Pular para o conteúdo principal

Novo cidadão fortalezense

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) concedeu o título de Cidadão Fortalezense ao empresário do ramo de supermercados, Nidovando Pinheiro, em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 7, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, o agraciado da noite recebeu o certificado da CMFor, que o intitula como Cidadão Fortalezense, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Fortaleza e sua contribuição para a economia da Capital Cearense. 

A honraria foi proposta pelo Vereador Márcio Martins, que ofereceu ao homenageado o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT).

Além do Propositor da solenidade, vereador Márcio Martins e do outorgado da noite, Nidovando Pinheiro, dentre os presentes, estiveram ainda, o Deputado Estadual Felipe Mota; o Vereador de Jaguaretama, Lira Pinheiro; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC, Amílcar Silveira; o presidente do Grupo Carnaúba Supermercados, Murilo Tavares e o assessor jurídico da Rede Uniforça e Associação Cearense de Supermercados, Eduardo Aragão.

Propositor da honraria, o Vereador Márcio Martins falou da consolidação da cidadania fortalezense ao empresário Nidovando e da oportunidade de homenagear o agraciado, ainda em vida, destacando seus méritos. “Nós temos o entendimento equivocado de que o homem interiorano vem pra cidade para buscar, para ‘sugar’ da Capital, há quem tenha esse entendimento equivocado. O Nidovando, veio lá de Jaguaretama, para dar, para entregar. Cidadão de Fortaleza, na verdade, ele já é há muito tempo. Hoje, nós vamos só consolidar, com o ato, com o papel. Eu concordo que a gente tem que homenagear as pessoas, em vida. Quando a gente homenageia, a gente está dizendo para aquela pessoa: – Seu caminho está certo, o que você trilhou, até aqui, é o que, de verdade, as pessoas do bem esperam e, é isso o que a gente vê na prática, uma história de vida, desse grande cidadão do Ceará e, hoje, obviamente, cidadão de Fortaleza”, ressaltou o Vereador.

Quem também fez questão de parabenizar o agraciado da noite, foi o Deputado Estadual Felipe Mota, que enalteceu o trabalho realizado pelo empresário, na contribuição da economia do Estado do Ceará e por sua gestão junto aos seus colaboradores. “É um cidadão, um empresário que valoriza a sua equipe. Ele contribui com os empregos, contribuiu com a arrecadação do nosso Estado. Ele representa um setor que emprega milhares de cearenses. Nós que representamos a produção rural, que somos da comissão da agropecuária, na Assembleia Legislativa, temos a obrigação de parabenizar esse cearense. Cearense que soma conosco, o que precisamos, no campo”, afirmou o Deputado.

Oficializado novo cidadão fortalezense, o empresário Nidovando Pinheiro falou daa sua felicidade em receber o título de cidadão fortalezense e relembrou um pouco de sua trajetória, ao longo de quarenta e um anos, que o levaram ao reconhecimento desta solenidade. “Pra mim é uma felicidade muito grande. Receber uma honra de Cidadão de Fortaleza, é uma satisfação muito grande. Saber que agora tenho dupla cidadania é uma alegria. Enfrentei muitos desafios. Quando cheguei aqui fui cursar a segunda série. No interior, não tive oportunidade de estudar. Tive a oportunidade de trabalhar num pequeno mercadinho, onde passei dez anos, até sair pra montar meu primeiro negócio no grande Bom Jardim (Bairro). Hoje, estamos com oito lojas, mais de oitocentos colaboradores. Sou muito grato em ter construído tudo isso ao longo desses quarenta e um anos e ter construído a família aqui, sem nunca ter esquecido as minhas raízes na minha Jaguaretama”, disse o homenageado da noite.

Perfil do homenageado: Antônio Nidovando Pereira Pinheiro nasceu em Jaguaretama, cidade a 230 quilômetros de Fortaleza. Filho de Joaquim Pinheiro e Maria Peixoto, uma família de 10 irmãos e que praticamente não tinham acesso à escola. Quando completou 7 anos, o pai o levava para trabalhar na roça. Aos poucos, os irmãos iam mudando para Fortaleza para morar na casa de outras famílias para, em troca de estudo, alimentação e roupa. Um dos parentes era o proprietário de um mercadinho e Nidovando Pinheiro veio morar com ele por incentivo da mãe.

Chegou em Fortaleza com 17 anos. Foi um grande desafio, pois as escolas públicas não faziam a matrícula por estar fora da faixa. Foi para uma escola particular. O proprietário do mercadinho, falava assim: “Meu filho, nunca é tarde para aprender”.

Nidovando Pinheiro, passou quatro anos trabalhando nesse mercado. Não tinha salário, mas tinha roupa, estudo e alimentação. Descarregava sacos de 50 kg na cabeça. Acordava às duas da manhã para ir pra Ceasa e ainda tinha que ir para ao colégio. No final do mês, o dinheiro que conseguia, colocava num envelope e mandava para o pai.

Aos poucos, começou a trabalhar como negociador na Ceasa, comprando mercadorias. Depois de 7 anos, já era o gerente da loja que se chamava Mercantil Pinheiro. Gastava muito pouco. Veio a paixão, e a esposa engravidou, ele disse pra si mesmo: 


- Agora é que eu preciso trabalhar mesmo”.

Decidiu arriscar e montar o próprio negócio aos 25 anos. Encontrou um pequeno ponto, de 32 m² e abriu um pequeno comércio no bairro Granja Lisboa, no Grande Bom Jardim, um bairro de classe D e E Mas, nada de vender. Foi aí que, quando passou um carro de som, ele decidiu anunciar os produtos. Quando voltou, o mercadinho estava lotado.

Sete meses depois, no ano de 1992, já tinha um terreno em uma esquina do Bairro Bom Jardim e começou a trazer a família: pai, irmãos, sogro, cunhado, e já começou a construir um novo mercadinho com 70 metros quadrados.

O tempo passou e no ano de 2000, mudou-se para o Bairro Montese e iniciou o primeiro Supermercado Nidobox. Com empreendedorismo e visão de futuro, a empresa evoluiu. Hoje é formada por oito lojas, uma loja virtual: sendo quatro localizadas no Bairro Montese, e as demais lojas nos Bairros Aeroporto, Damas, Castelão, Maracanaú, Passaré e Maranguape. Emprega hoje mais de 700 colaboradores diretos e cerca de 250 indiretos.

Sua empresa recebeu certificação GPTW 2022 – Great Place To Work, uma consultoria global, que apoia organizações para obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, ou seja, um dos melhores supermercados para se trabalhar no Brasil.

Atualmente, Nidovando Pinheiro, é pai de 3 filhos (Sueley, Susiele e Nidovanderson) e avó de 2 netos (Marjorie e Ravi), tem uma holding para administrar seus bens, está como Presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU).

Com informações do cmfor.ce.gov.br e foto de André Lima.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando