Felicidades do Blog do Lauriberto nesta quinta-feira (3/4/2025) para:
- Jornalista Cecília Campos (foto).
- Jornalista Paulo Sérgio Feitosa Cordeiro (foto).
- Radialista Anderson Luís da Silva.
- Radialista Ronaldo Costa de Andrade.
- Radialista Wanderley Vieira Lima.
- 83 anos de Edimon Sarquis Jereissati.
- 56 anos de Ronaldo Agostinho de Souza.
- 55 anos de Ricardo Lima.
- 49 anos de Júnior Ximenes Aragão.
- 38 anos de Nailson Leonidas.
- 24 anos de Hilder Castro.
- Paulo Sátiro.
- Marina Antero.
- Esdras Gomes Silva.
- Gladstone de Freitas.
- Gervina Moreira.
Arquivo Nirez para 3/4 na História de Fortaleza:
- 1649 - Desembarca no Mucuripe a segunda ocupação holandesa, comandada por Matias Beck, mas impedido pela arrebentação do mar, logo decidiu estabelecer-se à margem esquerda do riacho Marajaitiba (Pajeú), sobre o morro Marajaik, onde constrói com traçado do engenheiro Ricardo Caar, um forte, batizando-o de Schoonenborch em homenagem ao governador holandês em Pernambuco, a quem era subordinado, Walter van Schoonenborch. A limpeza do terreno iniciou-se no dia nove e no dia 18 foi feita a planta.
- 1723 - Nomeado o primeiro Ouvidor Geral da Capitania do Ceará, José Mendes Machado, conhecido por Tubarão. Tomou posse somente em setembro.
- 1881 - Morre em Maranguape, no seu Sítio Ipioca, o português da Ilha de São Jorge Antônio José Correia. Nascera em 17/5/1839.
- 1900 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de lesão cardíaca, aos 40 anos de idade, o lazarista, monsenhor José Albano, que fora pároco de Parangaba, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista na Capital Federal. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 1/8/1859.
- 1900 - Acontece a primeira exposição hemerográfica do Ceará, organizada por João Batista Perdigão de Oliveira.
- 1909 - Publicado em Fortaleza o jornal A Mutuca, periódico crítico sob a direção de Paixão Filho e Rodrigues Santos.
- 1919 - Chega em Fortaleza o astrônomo Henrique Morize, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, a fim de preparar elementos precisos para a observação do eclipse solar de 29 de maio em Sobral.
- 1923 - Circula o primeiro número do Jornal do Comércio, do Partido Republicano Conservador, chefiado por José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), com redação de Raimundo Arrais. Com a vitória da Revolução de 1930, ele desapareceu.
- 1924 - Morre Benoit Levy, negociante francês radicado no Ceará ha muitos anos.
- 1924 - Apresentam-se, em recital do Teatro José de Alencar, a pianista francesa René Florigny e o violista russo Ivan Tcherkassoff.
- 1926 - Inaugura-se, na Rua dos Pacajus, 71, com fundos para a Praia de Iracema, 20, o Restaurante Beira Mar, de propriedade da firma Ramon & Barbosa, formada por Ramon Romero de Castro e Antônio Barbosa, que ficou conhecido como Restaurante do Ramon. Ramon Romero de Castro veio do Pará em 1914, iniciando aqui dirigindo o restaurante Art Nouveau, de José Rola.
- 1937 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Ludgero Garcia Filho.
- 1942 - Inaugura-se a Escola Profissional Ferroviária, pertencente à Rede de Viação Cearense - RVC. A solenidade é presidia pelo engenheiro Ítalo Bologna, diretor interino do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional, que veio de São Paulo com o fim especial de organizar e por em funcionamento a Escola. O Doutor Humberto Monte, que responde pelo expediente da RVC, esteve presente, dando palavras de incentivo a o novo órgão, que formará sistematicamente os artífices das oficinas do parque ferroviário do Ceará.
- 1946 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, capitão de corveta Amarílio Alves Teixeira, substituindo o capitão de fragata Jorge Ferreira Landim.
- 1948 - Funda-se o Comercial Clube, com sede na então Avenida Aquidabã (hoje Avenida Historiador Raimundo Girão, 714. O 1º presidente foi o comerciante Américo Lopes de Oliveira, proprietário da loja Rainha da Moda.
- 1949 - Fundada, em Fortaleza, a Sociedade Teatral da Mocidade Alencarina, tendo na presidência Hélio Góis de Oliveira.
- 1951 - Morre, às 3h da madrugada, o jogador de futebol Antônio Edgar da Silveira, conhecido popularmente por Mitotônio, ponta-esquerda do Ceará Sporting Club, vítima de congestão cerebral. Era cearense de Granja onde nascera a 22/2/1916.
- 1952 - Em solenidade realizada na sede da Associação Cearense de Imprensa - ACI, tomam posse, os elementos que completam a diretoria da Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará, eleitos recentemente: Conselho Fiscal - Jornalistas José Stênio de Lucena (Stênio Lopes), Alberto Leal Nunes, José Deusdedit Sousa, Armando Ponte de Vasconcelos (Armando Vasconcelos) e Odalves Lima. Suplentes do Conselho Fiscal - José Lima Verde Sobrinho, João Vieira Uchôa, Valter Batista Moreno, Thiago Otacílio de Alfeu e Antônio Girão Barroso. Suplentes de Diretoria - Mozart Marinho, Pompilio Filho, Amarílio Furtado, Miguel Sales e Daniel Carneiro Job.
- 1963 - Deixa a direção da Imprensa Oficial do Ceará o jornalista Carlos Hermano Cabral da Justa (Hermano Justa), sendo substituído por Ezequiel Silva de Menezes.
- 1964 - Afastado do comando da 10ª Região Militar, o general Almério de Castro Neves, ficando em seu lugar, respondendo interinamente, o coronel Aluísio Brígido Borba.
- 1966 - Inaugura-se a nova sede do Ginásio Municipal Filgueiras Lima, na Avenida dos Expedicionários, esquina com Avenida Borges de Melo, em frente ao 10º Grupo de Obuses - 10ºGO, com 14 salas de aula e funcionamento em três turnos.
- 1974 - Com as presenças do governador César Cals de Oliveira Filho; do prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) e do presidente da Assembleia, deputado Almir Santos Pinto (Almir Pinto), é empossada, no auditório da ACI, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará que tem na presidência o jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho (Tancredo Carvalho); na vice - Francisco Alves Maia; 1ª Secretaria – Maria Ivonete Moreira Maia (Ivonete Maia); 2ª Secretaria - Luciano Diógenes; 1º Tesoureiro - João Ciro Saraiva de Oliveira (J. Ciro Saraiva); 2º Tesoureiro - Edmundo Vitoriano; e Olavo Carioca, na Biblioteca.
- 1978 - Morre, aos 86 anos de idade, em Fortaleza, vítima de pneumonia, o poeta, pintor, jornalista, escritor e fotógrafo Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Pai do autor destas linhas. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de Antônio Bezerra. Nascera em Monte Alegre, na época pertencente a Redenção, hoje a Palmácia, no dia 11/02/1892.
- 1979 - Lançamento do primeiro número da Revista de Letras, do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará - UFC.
- 1985 - Cai sobre Fortaleza uma chuva de 225 milímetros, das 6 às 21 horas, deixando 600 desabrigados.
- 2001 - Morre, às 9 horas, no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza, vítima de tumor cerebral, aos 80 anos de idade, o jornalista e escritor Fenelon de Almeida, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Jardim Metropolitano. Fenelon era cearense de Jaguaruana e exerceu o jornalismo desde 1948, quando ingressou no jornal O Povo, onde foi o criador do Departamento de Pesquisa, hoje Banco de Dados.
- 2008 - A geógrafa Maria Clélia Lustosa Costa toma posse em cadeira no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, em solenidade iniciada às 19 horas, sendo saudada pela historiadora Valdelice Carneiro Girão.
- 35 anos de morte da cantora estadunidense de Jazz, Sarah Vaughan-Descrita por Scott Yanow como "uma das vozes mais maravilhosas do Século 20". No final da década de 1970, Sarah gravou discos no Brasil para as extintas gravadoras RCA e Philips, acompanhada de grandes ícones da música brasileira de projeção mundial como Wilson Simonal, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Hélio Delmiro, dentre outros.
- 15 anos do lançamento do primeiro modelo do iPad pela Apple.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.




Comentários
Postar um comentário