Colunista social de O Povo, jornalista Lêda Maria Souto (foto) foi escolhida para receber o Prêmio RioMar Mulher-Categoria Comunicação 2024, em solenidade, no Teatro RioMar Fortaleza, na quarta-feira (13 de março), às 19 horas.
Recebem o Prêmio RioMar Mulher 2024:
- Jornalista Lêda Maria Souto-Comunicação.
- Professora Luma Nogueira Andrade-Educação.
- Presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães-Artes.
- Diretora administrativa financeira da BsPar, Renata Paula Santiago-Economia.
- Médica Adriana Forti-Saúde.
- Pedagoga Fernanda Cavalieri-Trabalho Social.
- Arquiteta Márcia Cavalcante-Arquitetura & Design.
- Secretaria de Proteção Social do Ceará, Onélia Leite Santana-Gestão Pública.
- Delegada Rena Gomes Moura-Justiça & Cidadania.
- Estilista Silvânia Meire de Deus Costantini-Moda.
- Adriana Forti (Saúde): com especialidade em Endocrinologia, Adriana traçou uma carreira trabalhando com Diabetes, iniciando, como Professora da Faculdade de Medicina, com pesquisas experimentais. Com o aval do Governo Estadual, conseguiu implantar no Estado um plano de controle do Diabetes e Hipertensão, coordenando um trabalho para mapear os casos no Ceará. Fundou e dirigiu por mais de 30 anos o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), exemplo no Brasil. É a primeira mulher a assumir a presidência nacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Diabete.
- Dodora Guimarães (Arte e Cultura): desde 1982 é curadora e consultora de artes. Fundou em 1983 a Arte Galeria, considerada um divisor de águas na cena artística e cultural do Ceará. A primeira galeria de arte contemporânea, de Fortaleza, realizou exposições de proeminentes artistas da vanguarda brasileira. Dirigiu o Centro de Artes Visuais Raimundo Cela (de 1994 a 2006) e foi curadora do Sobrado Doutor José Lourenço (de 2007 a 2015), ambos, órgãos da Secult Ceará. Dodora é diretora presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, espaço responsável por salvaguardar a memória e as obras do artista (in memoriam).
- Fernanda Cavalieri (Trabalho Social): pedagoga e professora, mãe de gêmeos autistas e ativista na defesa de projetos de inclusão para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Fernanda é uma das fundadoras da Associação Fortaleza Azul (FAZ), em 2015. A Fundação procura mudar a realidade dos autistas por meio da conscientização e da luta pela garantia de seus direitos. O nome “fortaleza” veio de seu significado literal: unir forças. O trabalho social envolve atendimentos, palestras, eventos, rodas de conversa, oficinas e acolhimento para mais de 300 famílias mensalmente. Por seu trabalho incansável, ela recebeu em 2022 o título de Cidadã Fortalezense.
- Luma Andrade (Educação): Primeira travesti do Brasil a conquistar o título de docência, doutorado e pós-doutorado. Entre as conquistas, estão a diretoria do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. Além do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual, pelo Senado Federal, e do Prêmio Internacional Stonewall 50 anos. É autora do livro Travestis nas Escolas: Assujeitamento e Resistência a Ordem Normativa e Organizadora do E-BOOK: Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil-África. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2010, foi a primeira mulher travesti no Ceará a conseguir o nome social.
- Lêda Maria Souto (Comunicação): uma das mais prestigiadas e queridas colunistas do Ceará, Lêda já chegou a cursar Pedagogia, Cinema em outros Estados e País, mas a vocação falou mais alto. Na profissão de jornalista, bebeu de todas as fontes indo de editora de moda a editora policial. É também poeta, pensadora, criadora e fazedora de ideias. Publicou livros no Brasil e no Exterior. Sua longa carreira traz registros nos Diários Associados, na TV Jangadeiro e TV Verdes Mares, e no Jornal Diário do Nordeste. Atualmente, está no Jornal O POVO, onde também empresta sua voz para as notícias na rádio O Povo CBN e para as diversas plataformas do Grupo de Comunicação OPovo.
- Rena Gomes Moura (Justiça e Cidadania): é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes (USP), pós-graduada em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública (UFC) e mestre em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Delegada de Polícia Civil do Ceará, em 2011, foi nomeada delegada titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, onde contribuiu na CPMI Mista do Congresso Nacional, que investigava a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo Brasil. Permaneceu por 11 anos à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza e acompanhou a implantação da Lei Maria da Penha no Estado do Ceará, considerado o maior marco legislativo na defesa e proteção dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica no País. Hoje, trabalha com a proteção da pessoa idosa e pessoa com deficiência.
- Renata Paula Santiago (Economia e Negócios): com 30 anos de carreira profissional, a economista construiu uma sólida carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, como jornal O Povo, Vicunha Nordeste, Têxtil Bezerra de Menezes, J. Macedo Alimentos e Agripec/Nufarm. Outro importante marco na sua trajetória foi a fundação o Movimento IBEF Mulher. O resultado expressivo do trabalho, a levou a assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Ceará), onde se tornou a primeira mulher a ocupar essa posição em 35 anos de existência da instituição. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Administrativa Financeira da BSPAR Incorporações, no qual está há 13 anos.
- Onélia Santana (Gestão Pública): tem em sua formação graduação em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (Urca), psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). É formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). Entre 2015 e 2022, esteve como primeira-dama do Ceará, sendo idealizadora do Programa Mais Infância Ceará. Desde de 2015, preside o Comitê Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará. Atualmente, ocupa a Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará. Entre suas agendas está a implementação de políticas públicas para crianças, por considerar a fase da infância o alicerce para a formação integral de todo o cidadão.
- Silvânia de Deus (Moda): pioneira na moda autoral cearense, suas cores, estampas e modelagem são únicas, assim como ela, que há mais de 30 anos dedica-se à moda autoral, independente, colaborativa, à autoestima feminina, à economia criativa e à Praia de Iracema. Criativa e talentosa, além de possuir um estilo próprio de moldar, a estilista é conhecida por criar peças versáteis e com múltiplas formas de usar. Levou suas marcas para as passarelas de eventos renomados, como o Dragão Fashion Brasil. Hoje, além da marca Sil, assina a Nêga Assanhada e amplia o espaço para outros criativos do Estado com a Casa Iracemar, um lugar de encontro da Moda, Gastronomia e outras Artes.
- Márcia Cavalcante (Arquitetura & Design): é arquiteta com atuação em três áreas: Arquitetura de Edificações, Arquitetura de Interiores e Planejamento e Projetos Urbanísticos. Mestre em Engenharia Civil e doutora em Arquitetura e Urbanismo, atualmente, é professora do Curso de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma de suas contribuições mais relevantes é o livro “Edifícios de Apartamentos em Fortaleza: universidades e singularidades”, que trata da história de 50 anos da evolução urbana de Fortaleza a partir das formas arquitetônicas.
Realizado sempre no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o evento de Coquetel e Celebração de Homenagens de 2024 ocorre na quarta-feira (13/3), no Teatro RioMar Fortaleza, às 19 horas, com entrada exclusiva para convidados e a presença do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
O troféu do 8º Prêmio RioMar Mulher entregue às homenageadas tem o design assinado pelo artista cearense Igor Sabá. Com design exclusivo, ele atualiza elementos presentes na edição anterior, que traz como inspiração as formas femininas, utilizando entre os materiais a folha da Carnaúba, típica do Ceará.
Assim como nos anos anteriores, o público também terá a oportunidade de conhecer e se inspirar nas histórias e trajetórias das agraciadas por meio da Exposição RioMar Mulher, que poderá ser visitada de 13 a 31 de março de 2024, no Piso L2 do RioMar Fortaleza, em frente à loja Zara. O espaço projetado contará com fotos, assinadas por Igor de Melo, narrativas e vídeos de cada homenageada, produzidas pela Terravista 360. Além disso, também em alusão ao mês da mulher, o RioMar Fortaleza contará com um selfpoint interativo no mall, como forma de estimular a ideia de que a conquista de uma abre, de fato, caminhos pra todas.
SOBRE O PRÊMIO RIOMAR MULHER: A Premiação começou a ser realizada na cidade de Fortaleza em 2015 e já reconheceu 71 importantes mulheres.
Conheça as personalidades femininas reconhecidas pelo Prêmio RioMar Mulher:
- 2015: Andréa Maria Alves Coelho/ Cláudia Leitão / Glaura Férrer / Ignez Fiúza / Izolda Cela / Liana Thomaz / Luciana Dummar / Maria da Penha / Solange Almeida / Ticiana Rolim.
- 2016 – Amália Simonetti / Almerinda Maria / Lúcia Alcântara / Maria José Lopes / Mariana Lobo / Nicolle Barbosa / Olga Espíndola / Rosiane Limaverde / Samantha Marques / Tane Albuquerque.
- 2017 – Águeda Muniz / Anamaria Cavalcante e Silva / Dora Andrade / Emmir Nogueira / Fátima Veras / Gorete Arruda / Jaqueline Fiúza / Maria Lúcia Negrão / Neila Fontenele / Socorro França / Yolanda Queiroz (in memorian).
- 2018 – Ada Pimentel / Amelinha (Bibiana Colares) / Ana Márcia Diógenes / Annette de Castro / Ethel Whitehurst / Glória Marinho / Lisiane Paiva / Márcia Machado / Telma Aguiar / Zelma Madeira.
- 2019 – Adísia Sá / Ana Maria Studart / Ana Lúcia Bastos Mota / Consuelo Dias Branco / Denise Sahd / Guaraciara Barros Leal / Islane Verçosa / Maria Vital da Rocha / Patrícia Saboya / Rossicléa (Valéria Vitoriano).
- 2020 – Ana Miranda /Celina Hissa / Fátima Dourado / Inês Melo / Joana Ramalho / Manuela Nogueira / Márcia Travessoni / Regina Costa e Silva / Rosa Mendonça / Zilma Gurgel Cavalcante.
- 2023 – Almira Gomes / Cacique Pequena / Fernanda Pacobahyba / Gaída Dias / Joselma Oliveira / Lenise Queiroz Rocha / Nailde Pinheiro / Neuma Figueiredo / Regina Barbosa / Riane Azevedo.
- 2024: Professora Luma Nogueira Andrade-Educação; presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães-Artes; diretora administrativa financeira da BsPar, Renata Paula Santiago-Economia; médica Adriana Forti (Saúde); pedagoga Fernanda Cavalieri (Trabalho Social); arquiteta Márcia Cavalcante (Arquitetura & Design); secretaria de Proteção Social do Ceará, Onélia Leite Santana (Gestão Pública); delegada Rena Gomes Moura (Justiça & Cidadania); estilista Silvânia Meire de Deus Costantini (Moda); e jornalista Lêda Maria Souto (Comunicação).
- VIII Prêmio RioMar Mulher
- Quarta-feira (13/3/2024), às 19 horas.
- Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500-Papicu-Fortaleza-Ceará).
- Acesso restrito para convidados.
Comentários
Postar um comentário