Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

O #BlogdoLauriberto felicita nesta sexta-feira (29/11/2024):

  • Jornalista Fenelon Rocha (foto).
  • 75 anos de Cláudio Carneiro.
  • 64 anos de Cícero Duarte Neves.
  • 58 anos de Max Swell Veras Ribeiro.

  • 48 anos da psicóloga Lisiane Forte (foto).
  • 44 anos de Ronaldo Amorim.
  • 43 anos de Pedro Lucas.


34 anos do jornalista Marcos Reis (foto).


  • 30 anos da jornalista Ana Karina Aciolly Maia (foto).
  • Tereza Lopes.




Arquivo Nirez para 29/11 na História do Ceará:

  • 1873 - Inauguram-se as estações ferroviárias de Fortaleza (provisória) e de Porangaba (Parangaba), antiga Arronches. O trem inaugural foi puxado pela máquina Fortaleza dirigida pelo maquinista José da Rocha e Silva - Mestre Rocha, formado pelo Arsenal de Marinha da Corte. No mesmo dia inicia-se a circulação normal do trem no percurso. O edifício da Estação Central da Via Férrea de Baturité no então Campo da Amélia, atual Praça Castro Carreira, no local antes ocupado pelo Cemitério de São Casemiro, que se chama atualmente Estação Central Engenheiro João Felipe, ainda não havia sido construído, sendo usado o galpão que ficava no local hoje ocupado pela administração da CBTU. Estação Ferroviária de Porangaba sim foi a que existiu até uns trinta anos atrás.
  • 1873 - O Ministro da Justiça nomeia o bacharel Praxedes Teódulo da Silva para Secretário do Tribunal da Relação no Ceará.
  • 1879 - Iniciam-se os trabalhos de assentamento dos trilhos de ferro para os bondes de tração animal da Companhia Ferro-Carril do Ceará. Os primeiros assentados foram em frente ao mercado, na Praça Carolina.
  • 1888 - Morre, em Fortaleza, o escritor e professor Manuel Soares da Silva Bezerra, nascido no Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, em 1810.
  • 1917 - Morre, aos 36 anos de idade, o cearense de Pereiro, nascido em 30/7/1881, capitão-tenente da Marinha, Francisco Dias Ribeiro, autor dos versos da canção militar “Cisne Branco”, em música de Manuel Antônio do Espírito Santo. Tem em Fortaleza seu nome em uma rua na Praia de Meireles.
  • 1927 - Fundada a União e Progresso, sociedade beneficente dos empregados da Ceará Light & Power Co.
  • 1941 - Às 20 horas são inauguradas duas novas lojas A Cruzeiro, de Rubens Lima Barros, em prédios na Rua Barão do Rio Branco, 1030 e Rua Guilherme Rocha, 183. A loja fora inaugurada em 1934.
  • 1943 - Morre, aos 55 anos de idade, o telegrafista, odontólogo, escritor, poeta, e jornalista Demócrito Rocha, ex-deputado federal, fundador, proprietário e diretor do jornal O Povo, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era natural de Caravelas, Bahia, onde nascera a 14/04/1888. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Era também esperantista. É hoje nome de bairro de Fortaleza.
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará o coronel Luís Rodrigues Barroso, que substitui o coronel Manuel Firmo.
  • 1951 - Em Fortaleza o ator Mesquitinha, que faz apresentação no Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1959 - Encerrado o Campeonato Cearense de Futebol com a partida decisiva entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do Ceará Sporting Club no Estádio Presidente Vargas, com o resultado de 0x0, mas que dava o título ao “tricolor de aço”.
  • 1961 - Eleito presidente da União das Classes Produtoras o comerciante e líder de classe Eliseu de Sousa Pereira.
  • 1977 - Criados, pela Lei 10.145, o Comando de Policiamento da Capital e o Comando de Policiamento do Interior.
  • 1984 - Morre, no Rio de Janeiro, o jornalista cearense Francisco Nogueira Saraiva, da Empresa Brasileira de Notícias.
  • 1985 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo e professor Hugo Lopes Mendonça, cearense nascido em Sobral, no dia 17/8/1916.
  • 1991 - Morre, aos 70 anos de idade, o professor Adroaldo Teixeira Castelo, cearense de Maria Pereira, hoje Mombaça.
  • 1999 - Morre o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará-Fecomércio, José Leite Martins, aos 84 anos de idade, sendo seu corpo velado no Sesc, na Avenida Tristão Gonçalves, 1245, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2004 - Incêndio de grandes proporções com duração de três horas destrói, no final da manhã, o prédio onde funcionava a Liko do Nordeste Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda., situada no Município de Maranguape e que produzia tintas à base de solvente. As chamas se iniciaram no setor de produção, por volta das 11 horas, e se espalharam rapidamente, atingindo também a parte onde funcionava o laboratório, bem como o escritório. Ao todo, cerca de 600 metros quadrados de área construída foram atingidos e tiveram a sua estrutura comprometida devido à elevada temperatura. A equipe de combate a incêndios existente na empresa, bem como à chegada de viaturas do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Águia-02, do Centro integrado de Operações Aéreas - Ciopaer, impediram que seis tanques com capacidade para cerca de 100 mil litros de solvente fossem atingidos pelo fogo, o que poderia causar uma grande explosão, capaz de provocar consequências terríveis para os moradores de toda a área situada próxima à indústria.
  • 2004 - Na Academia Cearense de Letras-ACL, assume a Cadeira 6, do Patrono Antônio Pompeu de Sousa Brasil, vaga com a morte da escritora Natércia Campos, o escritor Virgílio Nunes Maia (Virgílio Maia), saudado pelo presidente da ACL, poeta Artur Eduardo Benevides.

  • 100 anos de morte do compositor italiano Giacomo Puccini-Autor de óperas como "La bohème", "Tosca", "Madama Butterfly" e "Turandot".
  • 40 anos da morte do maestro e pianista paulista Lyrio Panicali.

  • Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino-Data instituída pela Oraganização das Nações Unidas-ONU, que tem por fim marcar a data da aprovação da Resolução 181 de 29 de novembro de 1947 na 2ª Sessão da Assembleia Geral da própria ONU, que então versava sobre a partilha da Palestina, e que possibilitou a criação do Estado de Israel.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida