Pular para o conteúdo principal

Conheça histórias de migrantes e refugiados que chegaram ao Ceará

A migração é um estado perene da humanidade, que se desloca por motivos diversos há milhões de anos. Dentro do mesmo país ou se deslocando para outros locais, os migrantes são todas as pessoas que deixam seu local de origem em busca de construir a vida em outro lugar. As razões para esses deslocamentos são variadas, e ganha destaque o grande número daqueles que migraram forçadamente nos últimos anos em todo o mundo.

Após a Segunda Guerra Mundial, a quantidade de pessoas que fugiu do seu lugar de origem em busca de proteção cresceu, e a partir daí o refúgio foi institucionalizado internacionalmente, pela Convenção de Genebra de 1951. No final de 2022, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) registrou 108,4 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo, “por motivos de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram gravemente a ordem pública”.

No Ceará, o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), é responsável por promover o acolhimento e a orientação de migrantes que chegam ao Estado. Em 2022, o Programa atendeu 900 pessoas, sendo 51,2% vindos da Venezuela, 24,2% de Guiné-Bissau e 7% de Cuba. Com equipe de atendimento multidisciplinar, o Programa auxilia desde os primeiros processos de regularização documental, até a articulação com instituições de atendimento especializado de saúde e educação, por exemplo.

Em 2022, a Lei 17.889 instituiu a Semana Estadual do Migrante e do Refugiado no Estado do Ceará, que integra o Calendário Oficial de Eventos e de Datas Comemorativas do Estado e é celebrada na semana em que recair o dia 25 de junho, Dia Nacional do Imigrante.

Para marcar estar data e reforçar a importância do fortalecimento dessa pauta, do acolhimento aos migrantes em detrimento à discriminação, conheça algumas histórias de migrantes atendidos pelo Programa.
Lemay Guía Hachavarria






“Sou de uma província chamada Artemisa, lá em Cuba, e estou há nove meses no Ceará”, conta Lemay, jovem cubano de 26 anos. “Eu vim para o Ceará porque aqui tenho um amigo que abriu as portas da sua casa pra eu começar minha vida aqui no Brasil”, explica. Ele complementa ainda que o Ceará tem clima e pessoas com semelhanças ao lugar onde ele morava, o que foi um primeiro impacto positivo na sua chegada.

Com formação e experiência profissional na cozinha, Lemay hoje trabalha na capital cearense como cozinheiro em um restaurante na Praia de Iracema, dando continuidade à carreira que iniciou em Cuba. “Eu deixei tudo lá em Cuba, meu país, minha família, trabalho, amigos, para começar uma nova vida com sonhos de crescer, de seguir em frente, de ter uma vida melhor aqui no Brasil”, conta.

Ele buscou o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para regularização da documentação e hoje é solicitante de refúgio no Brasil. “Esse programa mudou muito a minha vida e a de toda a galera que chega de outro país. O Programa Estadual aqui no Ceará tem um trabalho muito bom, atende as pessoas muito rápido, falam tudo direitinho que a gente precisa fazer. Em outros lugares do país não funciona do mesmo jeito que aqui no Ceará”.

Lemay sonha em construir uma vida no Brasil, com condições para estudar, crescer profissionalmente e constituir família. “A galera sai do país onde nasceu com sonhos novos e tem países como o Brasil que abre as portas para os migrantes”, diz.
Marcela e Gabriel Alvarez




Marcela Alvarez é chilena e chegou no Brasil há mais de 30 anos. É mãe de quatro filhos, todos brasileiros. O mais novo deles, Gabriel, tem 15 anos, e foi registrado em Fortaleza no último mês. Por conta de entraves de documentação da mãe, ele não pôde ser registrado antes, e assim estava sem acesso há serviços básicos de educação e saúde. Com ajuda do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e do Comitê Sim, eu existo!, da Prefeitura de Fortaleza, hoje ele possui os documentos necessários para mudar essa realidade.

“Um amigo colombiano me sugeriu que buscasse o Ministério Público e de lá fui encaminhada para o Programa. A orientação era de que eu teria de ir ao Rio de Janeiro para renovar minha documentação, mas o Programa cuidou de tudo”, conta Marcela. A articulação com o Consulado do Chile possibilitou a atualização de toda a documentação dela, que se estendeu para o filho.

Marcela é artesã e viajava bastante antes de parar de vez no Ceará. O filho é autodidata e, além de ter estudado sozinho por anos, ajuda a mãe com as venhas. Com os documentos em mãos, o objetivo de Marcela agora é se mudar para o município de Aquiraz, onde vislumbra uma vida com boas vendas, e Gabriel na escola.

“No interior para mim tudo é melhor, o clima. Quero cuidar do Gabriel, da minha saúde, e também começar a trabalhar com peças maiores, diferentes, quem sabe vender pela internet. Tudo vai ficar melhor”, almeja Marcela.
Aua Mané



Uma grande porcentagem do número de migrantes que chega ao Ceará é de guineenses, tal qual demonstram os 24,2% dos atendidos pelo Programa em 2022. A maioria deles vem em busca de estudos, como é o caso de Aua Mané, de 39 anos, que veio de Guiné Bissau para o Brasil para viver com um irmão que morava aqui na época, 10 anos atrás.

“Não sei se vou ficar aqui para o resto da vida, nem sei se vou voltar para a África, mas enquanto estiver aqui não posso ficar sem documentos. Por isso busquei o Programa, meu visto de estudante venceu e agora estou trabalhando. Mesmo você não sendo brasileiro, você tem o documento que é recomendado que um estrangeiro tenha no país”, explica Aua.

Aua se formou como técnica de enfermagem e hoje atua no Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará. A regularização documental possibilita que as transições naturais entre os diferentes momentos de vida de um migrante no novo país aconteçam sem maiores impeditivos.

“Eu gosto daqui, do Brasil, e por isso estou morando aqui. Fui bem atendida no Programa, e tenho certeza que todos os africanos, todos os migrantes que passaram por lá também foram. Estudei no Brasil, me formei aqui, e sou muito grata por isso”, celebra.

Serviço


Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Endereço: Rua Valdetário Mota, 970 – 1º andar
Atendimentos: (85) 98439.3462 / (85) 98644.9482
Atendimentos MigranteWeb: (85) 99666.3235
Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, 8h às 16h

*Com informações e fotos do Governo do Ceará












Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg