Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (4/4/2024), para:
- 77 anos do jornalista Sabino Henrique (foto com esposa).
- 73 anos do deputado estadual Moésio Loiola de Melo (foto).
- 68 anos de Marco Antônio Vieira de Alencar.
- 56 anos de Elson Albuquerque.
- 51 anos de Belo Kefha.
- 46 anos de Marcos Werneck.
- 45 anos de Laerte Luna.
- 38 anos do jornalista Samuel Lucena.
- 30 anos da jornalista Sabrinne Sousa.
- 30 anos de Jennifer Albert.
- Jornalista Paulo Júnior (foto).
- Jornalista Izabel Pinheiro.
- Radialista e advogado Alexandre Campelo Borges.
- Radialista Ícaro Jonathan de Sousa.
- Radialista José Monteiro Primo da Paz.
- Radialista Yassodhara Lopes Pinto.
- Skoll Magalhães.
- Sueli Zulian.
- PS Ebson.
- 1864 - Assume a Presidência da Província do Ceará, o conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, mineiro, nomeado em 23/1/1864.
- 1891 - O general José Clarindo de Queirós, é nomeado, pelo Governo Federal, governador do Ceará, assumindo no dia 28 de maio do mesmo ano.
- 1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Cri-Cri. Já havia sido publicado um homônimo no século anterior e seria publicado um outro no ano seguinte.
- 1924 - Morre, aos 74 anos de idade, Arnulfo Augusto Pamplona, cearense de Aracati. Foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e diretor do Clube Iracema. Foi o introdutor do telefone em Fortaleza.
- 1931 - Inaugura-se a Casa Baturité, de Ernesto Brasil de Matos & Cia.
- 1944 - O locutor e compositor Antônio Maria assume a direção artística do Ceará Rádio Clube - PRE-9. Depois seria compositor famoso nacionalmente.
- 1944 - Autorizado o serviço de autolotação em Fortaleza.
- 1949 - Visita Fortaleza o escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso, que ao chegar recebe inúmeras homenagens. Embora cearense de Fortaleza, residia no Rio de Janeiro.
- 1952 - Lançado à circulação o Anuário do Ceará, do jornalista e político Waldery Uchoa, que encerra matérias de interesse geral para a vida da economia cearense.
- 1953 - No 39º aniversário de fundação da Associação dos Merceeiros do Ceará ocorre a inauguração das novas instalações do serviço médico, e dá posse a seus novos dirigentes. Conselho Superior: Clovis Arrais Maia, Presidente; Gambetá Bruno, secretário; Joaquim de Oliveira Cavalcante e José Ribeiro da Silva, conselheiros. Conselho Deliberativo: Abílio Vieira de Melo, presidente; e José Irapuan Lima, tesoureiro. Diretores: Clóvis Machado, Francisco Vicente dos Santos, Francisco Abreu, Enéas Gomes dos Santos e Raimundo Alves Maia. Conselho Fiscal: Josué Paiva Wanderley, Manuel Marinho e Pinho e Valdivino de Castro.
- 1955 - Irrompe grande incêndio na Praça do Ferreira, no tradicional Edifício do Cine Majestic, da Empresa Luiz Severiano Ribeiro, atingindo também as Lojas Brasileiras de Preços Limitados (antiga 8$800), que ficava no número 560. O cinema tinha entrada pela Barão do Rio Branco nº 1067/71. A ação dos bombeiros foi decisiva para isolamento dos prédios vizinhos.
- 1957 - Instala-se em Fortaleza o Instituto dos Arquitetos do Brasil Delegacia do Ceará.
- 1962 - O Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU inaugura sua sede da Aldeota, na Rua Nogueira Acioli, 891.
- 1963 - Falece, aos 67 anos de idade, o industrial Miguel Ângelo de Figueiredo (Ângelo Figueiredo), cearense do Crato onde nasceu a 5/10/1895. Foi sepultado às 16 horas do dia 5, no Cemitério de São João Batista.
- 1966 - Muda de comando a Base Aérea de Fortaleza, assumindo o coronel aviador Nelson Dias de Sousa Mendes, em substituição ao tenente-coronel aviador Ivan Teixeira Leite, que vai cursar a Escola Superior de Guerra.
- 1967 - Chega em Fortaleza o escritor Francisco Mozart do Rego Monteiro (Mozart Monteiro), com a finalidade de, pessoalmente, oficializar a doação que fez de sua biblioteca de 4 mil volumes à Casa de Juvenal Galeno e lançar seus livros Nossa Senhora da Saudade e O Livro das Profecias, com apresentação feita pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
- 1972 - Inaugurada a Praça Olímpio Meira, no Mucuripe, entre a Rua do Trabalho e Rua Boa Vista, com a presença do governador César Cals e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho. Olímpio Meira “Jacaré”, foi o jangadeiro desaparecido nas águas da Baía de Guanabara, após ''raid'' de Fortaleza ao Rio, durante as filmagem de “Tudo é verdade”, de Orson Welles.
- 1973 - Anunciada a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, pelo Papa Paulo VI, em substituição a Dom José de Medeiros Delgado.
- 1977 - Inaugurada em casa da Rua Pedro I, 243, a Casa do Vereador, sede provisória, até que seja construída a sede própria na Avenida José Bastos entre a Rua Padre Cícero e a Rua Major Weyne.
- 1984 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec indica o vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, Albanisa Sarasate, presidenta do jornal O Povo e Francisco Ariosto Holanda, presidente do Nutec, para receberem a Medalha do Mérito Industrial.
- 1984 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a posse do geógrafo Caio Lóssio Botelho.
- 1984 - Reinaugurado o Palacete Ceará, sede da Caixa Econômica Federal, na Praça do Ferreira, devorado por um incêndio em 1982 e totalmente recuperado.
- 1988 - A Rádio Assunção Cearense muda-se da Rua Irauçuba, 55, para a esquina da Rua Marcondes Pereira, 684, com Avenida Barão de Studart. Hoje é a Rádio Globo, que atualmente está em prédio na esquina da Rua Bárbara de Alencar com Avenida Rui Barbosa.
- 1994 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Manuel Damasceno de Sousa, substituindo o coronel PM Francisco Hamílton R. Barroso.
Com informações da:
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-Apcdec.
- Facebook.
- Wikipedia.
- Frisson News.
- Arquivo Nirez.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário