Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quarta-feira (7 de agosto de 2024), para:

  • Jornalista Mayara Inês Lima (foto).

  • Jornalista Roberta Bonfim (foto).
  • Radialista Francisco Inácio dos Santos.
  • Ancelmo Frota.
  • Paulo Sombra.
  • Francisco Abelardo Fonseca.
  • Dario Castro Alves.
  • Cristiane Praciano.




Arquivo Nirez para 7 de agosto na História do Ceará:

  • 1902 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Externato Colombo, tendo à frente os professores Valente de Andrade, Francisco Gonçalves e José Vieira. Ficava na Rua Municipal (Rua Guilherme Rocha) nº 5 (antigo), mas logo se mudou para a esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira. Em 1904 mudou-se novamente, desta feita para a Rua 24 de Maio nº 92, esquina com Rua São Paulo, mesmo local onde estivera o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Ana Bilhar. Fechou as portas em 1913.
  • 1927 - Acontece uma prova de natação, da Ponta do Mucuripe à Praia de Iracema, sendo vencida pelo desportista José Pinto (também campeão de box). Em segundo lugar chegou José Brady.
  • 1928 - Destruída por um incêndio, em Fortaleza, a Farmácia Pereira, da firma Pereira & Irmão, na Rua Floriano Peixoto nº 159 (antigo).
  • 1929 - Fundada a Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará - FACIC, reorganizada em 07/11/1933 e considerada de utilidade pública em 24/04/1935.
  • 1929 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF muda-se do prédio da Rua Barão do Rio Branco nº1594, na Praça Gonçalves Ledo (hoje Praça do Carmo) para a nova sede, na Praça Caio Prado (Praça da Sé), ao lado da Catedral, de propriedade do capitalista Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho). No palacete da Praça Gonçalves Ledo ficará a Secretaria de Polícia e Segurança
  • 1941 - Inaugurado o Hotel Astória, na esquina da Rua Barão do Rio Branco nº 1140 com Rua Liberato Barroso, nº 171, de propriedade de Edson Macedo, com bênção das instalações pelo padre Geminiano Bezerra e com um jantar oferecido à imprensa.
  • 1941 - Morre, em sua residência, na Rua 24 de Maio nº 153, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, vítima de ataque de angina, o médico humanitário cearense Antônio Alfredo da Justa (Antônio Justa), que se dedicou aos leprosos. Pioneiro na fundação do Leprosário de Canafístula (Antônio Diogo), chefiava, em Fortaleza, o dispensário de lepra da Saúde Pública. Formara-se, em 1905, pela Faculdade Medicina da Bahia. Sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Hoje é nome de avenida no Mucuripe e rua no município de Maracanaú. Nascera a 23/10/1881 em Fortaleza, CE.
  • 1952 - Eleitos os novos diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza. Para a diretoria: Hermenegildo Barroso de Melo, Iran Gomes da Silva e Raimundo Nonato Lima. Suplentes - Tiburtino Rodrigues da Silva, Cleodon Pereira Nobre e Raimundo Gomes da Silva. Conselho Fiscal - José Jorge Campelo, Rafael Alves Barreto Filho e Francisco Nogueira da Silva. Suplentes: José Arteiro Neves Monteiro, Raimundo Tomé de Aguiar e Edson Cordeiro Lima.
  • 1967 - Inaugurada a nova sede do Grupo Escoteiro Padre Marcelino Champagnat.
  • 1974 - Assume o cargo de Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Manuel Edmilson Cruz, em solenidade na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha.
  • 1976 - A União dos Clubes Sociais de Fortaleza realiza o concurso Garota das Férias, cujo resultado aponta como vencedora a senhorita Fátima L. M. Monteiro, do Clube Vila União. A segunda colocada foi Iraci Furtado Braga, do Unitêxtil, ficando em terceira posição Vanda Maria Furtado, do Clube Tiradentes.
  • 1978 - Repercute dolorosamente no meio artístico musical de Fortaleza, a notícia da morte do cantor Orlando Garcia da Silva (Orlando Silva), no Rio de Janeiro, conhecido como O Cantor das Multidões. Esteve várias vezes em Fortaleza. Nascera no Rio de Janeiro, no dia 03/10/1915.
  • 1983 - Reeleito na presidência da Associação Cearense de Imprensa - ACI o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1984 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez, em sua sede, na Rua Professor João Bosco nº 560, no Rodolfo Teófilo, o percussionista pandeirista Nilo Cláudio Barbosa Falcão (Nilo Falcão), que substituiu o André Vieira (Coringa ou Melé) no grupo Quatro Ases e Um Curinga, com a presença do pesquisador Aldo Santiago de Freitas.
  • 1985 - Morre, aos 83 anos de idade, às 19h30min, o advogado, poeta, jornalista e político de esquerda Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), vítima de uma crise de vesícula. Era cearense de Quixadá onde nascera a 29/12/1901 na Serra do Estêvão.
  • 1993 - Inaugurado o Terminal Rodoviário Parangaba 1, que atenderá a 219 linhas de ônibus urbanos transportando cerca de 200 mil passageiros.
  • 1993 - Às 21h o prefeito Antônio Elbano Cambraia (Antônio Cambraia) inaugura o viaduto da Avenida Perimetral Oeste sobre a Avenida Mister Hull, com 266m de extensão.
  • 1996 - Reinicia suas atividades o Museu da Imagem e do Som - MIS, da Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará - Secult, em prédio na Avenida Barão de Studart nº 410/598, antiga casa construída pelo arquiteto prático José Barros Maia “Mainha” para residência de Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral), que foi casa dos governadores, onde funcionou o Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Seria reinaugurado em 09/08/1997.
  • 1998 - Aberto o Centro Cultural Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar nº 81, no bairro da Praia de Iracema, compreendendo vários quarteirões entre a Rua Boris, Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), Rua Almirante Jaceguai e Avenida Pessoa Anta, mas sua inauguração realizou-se posteriormente, quando estava totalmente pronto. Hoje chama-se Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • 2002 - Três pessoas morrem soterradas e uma outra sai ferida em acidente na construção de um edifício da Construtora e Imobiliária Gentil Rocha, localizado na Rua Marcos de Macedo nº 834, no bairro Meireles. Os operários Dário Feitosa, Francisco Pereira Nunes, e Sigismundo Ferreira Gomes, morrem no local, enquanto Francisco José do Nascimento sai lesionado.
  • 2006 - O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona a lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A lei leva o nome da cearense biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes - vítima de tentativa de homicídio praticado pelo então marido Marco Antônio Herredia Viveiros - que virou símbolo nacional e internacional na luta contra a violência doméstica.
  • 2017 - Morre em Fortaleza, aos 92 anos de idade, o compositor e cantor seresteiro Francisco Otávio (Otávio Santiago), surgido na velha PRE9 nas Damas e depois seguiu para Recife, PE, Belo Horizonte, MG, Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, brilhando no rádio, na televisão e no disco. Aposentado fixou-se em Fortaleza onde apresentava-se esporadicamente mais entre os amigos. Otávio Santiago era de família cearense, mas nascera em Niterói-RJ, no dia 4/9/1925. Seu corpo é velado no Cemitério Jardim Metropolitano onde também é enterrado.

  • 105 anos do nascimento do artista plástico austríaco, naturalizado brasileiro Francisco Stockinger-considerado um dos grandes escultores modernistas do Brasil.
  • 25 anos que Acelino "Popó Freitas" torna-se campeão mundial Super-Pena.




Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...