Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Beiju


Com sabor e tradição, o Beiju de Irará ganha status de patrimônio.

Reconhecimento oficial da iguaria destaca a trajetória de Nalvinha do Beiju e o papel das mulheres na cultura alimentar.

Nalvinha do Beiju, como é conhecida Marinalva Alves Martins Cerqueira, a mais famosa vendedora de Beiju no município de Irará, localizado a aproximadamente 133 quilometros de Salvador, está muito contente! É que a Câmara Municipal da cidade, famosa pela iguaria, aprovou o Projeto de Lei, que reconhece oficialmente o Beiju como Patrimônio Imaterial do município. A sessão foi marcada por emoção e unanimidade, segundo a sociedade local e Nalvinha logo se manifestou.

- Estou muito feliz pelo patrimônio do nosso Beiju Iraraense, o nosso patrimônio histórico do nosso município. E com muita alegria estou por aqui, me exaltando de alegria, porque comecei a fazer Beiju aos nove anos de idade e agora essa conquista. Muito obrigada, muito obrigada, sempre quero agradecer”, comentou, efusiva.


A conquista foi comemorada com especial sabor pela produtora cultural Bernadete Anunciação e pela fotógrafa Lucy Anunciação, idealizadoras do Festival Itinerante do Beiju, que há dez anos percorre comunidades rurais de Irará celebrando a cultura da mandioca, a gastronomia regional e os saberes tradicionais.

A conquista desse evento histórico está atrelada à vida da população local, que tem como produto base de sobrevivência a famosa iguaria, comercializada por parte da população.

Nau ou Nalvinha, como é carinhosamente conhecida, é uma delas. A comerciante faz parte de uma típica família, que vive da agricultura familiar. Seu marido e filhos lidam com a mandioca, de onde sai a massa para o preparo da farinha e da Tapioca, carro-chefe da família e marca registrada da mulher empreendedora conhecida como Nalva do Beiju.

- Aprendi com minha mãe e minha tia, mas meus avós já vendiam muito antes. Eu ajudava a minha bisavó e a minha avó. Os produtos eram vendidos todos os sábados na feira livre da cidade. Tenho 45 anos de profissão de Beiju, cresci no dia a dia fazendo Beiju, ajudando a minha mãe. Casei e continuei na lida do Beiju. Meu marido vendia a farinha e eu fazia Beiju”, conta.

O trabalho na roça envolvia os filhos de Nalvinha e o marido, que acompanhavam todo o processo. 

- O tempo foi passando, a gente foi evoluindo, vieram os projetos dos pequenos produtores. Os meninos foram estudando e também ajudando. A verdadeira mão de obra familiar”, conta.

Com sua simplicidade, Nalva relata como tudo começou e diz, que a fama veio depois de muita labuta com o trabalho. 

- Naquele tempo vinha muita gente de Salvador para fazer feira, os ônibus vinham lotados. Quando chegavam na entrada da rua, eu já começava a vender Beiju e o povo gritava. ‘Ô, Nalvinha do Beiju! Nalvinha do Beiju já chegou com o balaio de Beiju! Eu quero Beiju, Nalvinha!’. Eu botava o balaio no chão, despachava o povo, e ia até o Mercado Municipal. Quando chegava no Mercado, eu já tinha vendido o Beiju quase todo”, conta.

Criativa, foi Nalvinha quem inventou o Beiju colorido, que ela chama de Beiju nutritivo. À massa, misturam-se as folhas de couve, a beterraba ou a cenoura. A ideia veio em 2004, na primeira Feira da Mandioca da cidade.

- Um dia estava fazendo o arroz com a cenoura e o colorido me chamou a atenção. Então pensei: se tingisse o Beiju com a cenoura ou o açafrão, ele também ficaria colorido. Assim, na primeira Feira da Mandioca, resolvi dar um colorido à barraca com os Beijus tingidos de couve, cenoura e beterraba. A ideia não era comer os Beijus, mas o povo não aguentou ver e comeu tudo. No dia seguinte, tive, que arrumar tudo novamente”, informa.

Desde então os Beijus nutritivos de Nalvinha são um dos seus maiores sucessos, comercializados até hoje. 

- Faço com recheio de banana-da-terra e canela, pode ser banana-da-terra e coco, com frango e as folhas da ora-pro-nóbis. Mas tem todo tipo de recheio. Banana-da-terra com carne de sertão, com carne do sol, banana-da-terra com queijo, com purê de aipim, com carne seca, banana-da-terra com canela, banana-da-terra com coco e queijo, galinha de quintal com maturi, carne seca com ora-pro-nóbis”, enumera.

O Beiju é o carro-chefe do município de Irará. No local, muitas mulheres sustentam as famílias vendendo a iguaria. Mas as mulheres, que participam das cooperativas para incrementar o negócio não tinham representatividade e acabavam vendendo os produtos em meio aos tantos trabalhos comercializados durante a Feira da Mandioca, evento ligado aos agricultores de um modo geral.

Quem reparou que o Beiju poderia ser a estrela da história foi a produtora cultural Bel Anunciação, que ao lado da irmã, Lucinha Anunciação, criou o Festival do Beiju.

- Em 2015 a gente viu a necessidade de valorizar mais o Beiju, a mulher, que faz o Beiju, porque já tinha a Feira da Mandioca, mas não representava muito a mulher. Representava os agricultores, homens e mulheres, mas não tinha o foco no eiju, uma iguaria importante também. Aí a gente fez o Festival Cultural como um intercâmbio também entre cidades, entre mulheres, que produzem Beiju em várias cidades da Bahia. Então, esse é o objetivo, promover o Beiju das mulheres de Irará e de outras cidades do estado”, revela Bel.

O espírito empreendedor da beijuzeira Nalva fez com que ela enxergasse o festival como uma oportunidade, assim como participou de tantos outros eventos, que pudessem promover a iguaria.

- Eu acreditei no projeto, que veio enriquecer a cultura das bejuzeiras do município. O Beiju é o carro-chefe do nosso município. Muitas mulheres sustentam suas famílias com o Beiju”, destaca.

E relembra como o festival acabou sendo uma grande referência para projetar a cultura do Beiju, entranhada nos costumes do seu povo e fruto da terra.

- Essa é a nossa comida da refeição, do nosso dia a dia. A gente foi criada com isso, a gente conhece. O ora-pro-nóbis, folha, que é riquíssima, o bredo, o maturi, que é a castanha verde, a galinha caipira, de quintal, a gente vai misturando com o Beiju, é da gente, é da roça. Não tem química, a gente deve usar nossas coisas, da nossa região, fomos criados com isso”, diz, consciente do valor da iguaria.

E enfatiza a valorização do produto, que hoje tem reconhecimento no mercado como um alimento nutritivo e saudável.

- A Tapioca é uma comida típica daqui da zona rural. Eu mesma tomava café com Tapioca, mas feita diferente, num caco de barro, recheada com a carne de sertão, a carne do sol. A carne era assada na brasa e a gente botava na Tapioca, no Beijuzinho, que a gente fazia ali, na hora, para tomar café”, conta.

E Nalva do Beiju fala dos novos tempos, do avanço do mercado, que valorizou o produto. 

- Graças a Deus, com a renovação, hoje a gente faz esse Beiju. Na verdade, essa renovação não foi uma descoberta. A gente colocou em prática o que a gente já fazia há muito tempo”, reflete.

E para homenagear as mulheres, a aguerrida Nalva do Beiju nos brinda com um delicioso Beiju nutritivo tingido com folha de couve.


Receita do Beiju (ou Tapioca) nutritivo-Ingredientes:

  • 1 folha de couve
  • 10ml de água
  • 100g de goma seca (fécula da mandioca)
  • 25g de carne seca (triturada)
  • 25g de queijo
  • Sal a gosto
  • 1 fatia de banana-da-terra desidratada
  • Manteiga a gosto

Modo de preparo: Triture a folha de couve no liquidificador com a água até ficar homogênea. Misture a goma seca com a couve já triturada. Após misturar a goma com a couve, passe em peneira fina. E está pronta a massa do Beiju nutritivo.

Preparo do Beiju: Em frigideira antiaderente pré-aquecida, espalhe três colheres de Tapioca de forma circular. Espere assar, vire e acrescente o recheio, que pode ser banana-da-terra, queijo e carne. Dobre em forma de pastel e pincele com manteiga. E pode degustar!

  • Com informações de Isabel Oliveira e fotos de Lucy Anunciação.
  • Esta reportagem foi publicado em 2022 e reeeditada em 2025 com as novas informações sobre o Beiju como Patrimônio Imaterial.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...