Pular para o conteúdo principal

Estudos da UFC constatam contaminação elevada nos Rios Ceará e Cocó

Estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC) comprovam elevada contaminação em Águas, Peixes e Mariscos dos Rios Ceará e Cocó com Agrotóxicos Urbanos

Investigação identificou presença de Substâncias Tóxicas em Peixes, Caranguejos e Sururus do Rio Jaguaribe e do Delta do Parnaíba.


O intenso uso de Agrotóxicos Urbanos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), comumente chamados de pesticidas e aplicados no combate a Pragas Domésticas, está ocasionando a contaminação dos Rios Ceará e Cocó, com sérios riscos à Saúde Humana. A situação foi atestada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Estudos, que comprovaram a presença dessas substâncias tóxicas na Água, nos sedimentos e nos Peixes e Mariscos dos Rios.

Foram realizados quatro Estudos, liderados por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). O primeiro se concentrou no Rio Ceará (foto Labomar), de onde foram coletadas amostras de Água e de sedimentos da região do Mangue por onde o Rio passa. Os resultados comprovaram a presença de substâncias altamente tóxicas para organismos marinhos e de estuário, em níveis de magnitude semelhantes àqueles encontrados em áreas agrícolas e, em alguns casos, em volumes ainda maiores.

A substância presente em maior quantidade foi a Cipermetrina, seguida pela Deltametrina, Permetrina e Malationa. À exceção da Permetrina, esses Agrotóxicos estão relacionados ao controle químico realizado na RMF no combate a Pragas Urbanas e Vetores de Doenças, a exemplo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de Arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. Já a Permetrina está presente nos inseticidas de combate a Pragas Domésticas, como Ratos, Baratas e Formigas, comuns tanto em produtos usados por Serviços de Dedetização como naqueles comprados por consumidores em supermercados.

A ausência de áreas agrícolas na Bacia do Rio Ceará, conforme aponta o Estudo, descarta a possibilidade de a contaminação estar vindo de atividades da Agricultura, reforçando o argumento de que esses compostos estão principalmente relacionados a fontes e usos urbanos. 

- As principais fontes de entrada desses Agrotóxicos são pelo uso em atividades urbanas e domésticas, tais como as dedetizações, os combates a Pragas Urbanas e o combate à Dengue, que é feito pelo chamado Fumacê, que usa o Agrotóxico Malationa”, explica o responsável pelo Estudo, professor  do Labomar, Rivelino Cavalcante.

Segundo Rivelino Cavalcante, a situação é considerada alarmante.

- E se torna grave uma vez que não temos outros registros para avaliar a evolução destes volumes de Agrotóxicos e nem temos dados de outros locais do Brasil, nos quais a situação pode estar até pior em termos de níveis dessas substâncias”, avalia.

O professor Rivelino Cavalcante destaca, que os volumes muito altos de Agrotóxicos encontrados no Rio e a considerável diversidade de substâncias presentes no local tornam a situação ainda mais preocupante.

Os resultados do Estudo estão apresentados em artigo publicado em 2023, na Revista Científica International Journal of Environmental Analytical Chemistry.

PEIXES, CARANGUEJOS E SURURUS CONTAMINADOS: De acordo com o pesquisador 
Rivelino Cavalcante, a forte presença desses Agrotóxicos urbanos no Rio não gera riscos prováveis para banhistas, mas para aqueles que consomem os peixes e mariscos da Região.

- Quando qualquer substância ou elemento químico entram no ambiente, ele se torna disponível para os organismos e, assim, entra na cadeia alimentar, chegando até o homem. O potencial de causar problemas à saúde é variável de substância para substância, porém uma substância que é feita para exterminar Pragas consegue causar o mesmo efeito, seja em um micro-organismo, seja em um organismo de porte superior”, alerta o professor Rivelino Cavalcante.

O primeiro Estudo comprovou os elevados níveis de Substâncias Tóxicas na Água e nos Sedimentos do Rio Ceará. Entretanto, para comprovar a hipótese de que organismos da Região podem também estar contaminados, a equipe de pesquisadores realizou três novas investigações, desta vez, analisando Peixes, Sururus e Caranguejos coletados em diferentes Rios. Um deles foi em outro Rio Urbano de Fortaleza, o Cocó. Os outros dois foram no Jaguaribe, no Ceará, e no Delta do Parnaíba, no Piauí. As novas análises foram mais amplas em número de Agrotóxicos observados, abrangendo os mais usados no Brasil e no mundo, como as triazinas, piretroides e organofosforados.

Estas foram as primeiras Pesquisas já realizadas, que comprovaram a presença de Agrotóxicos em Animais Marinhos. No Rio Jaguaribe e no Delta do Parnaíba, foram identificados, nesses animais, os Agrotóxicos Rurais, que são usados para o combate a Pragas em Plantações. Já no Rio Cocó, houve uma presença mista, tanto dos Agrotóxicos Urbanos, provenientes dos pesticidas domésticos, como dos rurais. Segundo o professor Rivelino Cavalcante, esses últimos se devem à existência de diversas hortas urbanas ao longo do Rio Cocó. Com base nesses achados, avalia o pesquisador, os peixes e crustáceos do rio Ceará, por associação, também devem estar contaminados.

- Embora não haja estudos suficientes para atestar essas substâncias como causadoras de doenças deletérias, elas apresentam o potencial de influenciar os sistemas endócrino e imunológico, prejudicando a função reprodutiva em seres humanos e em outros animais. Podem até mesmo causar feminização em animais, levando a espécie à extinção, devido ao interrompimento da reprodução”, avalia professor Rivelino Cavalcante.

- Além disso, esses Agrotóxicos são reconhecidamente Biacumuláveis, ou seja, entram no organismo e nele ficam, sem serem Metabolizados. Assim, eles se tornam um problema para organismos não alvos, como o homem, uma vez que há evidências de causarem danos neurológicos e cognitivos graves em longas exposições”, acrescenta o pesquisador 
Rivelino Cavalcante.

Os novos trabalhos foram submetidos a revistas de alto impacto na Área Ambiental e estão à espera da conclusão do processo de revisão.

Conforme o professor 
Rivelino Cavalcante, os Estudos demonstram as dificuldades, que as administrações públicas possuem no Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, além da ausência de Programas de Monitoramentos Ambientais. 

- O Estudo serve como um norteador para uma ampla discussão em prol da elaboração de Políticas Públicas voltadas para o monitoramento de Substâncias Nocivas à Vida Marinha, bem como para a Proteção Ambiental e para a Saúde Ecossistêmica”, finaliza Rivelino Cavalcante.

Fonte: Professor Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar)-email rivelino@ufc.br – Telefone: (85) 3366.7035.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores