Pular para o conteúdo principal



Estudos da UFC constatam contaminação elevada nos Rios Ceará e Cocó

Estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC) comprovam elevada contaminação em Águas, Peixes e Mariscos dos Rios Ceará e Cocó com Agrotóxicos Urbanos

Investigação identificou presença de Substâncias Tóxicas em Peixes, Caranguejos e Sururus do Rio Jaguaribe e do Delta do Parnaíba.


O intenso uso de Agrotóxicos Urbanos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), comumente chamados de pesticidas e aplicados no combate a Pragas Domésticas, está ocasionando a contaminação dos Rios Ceará e Cocó, com sérios riscos à Saúde Humana. A situação foi atestada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Estudos, que comprovaram a presença dessas substâncias tóxicas na Água, nos sedimentos e nos Peixes e Mariscos dos Rios.

Foram realizados quatro Estudos, liderados por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). O primeiro se concentrou no Rio Ceará (foto Labomar), de onde foram coletadas amostras de Água e de sedimentos da região do Mangue por onde o Rio passa. Os resultados comprovaram a presença de substâncias altamente tóxicas para organismos marinhos e de estuário, em níveis de magnitude semelhantes àqueles encontrados em áreas agrícolas e, em alguns casos, em volumes ainda maiores.

A substância presente em maior quantidade foi a Cipermetrina, seguida pela Deltametrina, Permetrina e Malationa. À exceção da Permetrina, esses Agrotóxicos estão relacionados ao controle químico realizado na RMF no combate a Pragas Urbanas e Vetores de Doenças, a exemplo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de Arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. Já a Permetrina está presente nos inseticidas de combate a Pragas Domésticas, como Ratos, Baratas e Formigas, comuns tanto em produtos usados por Serviços de Dedetização como naqueles comprados por consumidores em supermercados.

A ausência de áreas agrícolas na Bacia do Rio Ceará, conforme aponta o Estudo, descarta a possibilidade de a contaminação estar vindo de atividades da Agricultura, reforçando o argumento de que esses compostos estão principalmente relacionados a fontes e usos urbanos. 

- As principais fontes de entrada desses Agrotóxicos são pelo uso em atividades urbanas e domésticas, tais como as dedetizações, os combates a Pragas Urbanas e o combate à Dengue, que é feito pelo chamado Fumacê, que usa o Agrotóxico Malationa”, explica o responsável pelo Estudo, professor  do Labomar, Rivelino Cavalcante.

Segundo Rivelino Cavalcante, a situação é considerada alarmante.

- E se torna grave uma vez que não temos outros registros para avaliar a evolução destes volumes de Agrotóxicos e nem temos dados de outros locais do Brasil, nos quais a situação pode estar até pior em termos de níveis dessas substâncias”, avalia.

O professor Rivelino Cavalcante destaca, que os volumes muito altos de Agrotóxicos encontrados no Rio e a considerável diversidade de substâncias presentes no local tornam a situação ainda mais preocupante.

Os resultados do Estudo estão apresentados em artigo publicado em 2023, na Revista Científica International Journal of Environmental Analytical Chemistry.

PEIXES, CARANGUEJOS E SURURUS CONTAMINADOS: De acordo com o pesquisador 
Rivelino Cavalcante, a forte presença desses Agrotóxicos urbanos no Rio não gera riscos prováveis para banhistas, mas para aqueles que consomem os peixes e mariscos da Região.

- Quando qualquer substância ou elemento químico entram no ambiente, ele se torna disponível para os organismos e, assim, entra na cadeia alimentar, chegando até o homem. O potencial de causar problemas à saúde é variável de substância para substância, porém uma substância que é feita para exterminar Pragas consegue causar o mesmo efeito, seja em um micro-organismo, seja em um organismo de porte superior”, alerta o professor Rivelino Cavalcante.

O primeiro Estudo comprovou os elevados níveis de Substâncias Tóxicas na Água e nos Sedimentos do Rio Ceará. Entretanto, para comprovar a hipótese de que organismos da Região podem também estar contaminados, a equipe de pesquisadores realizou três novas investigações, desta vez, analisando Peixes, Sururus e Caranguejos coletados em diferentes Rios. Um deles foi em outro Rio Urbano de Fortaleza, o Cocó. Os outros dois foram no Jaguaribe, no Ceará, e no Delta do Parnaíba, no Piauí. As novas análises foram mais amplas em número de Agrotóxicos observados, abrangendo os mais usados no Brasil e no mundo, como as triazinas, piretroides e organofosforados.

Estas foram as primeiras Pesquisas já realizadas, que comprovaram a presença de Agrotóxicos em Animais Marinhos. No Rio Jaguaribe e no Delta do Parnaíba, foram identificados, nesses animais, os Agrotóxicos Rurais, que são usados para o combate a Pragas em Plantações. Já no Rio Cocó, houve uma presença mista, tanto dos Agrotóxicos Urbanos, provenientes dos pesticidas domésticos, como dos rurais. Segundo o professor Rivelino Cavalcante, esses últimos se devem à existência de diversas hortas urbanas ao longo do Rio Cocó. Com base nesses achados, avalia o pesquisador, os peixes e crustáceos do rio Ceará, por associação, também devem estar contaminados.

- Embora não haja estudos suficientes para atestar essas substâncias como causadoras de doenças deletérias, elas apresentam o potencial de influenciar os sistemas endócrino e imunológico, prejudicando a função reprodutiva em seres humanos e em outros animais. Podem até mesmo causar feminização em animais, levando a espécie à extinção, devido ao interrompimento da reprodução”, avalia professor Rivelino Cavalcante.

- Além disso, esses Agrotóxicos são reconhecidamente Biacumuláveis, ou seja, entram no organismo e nele ficam, sem serem Metabolizados. Assim, eles se tornam um problema para organismos não alvos, como o homem, uma vez que há evidências de causarem danos neurológicos e cognitivos graves em longas exposições”, acrescenta o pesquisador 
Rivelino Cavalcante.

Os novos trabalhos foram submetidos a revistas de alto impacto na Área Ambiental e estão à espera da conclusão do processo de revisão.

Conforme o professor 
Rivelino Cavalcante, os Estudos demonstram as dificuldades, que as administrações públicas possuem no Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, além da ausência de Programas de Monitoramentos Ambientais. 

- O Estudo serve como um norteador para uma ampla discussão em prol da elaboração de Políticas Públicas voltadas para o monitoramento de Substâncias Nocivas à Vida Marinha, bem como para a Proteção Ambiental e para a Saúde Ecossistêmica”, finaliza Rivelino Cavalcante.

Fonte: Professor Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar)-email rivelino@ufc.br – Telefone: (85) 3366.7035.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia