Guaramiranga está em ritmo de Jazz, Blues e outros sons afins desde a última sexta-feira, 28, com a realização do 26º Festival Jazz & Blues. A cidade está movimentada com público lotando as apresentações de artistas internacionais, nacionais e locais. Além de shows, nos primeiros dias o evento foi marcado por homenagens a Léa Freire, Adelson Viana, e Maurício Einhorn. Com acesso gratuito, o evento segue até a terça-feira (4/3_, na cidade serrana, com todas as atividades abertas ao público, livres para todas as idades e sem retirada de ingressos antecipados (foto Eulino Rocha).
O público é convidado a doar um quilo de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. A programação pode ser conferida no site www.jazzeblues.com.br.
NA SEGUNDA-FEIRA (3/3)-A primeira atividade nesta segunda-feira (3), foi a observação de Aves, às 6h30, no Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja - REVIS. A ação é uma parceria do Festival Jazz & Blues com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), do Governo do Estado do Ceará, e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga na realização de ações ambientais.
O tradicional Café no Tom, às 11 horas, no Restaurante Basílico, na Praça do Teatro Municipal, trouxe o compositor Fausto Nilo para conversar com a plateia sob a mediação do jornalista, músico, produtor cultural e membro da curadoria do Festival, Dalwton Moura.
No período da tarde, o público confere a Exposição Previna, às 14 horas, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Ambas as ações são uma forma de estimular os visitantes a conhecerem a biodiversidade do Maciço de Baturité e saberem da importância em preservá-la.
E o Festival segue a partir do fim de tarde na Cidade do Jazz & Blues. Quem abre é o pianista André Mehmari, de Niterói, com o show “Choros & Pianos”, ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Thiago Espírito Santo (contrabaixo elétrico).
Na sequência, haverá o show “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, apresentado por duas jovens instrumentistas de Jazz da América Latina, a trombonista Yudith Rojas (Cuba) e a trompetista Niccole Meza (Venezuela). Com elas, os músicos Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).
Na sessão das 22 horas, o pianista carioca Jonathan Ferr apresenta o show “Especial Djavan”, com seu estilo inconfundível de Urban Jazz, em uma sonoridade futurista, com Blend de Neo Soul, Hip Hop e Jazz Fusion. E a noite termina na Cidade Jazz & Blues ao som de Fausto Nilo, com o show “Além desse futuro”, muito bem acompanhado por Alex Ramon (violão e guitarra), Tito Freitas (piano) e os amigos Jorge Helder (baixo acústico) e Mingo Araújo (percussão). Antes, ele será homenageado no palco do Festival.
TERÇA-FEIRA (4/3) A PROGRAMAÇÃO É PELA MANHÃ-As duas igrejas localizadas no Centro de Guaramiranga vão receber atrações do Festival na manhã de terça-feira. Às 9h, na Igreja da Gruta, o violonista Alisson Felix, influenciado musicalmente pela obra de Guinga, apresenta “Cheio de Dedos”, em homenagem ao compositor e violonista carioca, acompanhado pelo baixista Juvêncio Linhares.
Na Praça Municipal de Guaramiranga, às 10 horas, o Grupo Dona Zefinha apresenta “Ch@furdo”, um divertido espetáculo cênico-musical para todas as idades. Às 11 horas, na Igreja Matriz, o Duo-Denny-Maia, formado por Marcos Maia e Denny Almeida, apresenta repertório de arranjos e composições autorais em gêneros de música instrumental brasileira, como Baião, Samba, Vhoro, MPB, além de interpretações de Jazz, Blues, Flamenco, Latinos e Música Cigana.
ENDEREÇOS
- Cidade Jazz & Blues: Estádio Municipal Jean Bardawil-Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro
- Capela de N. Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta): Pousada dos Capuchinhos-Ladeira da Gruta, s/n
- Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição: Praça Frei Honório, s/n-Centro
- Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n-Centro
- Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja (REVIS Periquito Cara Suja):
- Sítio Campo do Batalha-Guaramiranga, Ceará
Comentários
Postar um comentário