O mês de outubro é voltado para a campanha de prevenção à Sífilis, conhecido como Outubro Verde. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza realiza, nesta quinta (17) e sexta-feira (18/10), ações educativas de combate à doença, em Postos de Saúde e Terminais de Ônibus.
Na quinta-feira (17/10), os 134 Postos de Saúde do Município ampliaram a realização de testes rápidos, incentivando a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento contra a doença.
Já na sexta-feira (18/10), de 8 às 17 horas, as atividades são nos sete terminais de ônibus da Capital, localizados nos bairros Messejana, Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Conjunto Ceará e Siqueira.
Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para a realização do exame VDLR, voltado para acompanhamento da sífilis e para o início do tratamento no posto de saúde.
Balanço-Em 2024, de janeiro a setembro, a Capital registrou 1.614 casos de sífilis adquirida, 743 em gestantes e 526 casos de sífilis congênita. Em 2023, foram 1.123 casos de sífilis adquirida, 813 em gestantes e 499 casos congênitos.
Sobre a doença-A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride para vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente e tardia. O modo de transmissão acontece por via sexual, vertical ou sanguínea.
Comentários
Postar um comentário