Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (4/4/2024), para:

  • 77 anos do jornalista Sabino Henrique (foto com esposa).

  • 73 anos do deputado estadual Moésio Loiola de Melo (foto).
  • 68 anos de Marco Antônio Vieira de Alencar.
  • 56 anos de Elson Albuquerque.
  • 51 anos de Belo Kefha.
  • 46 anos de Marcos Werneck.
  • 45 anos de Laerte Luna.
  • 38 anos do jornalista Samuel Lucena.
  • 30 anos da jornalista Sabrinne Sousa.
  • 30 anos de Jennifer Albert.

  • Jornalista Paulo Júnior (foto).
  • Jornalista Izabel Pinheiro.
  • Radialista e advogado Alexandre Campelo Borges.
  • Radialista Ícaro Jonathan de Sousa.
  • Radialista José Monteiro Primo da Paz.
  • Radialista Yassodhara Lopes Pinto.
  • Skoll Magalhães.
  • Sueli Zulian.
  • PS Ebson.



Arquivo Nirez para 4 de abril na História do Ceará:
  • 1864 - Assume a Presidência da Província do Ceará, o conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, mineiro, nomeado em 23/1/1864.
  • 1891 - O general José Clarindo de Queirós, é nomeado, pelo Governo Federal, governador do Ceará, assumindo no dia 28 de maio do mesmo ano.
  • 1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Cri-Cri. Já havia sido publicado um homônimo no século anterior e seria publicado um outro no ano seguinte.
  • 1924 - Morre, aos 74 anos de idade, Arnulfo Augusto Pamplona, cearense de Aracati. Foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e diretor do Clube Iracema. Foi o introdutor do telefone em Fortaleza.
  • 1931 - Inaugura-se a Casa Baturité, de Ernesto Brasil de Matos & Cia.
  • 1944 - O locutor e compositor Antônio Maria assume a direção artística do Ceará Rádio Clube - PRE-9. Depois seria compositor famoso nacionalmente.
  • 1944 - Autorizado o serviço de autolotação em Fortaleza.
  • 1949 - Visita Fortaleza o escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso, que ao chegar recebe inúmeras homenagens. Embora cearense de Fortaleza, residia no Rio de Janeiro.
  • 1952 - Lançado à circulação o Anuário do Ceará, do jornalista e político Waldery Uchoa, que encerra matérias de interesse geral para a vida da economia cearense.
  • 1953 - No 39º aniversário de fundação da Associação dos Merceeiros do Ceará ocorre a inauguração das novas instalações do serviço médico, e dá posse a seus novos dirigentes. Conselho Superior: Clovis Arrais Maia, Presidente; Gambetá Bruno, secretário; Joaquim de Oliveira Cavalcante e José Ribeiro da Silva, conselheiros. Conselho Deliberativo: Abílio Vieira de Melo, presidente; e José Irapuan Lima, tesoureiro. Diretores: Clóvis Machado, Francisco Vicente dos Santos, Francisco Abreu, Enéas Gomes dos Santos e Raimundo Alves Maia. Conselho Fiscal: Josué Paiva Wanderley, Manuel Marinho e Pinho e Valdivino de Castro.
  • 1955 - Irrompe grande incêndio na Praça do Ferreira, no tradicional Edifício do Cine Majestic, da Empresa Luiz Severiano Ribeiro, atingindo também as Lojas Brasileiras de Preços Limitados (antiga 8$800), que ficava no número 560. O cinema tinha entrada pela Barão do Rio Branco nº 1067/71. A ação dos bombeiros foi decisiva para isolamento dos prédios vizinhos.
  • 1957 - Instala-se em Fortaleza o Instituto dos Arquitetos do Brasil Delegacia do Ceará.
  • 1962 - O Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU inaugura sua sede da Aldeota, na Rua Nogueira Acioli, 891.
  • 1963 - Falece, aos 67 anos de idade, o industrial Miguel Ângelo de Figueiredo (Ângelo Figueiredo), cearense do Crato onde nasceu a 5/10/1895. Foi sepultado às 16 horas do dia 5, no Cemitério de São João Batista.
  • 1966 - Muda de comando a Base Aérea de Fortaleza, assumindo o coronel aviador Nelson Dias de Sousa Mendes, em substituição ao tenente-coronel aviador Ivan Teixeira Leite, que vai cursar a Escola Superior de Guerra.
  • 1967 - Chega em Fortaleza o escritor Francisco Mozart do Rego Monteiro (Mozart Monteiro), com a finalidade de, pessoalmente, oficializar a doação que fez de sua biblioteca de 4 mil volumes à Casa de Juvenal Galeno e lançar seus livros Nossa Senhora da Saudade e O Livro das Profecias, com apresentação feita pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1972 - Inaugurada a Praça Olímpio Meira, no Mucuripe, entre a Rua do Trabalho e Rua Boa Vista, com a presença do governador César Cals e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho. Olímpio Meira “Jacaré”, foi o jangadeiro desaparecido nas águas da Baía de Guanabara, após ''raid'' de Fortaleza ao Rio, durante as filmagem de “Tudo é verdade”, de Orson Welles.
  • 1973 - Anunciada a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, pelo Papa Paulo VI, em substituição a Dom José de Medeiros Delgado.
  • 1977 - Inaugurada em casa da Rua Pedro I, 243, a Casa do Vereador, sede provisória, até que seja construída a sede própria na Avenida José Bastos entre a Rua Padre Cícero e a Rua Major Weyne.
  • 1984 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec indica o vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, Albanisa Sarasate, presidenta do jornal O Povo e Francisco Ariosto Holanda, presidente do Nutec, para receberem a Medalha do Mérito Industrial.
  • 1984 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a posse do geógrafo Caio Lóssio Botelho.
  • 1984 - Reinaugurado o Palacete Ceará, sede da Caixa Econômica Federal, na Praça do Ferreira, devorado por um incêndio em 1982 e totalmente recuperado.
  • 1988 - A Rádio Assunção Cearense muda-se da Rua Irauçuba, 55, para a esquina da Rua Marcondes Pereira, 684, com Avenida Barão de Studart. Hoje é a Rádio Globo, que atualmente está em prédio na esquina da Rua Bárbara de Alencar com Avenida Rui Barbosa.
  • 1994 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Manuel Damasceno de Sousa, substituindo o coronel PM Francisco Hamílton R. Barroso.

Com informações da:

  • Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-Apcdec.
  • Facebook.
  • Wikipedia.
  • Frisson News.
  • Arquivo Nirez.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...