O #BlogdoLauriberto felicita nesta sexta-feira (29/11/2024):
- Jornalista Fenelon Rocha (foto).
- 75 anos de Cláudio Carneiro.
- 64 anos de Cícero Duarte Neves.
- 58 anos de Max Swell Veras Ribeiro.
- 48 anos da psicóloga Lisiane Forte (foto).
- 44 anos de Ronaldo Amorim.
- 43 anos de Pedro Lucas.
34 anos do jornalista Marcos Reis (foto).
- 30 anos da jornalista Ana Karina Aciolly Maia (foto).
- Tereza Lopes.
Arquivo Nirez para 29/11 na História do Ceará:
- 1873 - Inauguram-se as estações ferroviárias de Fortaleza (provisória) e de Porangaba (Parangaba), antiga Arronches. O trem inaugural foi puxado pela máquina Fortaleza dirigida pelo maquinista José da Rocha e Silva - Mestre Rocha, formado pelo Arsenal de Marinha da Corte. No mesmo dia inicia-se a circulação normal do trem no percurso. O edifício da Estação Central da Via Férrea de Baturité no então Campo da Amélia, atual Praça Castro Carreira, no local antes ocupado pelo Cemitério de São Casemiro, que se chama atualmente Estação Central Engenheiro João Felipe, ainda não havia sido construído, sendo usado o galpão que ficava no local hoje ocupado pela administração da CBTU. Estação Ferroviária de Porangaba sim foi a que existiu até uns trinta anos atrás.
- 1873 - O Ministro da Justiça nomeia o bacharel Praxedes Teódulo da Silva para Secretário do Tribunal da Relação no Ceará.
- 1879 - Iniciam-se os trabalhos de assentamento dos trilhos de ferro para os bondes de tração animal da Companhia Ferro-Carril do Ceará. Os primeiros assentados foram em frente ao mercado, na Praça Carolina.
- 1888 - Morre, em Fortaleza, o escritor e professor Manuel Soares da Silva Bezerra, nascido no Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, em 1810.
- 1917 - Morre, aos 36 anos de idade, o cearense de Pereiro, nascido em 30/7/1881, capitão-tenente da Marinha, Francisco Dias Ribeiro, autor dos versos da canção militar “Cisne Branco”, em música de Manuel Antônio do Espírito Santo. Tem em Fortaleza seu nome em uma rua na Praia de Meireles.
- 1927 - Fundada a União e Progresso, sociedade beneficente dos empregados da Ceará Light & Power Co.
- 1941 - Às 20 horas são inauguradas duas novas lojas A Cruzeiro, de Rubens Lima Barros, em prédios na Rua Barão do Rio Branco, 1030 e Rua Guilherme Rocha, 183. A loja fora inaugurada em 1934.
- 1943 - Morre, aos 55 anos de idade, o telegrafista, odontólogo, escritor, poeta, e jornalista Demócrito Rocha, ex-deputado federal, fundador, proprietário e diretor do jornal O Povo, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era natural de Caravelas, Bahia, onde nascera a 14/04/1888. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Era também esperantista. É hoje nome de bairro de Fortaleza.
- 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará o coronel Luís Rodrigues Barroso, que substitui o coronel Manuel Firmo.
- 1951 - Em Fortaleza o ator Mesquitinha, que faz apresentação no Ceará Rádio Clube-PRE-9.
- 1959 - Encerrado o Campeonato Cearense de Futebol com a partida decisiva entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do Ceará Sporting Club no Estádio Presidente Vargas, com o resultado de 0x0, mas que dava o título ao “tricolor de aço”.
- 1961 - Eleito presidente da União das Classes Produtoras o comerciante e líder de classe Eliseu de Sousa Pereira.
- 1977 - Criados, pela Lei 10.145, o Comando de Policiamento da Capital e o Comando de Policiamento do Interior.
- 1984 - Morre, no Rio de Janeiro, o jornalista cearense Francisco Nogueira Saraiva, da Empresa Brasileira de Notícias.
- 1985 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo e professor Hugo Lopes Mendonça, cearense nascido em Sobral, no dia 17/8/1916.
- 1991 - Morre, aos 70 anos de idade, o professor Adroaldo Teixeira Castelo, cearense de Maria Pereira, hoje Mombaça.
- 1999 - Morre o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará-Fecomércio, José Leite Martins, aos 84 anos de idade, sendo seu corpo velado no Sesc, na Avenida Tristão Gonçalves, 1245, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz.
- 2004 - Incêndio de grandes proporções com duração de três horas destrói, no final da manhã, o prédio onde funcionava a Liko do Nordeste Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda., situada no Município de Maranguape e que produzia tintas à base de solvente. As chamas se iniciaram no setor de produção, por volta das 11 horas, e se espalharam rapidamente, atingindo também a parte onde funcionava o laboratório, bem como o escritório. Ao todo, cerca de 600 metros quadrados de área construída foram atingidos e tiveram a sua estrutura comprometida devido à elevada temperatura. A equipe de combate a incêndios existente na empresa, bem como à chegada de viaturas do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Águia-02, do Centro integrado de Operações Aéreas - Ciopaer, impediram que seis tanques com capacidade para cerca de 100 mil litros de solvente fossem atingidos pelo fogo, o que poderia causar uma grande explosão, capaz de provocar consequências terríveis para os moradores de toda a área situada próxima à indústria.
- 2004 - Na Academia Cearense de Letras-ACL, assume a Cadeira 6, do Patrono Antônio Pompeu de Sousa Brasil, vaga com a morte da escritora Natércia Campos, o escritor Virgílio Nunes Maia (Virgílio Maia), saudado pelo presidente da ACL, poeta Artur Eduardo Benevides.
- 100 anos de morte do compositor italiano Giacomo Puccini-Autor de óperas como "La bohème", "Tosca", "Madama Butterfly" e "Turandot".
- 40 anos da morte do maestro e pianista paulista Lyrio Panicali.
- Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino-Data instituída pela Oraganização das Nações Unidas-ONU, que tem por fim marcar a data da aprovação da Resolução 181 de 29 de novembro de 1947 na 2ª Sessão da Assembleia Geral da própria ONU, que então versava sobre a partilha da Palestina, e que possibilitou a criação do Estado de Israel.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário