Pular para o conteúdo principal



Arte e Cultura Indígena na Ceart

Indígenas expõem artesanatos e apresentam danças e pinturas na CeArt até sexta-feira (19)

A programação conta com diversas oficinas, pintura corporal e venda de produtos artesanais produzidos pelos povos indígenas de diferentes etnias do Ceará.

Tereza é da etnia Kanindé de Aratuba e mostra com entusiasmo os filtros dos sonhos que ela criou e os colares de semente, que adornam coloridos o espaço em que ela expõe seus trabalhos na Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Tereza conta orgulhosa que foi sua neta, Roberta, quem ensinou tudo que ela sabe da produção artesanal.”Hoje minha neta está na CeArt expondo junto comigo e isso me dá muita alegria, porque foi ela quem me ensinou o passo a passo, todo o processo de criação dos meus artesanatos. Além de ser uma renda extra para a gente, estes trabalhos são uma forma de manter vivas a nossa cultura e tradição. Estamos muito satisfeitas de estar participando dessa programação e de divulgar nosso trabalho na CeArt”, pontua Tereza, que mora na aldeia dos Fernandes, que fica em Aratuba, na Região do Maciço de Baturité.

A Semana Indígena na CeArt até esta sexta-feira (19), sempre das 10 às 19 horas. A programação é realizada pela Secretaria da Proteção Social (SPS) para celebrar a existência e a cultura dos povos indígenas neste mês de abril, período em que a produção artesanal indígena terá espaço destacado na Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

Ao lado de dona Tereza, Antônio Anacé toca animado sua maraca, produção dele próprio. ”Trouxe minhas maracas para expor na CeArt porque são muito importantes para mim. Sempre tive conexão com o som que elas produzem e gosto de usar materiais naturais como coco, cabo de osso e de madeira para fazer minhas maracas. Sou pedreiro, mas sempre que tenho um tempo livre, uso para produzir meu artesanato. Acredito que esse fazer mantém a nossa cultura viva e faz com que sejamos vistos, lembrados”, enfatiza Antônio Anacé.

Para a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS, Germana Mourão, o espaço é muito mais que uma loja, é uma política pública que atua no resgate do trabalho artesanal das comunidades tradicionais. Através do artesanato indígena, resgatamos e damos visibilidade a cultura e tradição indígenas no Ceará”, frisa a coordenadora.

O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, destacou que a SPS tem um diálogo constante com a Secretaria dos Povos Indígenas, no sentido de ser uma parceira na oferta de ações e políticas públicas para que os povos tradicionais sejam vistos e tenham sua cultura respeitada e lembrada. 

- Além da Semana Indígena na CeArt, estamos com ações nos territórios, com o projeto Acolher, e anunciamos 17 cursos de qualificação profissional que serão ofertados também nos territórios indígenas. Seguimos a diretriz do governador Elmano de Freitas de trabalhar de forma intersetorial, diversificando nossas ações para atender a todos e todas cearenses”, destacou o gestor.

Além da exposição e venda de artesanatos, o povo Anacé fez o ritual do toré e a dança do coco, na Praça Luiza Távora. ”Trazer nossa dança, nossa tradição para um espaço público como este é muito significativo porque mostra que o povo indígena não está somente na mata, e sim, em todos os lugares, ocupando a cidade, o centro e tudo que também nos pertence”, enfatiza Júnior Anacé, liderança do povo Anacé que conduziu o toré.

A fotógrafa Sheila Oliveira apresentou seu livro “Saberes e Fazeres - Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará”, e ressaltou, que a cultura e a educação indígenas precisam ser valorizadas e vistas no Ceará. 

- É motivo de muito orgulho pra mim trazer este trabalho, que fala sobre a educação indígena, para o grande público. A ideia do livro, que casa imagens e textos, é que as pessoas vejam o quanto as escolas indígenas são organizadas e têm uma articulação forte em seus territórios. Eles têm uma riqueza imensa, têm muito a nos ensinar”, reflete Sheila Oliveira. O livro é narrado com textos e fotos a partir do ponto de vista dos líderes das comunidades indígenas e quilombolas.
SERVIÇO
  • CeArt-Avenida Santos Dumont, 1589-Praça Luíza Távora-Aldeota-Fortaleza-Ceará.
  • Sexta-feira (19/4/2024), de 10 às 19 horas.
  • Exposição e venda de Produtos Indígenas
  • Oficina de Maracas.
Com informações de Sheyla Castelo Branco.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...