares e pulseiras. Plantas e raízes medicinais são elementos que ela utiliza para a produção de remédios caseiros e banhos. Ela repassa para seu povo receitas de lambedores que recebeu dos mais antigos.


Raimunda Rodrigues Teixeira - Mestra Pajé Dona Raimunda Tapeba


Dona Raimunda Tapeba mora na na aldeia indígena Tabepa da Ponte, Parque São Gerardo, às margens do Rio Ceará. É pescadora (catadora de crustáceos) e artesã, além de desenvolver também ações comunitárias no campo das plantas curativas, cultivando raízes e ervas medicinais de uso bastante comum entre os povos indígenas. É uma das guardiãs e detentora da memória relativa a todo o patrimônio vivo e histórico do povo Tapeba, tendo sido a primeira mulher indígena a assumir, no Estado do Ceará, a condição de Pajé. Com essa função, ela atua para transmitir e difundir os saberes, os costumes, as tradições e a história junto ao povo, especialmente crianças e jovens indígenas. Em seu cotidiano, realiza ações de aconselhamento, faz rituais de cura, indica e disponibiliza medicamentos da medicina nativa que tem sob seus cuidados. Também participa de rituais religiosos e manifestações culturais, ministra palestras dentro e fora de sua aldeia, compartilhando suas experiências e a de seu povo no movimento indígena local e nacional.


José Maria Pereira dos Santos - Mestre Cacique Sotero


Um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratuba, Mestre Cacique Sotero foi também o fundador do Museu dos Kanindé, espaço que mantém por mais de 20 anos. Criou, no âmbito do museu, o Núcleo Educativo do Museu Kanindé com o qual vem compartilhando, de forma coordenada, a sua prática museológica com as novas gerações e estudantes da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos. É considerado criador de uma linguagem museológica própria, que coloca a serviço da luta dos povos indígenas seus objetos, memórias e patrimônios culturais que, traduzidos da sua realidade tornam-se ferramentas de luta e afirmação étnica. Também é reconhecido como um dos mais antigos e único representante vivo, do grupo de pioneiros, na criação de museus indígenas no Brasil, o que o distingue como referência nacional nas práticas museológicas de caráter social e comunitária.


Raimundo Carlos da Silva - Mestre Pajé Barbosa Pitaguary (em memória)


Nascido na Pacatuba, onde hoje é território Pitaguary, Mestre Pajé Barbosa Pitaguary ajudava seus avós, durante sua infância e juventude, nos processos de cura por plantas e por rezas – mais especificamente, nas artes das raizeiras, das carimbeiras e das curandeiras. As curas podiam ser tanto na esfera das plantas medicinais como na esfera espiritual. Essa sua aproximação com a espiritualidade, principalmente com a umbanda, o fez aprofundar esse conhecimento quando se tornou pajé. Como Pajé, teve grande importância devido sua contribuição no campo da saúde mental, através do uso e manipulação da Jurema, que auxiliava nos processos de cura e alívio do sofrimento. Além disso, ele também se destacava por sua atuação política, ajudando os que ainda não tinham conhecimento sobre os acordos e compromissos firmados com órgãos federais sobre as questões indígenas, e sendo um dos principais mediadores políticos do seu povo. Pajé Barbosa fez sua passagem para o mundo dos encantados no dia 8 de dezembro de 2022, tendo sido reconhecido, no mês anterior, como novo “Mestre da Cultura do Ceará”, ficando em primeiro lugar no edital.

* Com informações do Governo do Ceará



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).