O III FIMI apresenta, no Theatro José de Alencar (TJA), o recital "Música de Câmara: Conexão Brasil–Espanha".
O evento contará com a participação dos virtuosos pianistas brasileiros Diogo Monzo e Pablo Marquine, da renomada pianista espanhola Elena Font, além de jovens talentos e alunos da Casa de Vovó Dedé
A Casa de Vovó Dedé, instituição reconhecida por suas contribuições à cultura local e ao desenvolvimento de jovens músicos, promove mais uma vez um importante marco cultural em Fortaleza: o recital “Música de Câmara, Conexão Brasil – Espanha”. Essa experiência musical única reúne pianistas consagrados nacional e internacionalmente e promete diluir as fronteiras entre a música popular e a clássica, proporcionando ao público uma viagem por diferentes texturas, rítmicas e estilos presentes no repertório camerístico apresentado.
O recital, aberto ao público e com entrada gratuita, ocorrerá no dia 2 de outubro, às 19h30, no palco do Theatro José de Alencar (TJA). O evento integra a terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa (FIMI). Este projeto, promovido pela Casa de Vovó Dedé, foi criado para oferecer um espaço artístico e educativo que celebra a música e a educação musical. O FIMI combina encontros formativos e apresentações artísticas, valorizando tanto a experiência quanto o conhecimento musical, além de criar a interação entre estudantes e músicos profissionais.
O recital “Música de Câmara, Conexão Brasil – Espanha” destacará talentos reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente, como os virtuosos pianistas brasileiros Diogo Monzo e Pablo Marquine, além da prestigiada pianista espanhola Elena Font, aclamada como um dos grandes talentos do piano na Europa contemporânea, cuja presença marca uma conquista significativa para os organizadores do evento.
- O convite e aceitação de Elena Font para participar do recital reafirma o nosso compromisso em trazer para o Ceará espetáculos de renome internacional e oferecer experiências como essa à sociedade cearense, além de propiciar um convívio artístico maravilhoso para os alunos da Casa de Vovó Dedé e para os inscritos no FIMI”, celebra Ewelter Rocha, Diretor Geral e Curador do FIMI.
Além dos renomados músicos convidados, o recital também abrirá espaço para jovens talentos promissores do Ceará: Mariana Fernandes, violinista; Arthur Carlos, violoncelista; e Djalma Mattos, pianista, todos alunos da Casa de Vovó Dedé, que dividirão o palco com os convidados, trazendo frescor e vigor à programação.
O repertório foi cuidadosamente selecionado e levará a plateia a uma viagem musical inesquecível. Serão interpretadas obras de compositores brasileiros de renome como Cláudio Santoro, Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Luiz Eça, Hermeto Pascoal e Dori Caymmi. Essas seleções estarão em diálogo com peças clássicas de figuras lendárias da música europeia, incluindo F. Liszt, C. Debussy e M. Ravel, em um encontro harmônico de sonoridades e tradições.
Este recital “Música de Câmara, Conexão Brasil – Espanha” não só celebra a conexão cultural entre Brasil e Espanha, mas também ressalta a diversidade e riqueza da música instrumental, quebrando barreiras entre diferentes estilos e eras musicais. Os espectadores assistirão a uma apresentação que combina técnica e emoção genuínas, promovendo uma verdadeira celebração da música de câmara.
A Casa de Vovó Dedé convida todos para vivenciar este recital exclusivo, onde Brasil e Espanha se encontrarão no palco do Theatro José de Alencar, revivendo clássicos e explorando novas sonoridades em um espetáculo que ficará na memória de todos os presentes. É um evento imperdível para quem aprecia a música em sua forma mais sublime. Importante repetir que a entrada é gratuita e aberta ao público; dispõe de manobrista no local e solicita confirmação da presença pelo whatsapp: 98888-2244.
O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pelas empresas Grupo Edson Queiroz; Vestas; Cosampa; Rei; Freitas; Varejão; Haco; CIE Durametal; Termaco; Tubo Técnico. Conta ainda com a parceria da BG Soluções Sociais, Fix Turismo e VSM Comunicação e apoio do Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Ceará Cultura Secult e Governo do Esatdo do Ceará. Realização da Casa de Vovó Dedé e Ministério da Cultura. Para conhecer mais sobre o FIMI visite as páginas: http://www.fimifest.com.br e https://www.concursojovenstalentoscvdd.com.br
Serviço
Recital “Música de Câmara, Conexão Brasil – Espanha
Entrada: Gratuita e aberta ao público. Confirmar presença pelo whatsapp: 98888-2244
2 de outubro, às 19h30.
Theatro José de Alencar (TJA). R. Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza
Dispõe de manobrista no local.
Comentários
Postar um comentário