Pular para o conteúdo principal



Sarto anuncia Concurso para Iplanfor

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT): Vai sair o primeiro Concurso Público da história do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Serão 60 vagas no cargo de Analista de Planejamento e Inovação Urbana, que requer graduação no Ensino Superior. Estive reunido com o superintendente do Iplanfor, vice-prefeito Élcio Batista, para finalizar os últimos detalhes, e informo à população, aos interessados e concurseiros que, nesta semana, enviarei o Projeto de Lei à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores e vereadoras. Nossa ideia é que o Concurso seja realizado ainda neste ano e a gente possa convocar logo os aprovados".


No período em que completa 11 anos de existência, o Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza, se prepara para se transformar num centro de excelência em
planejamento integrado, design urbano e avaliação de políticas públicas, aumentando sua capacidade para transformar ideias em soluções inovadoras para a cidade.

Com esse propósito, a Prefeitura de Fortaleza submete à Câmara Municipal, o Projeto de Lei Complementar que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários
(PCCS) da estrutura organizacional do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e cria cargos efetivos para provimento do primeiro concurso público da história da Organização. A capacidade institucional será fortalecida com um novo quadro multidisciplinar de profissionais de nível superior, fazendo do IPLANFOR uma referência internacional no século XXI no uso de tecnologias, dados, inteligência artificial e cocriação de políticas públicas.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal em fortalecer e ampliar os esforços para desenvolver e inovar o planejamento urbano
da cidade com participação de todos os cidadãos, assim como com o setor privado, sociedade civil organizada e academia. A proposta visa garantir melhores resultados nos serviços já realizados e dar continuidade à reestruturação organizacional do Instituto de Planejamento de Fortaleza, que visa dotá-lo de pessoas capazes de subsidiar à tomada de decisão política baseada em evidências, assegurando altos níveis de efetividade e equidade das políticas públicas.

O vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, ressalta a importância desses novos postos para o progresso contínuo de Fortaleza e destaca o
compromisso da administração em investir em profissionais qualificados para enfrentar os desafios urbanos e construir uma cidade mais sustentável, equitativa e inovadora.

A proposta de Lei Complementar para criação de novos 60 postos para o Instituto de Planejamento é uma grande oportunidade para atrair, cada vez mais, talentos de diferentes áreas do conhecimento para construir soluções para problemas complexos. Fortalecer o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR),significa conectar pessoas e ideias para transformar nossa cidade em um ambiente social cada vez mais justo, conectado e acessível, com foco na equidade, no uso e análise de dados e na coordenação de planos estratégicos e de desenvolvimento", afirma Élcio Batista.

O Concurso fortalecerá o desIGUALab, primeiro laboratório de uma cidade no mundo voltado para desenhar, modelar, avaliar e escalar políticas públicas que impactem na redução das desigualdades. A nova estrutura do IPLANFOR reforça o trabalho que vem sendo realizado para recepcionar e localizar as agendas globais e nacionais, tais como a Nova Agenda Urbana, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, além dos pactos e acordos globais assinados pela Cidade de Fortaleza para enfrentar os efeitos do aquecimento global e descarbonizar todas as cadeias de produção, serviços e bens.

Sobre o Iplanfor: Criado em 2013, o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) é responsável pelo planejamento estratégico e urbano da cidade e atua na elaboração e implementação de Políticas Públicas, diretrizes e projetos que visam o equilíbrio entre sociedade, economia e natureza. 

Opera e empenha seus esforços para planejar, humanizar e inovar a cidade em três áreas principais: 
  1. Planejamento Estratégico da cidade.
  2. Inteligência e Cultura de Dados.
  3. Articulação de Políticas Públicas. 
Trabalha como um hub para conexões de agendas nacionais e internacionais, desempenhando um papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável e na transformação da cidade. 

Com isso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto, visa melhorar a vida das pessoas, disseminar o conceito de cidade inteligente, sustentável, inclusiva e igualitária, reduzindo as desigualdades sociais e ampliando a oferta de infraestrutura e espaços coletivos de Esporte, Cultura e Lazer.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...