Pular para o conteúdo principal



Futricas Paralímpicas

No terceiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, dez brasileiros subiram ao pódio, conquistando três medalhas de ouro: duas na natação, com a pernambucana Carol Santiago nos 100m costas S12 (deficiência visual), e com o mineiro Gabrielzinho, nos 50m costas, na classe S2 (limitações físico-motoras); e uma no atletismo, com a pernambucana Fernanda Yara, nos 400m T47 (deficiência nos membros superiores).

Com os resultados do dia, o Brasil manteve a terceira posição no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos, agora com 23 medalhas (oito ouros, três pratas e 12 bronzes), atrás apenas da China (20 ouros e 42 pódios) e da Grã-Bretanha (11 ouros e 25 medalhas). Na história do megaevento, os brasileiros chegaram a 396 medalhas.

CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS 2024

SIGA O CANAL BRASIL PARALÍMPICO NO WHATSAPP

Atletismo

  • No segundo dia de atletismo, o Brasil conquistou cinco medalhas (uma de ouro, uma de prata e três de bronze).
  • A paraense Fernanda Yara ganhou a medalha de ouro nos 400m T47 (deficiência nos membros superiores), com o tempo de 56s74. 
  • A potiguar Maria Clara Augusto ganhou o bronze e fez a dobradinha do Brasil no pódio, com tempo de 57s20.
  • A potiguar Thalita Simplício conquistou a medalha de prata nos 400m T11 (deficiência visual). Ela fez o tempo de 57s21.
  • O paraibano Joeferson Marinho conquistou a medalha de bronze nos 100m T12 (deficiência visual), com o tempo de 10s84. 
  • O paraibano Cícero Nobre conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo F57 (atletas que competem sentados). Ele fez a marca de 49,46m. 

Natação

  • O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata na Arena La Défense.
  • A pernambucana Carol Santiago venceu os 100m costas S12 (deficiência visual) em Paris, com o tempo de 1min08s23. Foi o quarto ouro paralímpico de Carol (os três primeiros foram em Tóquio 2020), que bateu seu próprio recorde das Américas. Além disso, ela igualou o recorde feminino brasileiro de ouros de Ádria Rocha Santos. 
  • O mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos, ao vencer a prova dos 50m costas, na classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 50s93.
  • O brasiliense Wendell Belarmino, 26, conquistou a medalha de prata nos 50m livre S11 (deficiência visual), com o tempo de 26s11.

Tênis de Mesa

  • O Brasil conquistou duas medalhas de bronze, uma na classe WD20, e outra na classe MD18.
  • As catarinenses Bruna Alexandre e Danielle Rauen, na classe WD20, foram derrotadas pelas australianas Qin Yang e Lina Lei nas semifinais. Como não há disputa de terceiro lugar, elas garantiram o bronze.
  • O mesmo aconteceu com os paulistas Claudio Massad e Luiz Manara, na classe MD18. Eles foram derrotados pelos chineses Chaodong Liu e Yiqing Zhao nas semifinais.

Remo

  • A remadora Claudia Cícero dos Santos garantiu vaga na Final A do skiff simples, na categoria PR1.
  • Na categoria Mix2x PR3, Diana Barcelos e Jairo Klug também garantiram um lugar na Final A

Bocha

  • Os brasileiros tiveram os primeiros confrontos eliminatórios na modalidade, e apenas a pernambucana Evani Calado conseguiu avançar de fase.
  • Na categoria BC3 (com assistência), ela venceu a polonesa Edyta Owczarz por 5 a 1, e garantiu vaga na semifinal. Neste domingo, 1, ela enfrenta a australiana Jamieson Leeson por uma vaga na final.

Taekwondo

  • O taekwondo entrou no seu último dia de disputas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 
  • A paulista Débora Menezes, da categoria acima de 65kg, foi derrotada por 24 a 15 pela marroquina Rajae Akermach, na disputa pelo bronze. Débora havia sido prata nos Jogos de Tóquio 2020.
  • Já o mineiro Claro Lopes, da categoria até 80 quilos, perdeu nas oitavas de final para o croata Nikola Spajic, por 20 a 5, e ficou de fora da disputa por medalhas.

Mais resultados

  • Na competição feminina de vôlei sentado, o Brasil venceu o Canadá por 3 sets a 1; o jogo foi válido pela fase de grupos.
  • Na classe SH6 do badminton, o paranaense Vitor Tavares venceu o chinês Naili Lin por 2 sets a 0, e garantiu vaga nas quartas de final.
  • No tiro com arco, a goiana Jane Karla foi derrotada pela britânica Jodie Grinham, no arco recurvo e composto W2.
  • Também no tiro com arco, a paranaense Juliana Cristina foi derrotada por Victoria Kingstone, da Grã-Bretanha, no arco composto W1.

A delegação brasileira

Esta é a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020, que também havia sido à época a missão com mais atletas em terras estrangeiras. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.

Patrocínios

As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do goalball, tênis de mesa, bocha, natação e vôlei sentado.

As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

Os atletas Gabriel Araújo, Fernanda Yara, Thalita Simplício, Cícero Nobre, Maria Clara Augusto, Joeferson Marinho, Bruna Alexandre, e Debora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo

Os atletas Cláudio Massad Evani Calado e Danielle Rauen são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...