Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (12 de agosto de 2024), para:
- Jornalista Nerilson Moreira (foto).
- Jornalista Emanoel Souza.
- Radialista Rita Oliveira.
- Radialista Antônio Carlos de Freitas Souza.
- Radialista Eduardo Gurgel Arruda.
- Radialista Joaquim Lucion de Oliveira Freire.
- Radialista Francisco Robson Assunção.
- Radialista Mauro Martiniano Barbosa.
- Liliane Ferreira.
- Eder Pinheiro.
Arquivo Nirez para 12 de agosto na História do Ceará:
- 1928 - A firma Ribeiro, Pedreira & Companhia inaugura a linha de ônibus Fortaleza-Maranguape.
- 1933 - Chega a Fortaleza, de trem, o líder integralista Plínio Salgado, chefe da Ação Integralista Brasileira.
- 1938 - Abre-se na Rua Floriano Peixoto a Relojoaria e Ótica A Hora Certa, do peruano Ernesto Soares Balreira. Instituiu em 1942 o serviço de informação da hora exata pelos telefones 4544 e 4545. Depois se mudou para a Rua São Paulo e por fim para a Rua Major Facundo, 450, onde ainda se encontra. Em 1985 foi adquirida por Adalto Correia. Existiu em 1868, na Rua Municipal (hoje Rua Guilherme Rocha, 36), uma relojoaria Hora Certa, do ourives José Flamino Benevides.
- 1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 62 anos de idade, o poeta e advogado Eurico Ferreira de Queirós Facó (Eurico Facó), que pertenceu ao Centro Literário. Nascera em Beberibe, em 13/04/1879. Hoje é nome de rua no bairro Farias Brito.
- 1942 - A Associação Cearense de Imprensa - ACI, adquire, do advogado Isaías Domingos da Silveira, um prédio na Rua Senador Pompeu nº 1098, para localização de sua sede própria, lavrando o contrato no Cartório Pergentino Maia.
- 1943 - Morre, em Fortaleza, aos 68 anos de idade, o antigo advogado, político e orador Augusto Correia Lima, presidente do Tribunal de Contas do Estado. Fez os seus primeiros estudos em Maranguape, e em Fortaleza. Assentou praça na Colégio Militar do Ceará em 1889. Foi transferido para o Rio Grande do Sul e depois para a Escola Militar de Realengo, saindo oficial. Tomou posse na Missão Bueno de Andrade ao Território do Acre. Formou - se pela Faculdade de Direito do Ceará em 1911. Participou, entusiasticamente, do movimento popular em favor da candidatura do Coronel Marcos Franco Rabelo ao Governo do Estado, que culminou com a deposição do Governo Antônio Pinto Nogueira Acioly e a sua reforma compulsória no posto de 1.º Tenente. Com a queda de Franco Rabelo, perseguido, foi obrigado a se transferir para o Sul do País, fixando residência em Santos-SP, onde exerceu a advocacia. Regressando ao Ceará foi nomeado Oficial do Cartório de Imóveis de nossa Capital Nascera em Maranguape, em 1874.
- 1944 - Instala-se, às 8h30, a 10ª Companhia de Transmissões, da 10ª Região Militar sediada em Fortaleza, com a presença do comandante daquela corporação, general Francisco Gil Castelo Branco.
- 1945 - O Centro de Estudos Juvenal Galeno passa a denominar-se Academia dos Novos, da Casa de Juvenal Galeno, tendo na presidência Barros Fontenele; na vice-presidência, Alberto Santiago Galeno (Alberto Galeno); na 1ª secretaria, Abelardo Golignac Lima; na 2ª secretaria, Antônio Alves Queirós; na biblioteca, Orlando Catunda Fontenele; e como orador, Flávio Passos Quintela.
- 1952 - O Diário Oficial publica o Código de Obras da cidade, assinado pelo prefeito Paulo Cabral de Araújo, baseado no Plano Saboia Ribeiro.
- 1952 - Fundada em Fortaleza, com o objetivo de defender os interesses da classe, a União Beneficente dos Pintores do Ceará, instalada à Rua Liberato Barroso, nº 801, com a diretoria: Presidente, Antônio Leite de Oliveira; 1º Secretário, José Solano de Oliveira; 2º Secretário, Jeová Freitas Viana; 1º Tesoureiro, João Batista Campos; 2º Tesoureiro, Ulisses Nunes; orador oficial, Aloísio Cordeiro dos Santos. Conselho Fiscal: Sebastião Ferreira da Silva, João de Deus e Raimundo Nonato da Silva.
- 1956 - Inauguração do consultório odontológico, do dentista Jório da Escóssia, no 3º andar do Edifício Siqueira, na Rua Guilherme Rocha. A bênção das instalações é dada pelo padre Antônio Alcântara. Presentes à solenidade Sílvio Piza Pedrosa, ex-governador do Rio Grande do Norte; Dantas Braga; Artur Chagas; Milton Sá; Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio); Pedro Galvão; tenente aviador Viegas Amorim; Esmerino Rocha; José Sydrião e Otto Sydrião; Maria de Jesus Holanda (Miss Ceará); Maria Teresa Sydrião, Simone Lima, Olívia Cardoso e Aldery Fernandes.
- 1956 - Abre-se em Fortaleza o XIII Congresso Nacional de Higiene, com previsão de encerramento para o dia 16.
- 1966 - Renunciam, para concorrerem à Câmara Federal, o governador Virgílio Moraes de Fernandes Távora (Virgílio Távora) e o vice-governador Joaquim de Figueiredo Correia, assumindo o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franklin Gondim Chaves (Franklin Chaves), de acordo com a Constituição Estadual.
- 1968 - Última exibição no Cine Familiar, com o filme “Bandoleiros do Mississipi”.
- 1969 - Chega a Fortaleza, vindo do Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro), o maestro Euclides da Silva Novo, para as festividades comemorativas dos seus 80 anos.
- 1986 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos de idade, o comerciante jaguaribano Celso Barreira Filho, ex-deputado estadual. Nascera em Jaguaribe-CE, 22/5/1906.
- 1992 - Fundado o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Francisco Edmilson Pinheiro, na Avenida H, s/nº, na 4ª Etapa do Conjunto Ceará, Granja Lisboa.
- 1996 - Morre, em Fortaleza, o arquiteto José Barros Maia (Mainha). Em 1933, com a regulamentação das profissões de engenheiro e arquiteto, são contemplados os práticos que já exerciam a profissão e Mainha era um deles, recebendo o título de arquiteto Licenciado. Era cearense de Fortaleza, nascido em 19/4/1901.
- 2000 - Morre, com a idade de 82 anos, em Fortaleza, o artista plástico Afonso Lopes Gonçalves. Era cearense de Fortaleza nascido em 10/1/1918. Hoje é nome de rua no Itaperi.
- 2001 - Desaparecem, após desembarcarem no Aeroporto Internacional Pinto Martins, os portugueses Antônio Correia Rodrigues, Joaquim Manuel Pestana da Costa, Vítor Manuel Martins, Joaquim Fernandes Martins, Joaquim Silva Mendes, Manuel Joaquim Barros e Luís Miguel Melitão Guerreiro, este, residente em Fortaleza e que foi recepcioná-los no aeroporto.
- 2002 - Morre, em Fortaleza, o dentista e escultor Honor Torres, nascido no Rio de Janeiro em 5/1/1914. Chegou em Fortaleza em 1946 vindo da Paraíba. Dirigiu o Centro Espírita Cearense e foi presidente da Sociedade Cearense de Artes Plásticas -SCAP, sendo um dos fundadores da Escola de Belas Artes do Ceará, juntamente com sua esposa Angélica Torres.
- 2004 - O trapezista Railson de Castro Silva, de apenas 15 anos de idade, morre no momento em que fazia uma apresentação no Circo Garjany, no bairro Bom Jardim. O garoto caiu na frente de uma plateia de cerca de 300 pessoas. O local não tinha alvará de funcionamento, que é dado pela Prefeitura de Fortaleza, nem relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros, que interditou o circo após a tragédia.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário