Pular para o conteúdo principal



Morre Vital Farias


Morreu nesta quinta-feira (6/2/2025), aos 82 anos, o cantor e compositor paraibano Vital Farias (foto).

A informação foi confirmada pelo Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita-João Pessoa-Paraíba.

O artista faleceu em virtude de um problema cardíaco.

Vital Farias deu entrada no Dom José Maria Pires, na noite desta quarta-feira (5/2), após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Fez exames e procedimentos de emergência, mas acabou não resistindo.

O músico deixa dez filhos, seis netos e duas bisnetas.

Vital Farias nasceu em Pedra D'Água-Taperoá-Cariri Paraibano, em 23/4/1943. Em 1970, se mudou para o Rio de Janeiro e se formou em Música. Seu primeiro disco ('Vital Farias') foi gravado em 1978 e sua primeira composição gravada foi 'Ê mãe', em parceria com Livardo Alves e gravada por Ari Toledo.

Vital Farias possui dezenas de parcerias com Xangai, Elomar e Geraldo Azevedo.
Juntos, eles gravaram dois discos, que se tornaram clássicos nacionais ('Cantoria 1 e 2').



Uma de suas composições mais famosas e lembradas pelos brasileiros é 'Ai, Que Saudade D'Ocê' sucesso nas vozes de Raimundo Fagner e Elba Ramalho, e 'Era Casa, Era Jardim', lançada em 1978 e regravada por Raimundo Fagner.

  • Jornalista Ednna Maria Pontes: Conheci o grande poeta e cantador (como ele gostava de ser chamado) Vital Farias, em 1989, quando eu era repórter do Segundo Caderno (hoje Vida e Arte), do Jornal OPovo. Eu já era fã de carteirinha do Vital, do Elomar e de Geraldinho (Geraldo Azevedo), e foi uma alegria imensa entrevistá-lo para o jornal. O papo foi tão incrível que acabei sendo convidada para um encontro do Vital Farias com alguns intelectuais e seus admiradores, naquela mesma noite, na Praia de Iracema. E lá estava eu, papeando com o meu idolo, conhecendo mais da sua vida e de como nasceram seus maiores sucessos. Ele era meio excêntrico. Não andava de avião, só ia para cidades onde pudesse ir dirigindo seu próprio carro. A única bebida alcoólica que consumia era a Ginebra, uma espécie de licor feito de aguardente e bagas de zimbro. Bebida que ele levava na bagagem onde quer que fosse. Era pessoa de pequena estatura, branco, cabelos encaracolados, meios ruivos e dono de uma personalidade muito marcante. Essa foi a primeira e última vez que estive com ele pessoalmente. Nunca mais o vi e nem soube mais notícia dele, exceto por um amigo comum, que contou que ele vivia em Itaperoá, na Paraiba, de onde nunca mais saiu. A Música Popular Brasileira (MPB) perde hoje um dos maiores compositores brasileiros. Que siga na paz de Deus".
  • Cantor Zeca Baleiro: Morreu hoje o genial compositor paraibano Vital Farias, autor de obras-primas como “Veja”, “Pra Você Gostar de Mim”, “Sete Cantigas para Voar” e “Ai Que Saudade d’Ocê”, que regravei para a novela “Império”, e que, equivocadamente, algumas pessoas pensam ser minha. Não é, mas teria sido uma honra ser agraciado pela Natureza como compositor desta canção icônica, como outras tantas da lavra deste artista brilhante, um dos mais originais da geração pop nordestina dos anos 1970. Evoé, Vital! Obrigado por sua obra".
  • Cantor Geraldo Azevedo: VITAL FARIAS-Uma lembrança do fundo do baú para homenagear esse parceiro maravilhoso que partiu hoje. Que os céus lhe recebam com música e alegria, Vital. Sua obra segue viva e pulsante na Música Popular Brasileira. Vital Farias é compositor de sucessos gravados por Geraldo Azevedo, como “Saudade D’ocê” e “Veja Margarida”. Integrou, ao lado de Geraldo, Xangai e Elomar, o Projeto “Cantoria”, que lançou dois discos lindíssimos".
  • Divulgador Vevé SilvaO NORDESTE PERDEU UM DOS SEUS MAIORES REPRESENTANTES DA SUA MÚSICA COM A MORTE DE VITAL FARIAS. Aos 82 anos de idade, morreu hoje na Paraíba, vítima de problemas cardíacos, um dos maiores nomes da Música Nordestina de todos os tempos. Estou me referindo ao cantor e compositor Vital Farias. Nascido em Taperoá, no Sertão Paraibano, Vital Farias teve influência da cultura sertaneja e das tradições populares da Paraíba, sendo autor de músicas que falavam sobre o povo, sobre o sertão e sobre a resistência cultural. Era parceiro de Elomar, Geraldo Azevedo e Xangai dentre outros. Deixou uma das mais belas obras da música brasileira. É dono de um clássico que se tornou símbolo da música feita no Nordeste que é "Ai que Saudade de Ocê" regravada por dezenas de artistas. Foi autor também de “Sete Cantigas para Voar”, e "Veja Margarida" que viraram sucesso e caíram na boca do povo e que o deixaram eternizado na música nordestina e brasileira. Saudades de Vital Farias. Que o nosso bom Deus o receba de braços abertos em sua nova morada celestial".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia