Morre aos 75 anos o repórter fotográfico, músico e bancário, Júlio Freitas Serra. O velório seguido de enterro do corpo de Júlio Serra acontecem, nesta terça-feira (23 de maio de 2023).
Radialista Cláudio Teran: Júlio Serra tinha 75 anos. Pai de três filhos. Múltiplo. Músico, beatle fan, colecionador, bancário e bon vivant. Partiu neste sábado (20 de maio de 2023). Aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Júlio foi parte da geração de fãs dos Beatles que veio antes da minha, e pegou a banda na ativa. Ele contava histórias como poucos, com um humor inteligente e irônico. Num tempo de comunicações sem internet, era antenado e conectado com o que rolava no mundo. Nos anos 1970 criou o From me to You, algo como um fanzine, inspirado nos que existiam nos Estados Unidos e Europa e com os quais mantinha contatos, além de trocas de materiais. Para quem não sabe o que é fanzine foi uma versão impressa dos grupos que hoje estão por aí em qualquer das redes sociais. Também era fotógrafo. Profissional. E tinha um olho incrível para o flagrante cultural, e clicar a música em movimento era uma de suas boas especialidades. E prazeres. "Eu queria fotografar o som do baixo e do bumbo, um dia inventam essa tecnologia", dizia, rodeado de suas referências. Júlio era discreto e o tipo do cara que não circulava. De repente aparecia. Do nada e sem confirmar que estaria presente. Foi assim que nos encontramos na fila de shows do Paul no Rio de Janeiro, e quando Ringo veio pela primeira vez, em Recife (2011). Júlio Serra gostava de Clint Eastwood e de George Harrison. Tinha livros, discos e guardados incríveis sobre rock, Beatles e blues, e biografias de seus ídolos. Era curioso cavoucar em seus arquivos, e de repente achar coisas autografadas por Paul e George, que ele não se lembrava de como aquilo veio para a sua coleção. Fui muitas vezes a casa dele, onde havia a maior e mais incrível sala de som que eu já vi, ocupava um andar inteiro da casa de ponta a ponta, com confortos absolutos. Depois que se mudou para o apartamento, dizia que gostava mais da casa, mas que ali era mais seguro, "até pra namorar". Frase dele: 'solidão é bom, mulheres demais'. Da última vez em que nos falamos foi no Whats App, que ele dizia detestar. Queria saber como fazer para vender coisas bem raras que tinha, à Tracks inglesa. Esse contato tem uns bons três anos. LAST DAYS: Júlio deu entrada no hospital há 40 dias com um quadro de muita falta de ar. Uma válvula do coração estava como que se desprendendo. A saída foi uma cirurgia de urgência, e a entubação. Submetido a uma traqueostomia, não saiu mais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Oto Aldeota-São Matheus. Poucos sabiam do que se passava, já que ao melhor estilo Júlio Serra, ele não queria que ninguém soubesse. E assim ele se foi...
- Jornalista Nelson Augusto: Nos deixou no sábado (20 de maio de 2023) o nosso amigo Júlio Serra aqui com dois outros colaboradores e Amigos do Freqüência Beatles: Antão de Hollanda e Fábio Parente".
Comentários
Postar um comentário