Pular para o conteúdo principal



Educação Fiscal 2

A Educação Fiscal deve começar na Escola Primária. Esta é a opinião da educadora fiscal e  gestora do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Clarissa Cavalcante Barroso.

- É super importante a gente  iniciar desde da fase infantil a incutir nas crianças esses conceitos relacionados à Cidadania, a ter cuidado com os bens públicos. A gente precisa já começar a incutir isso desde a infância para que a criança já cresça com essa mentalidade dessa visão da coletividade, do bem-estar social e não das questões individuais", destaca Clarissa Barroso (foto).

- Ter essa visão do todo, da coletividade, da solidariedade. Todos esses conceitos são importantes já serem passados desde a vida infantil, digamos assim, desde criança. Você já precisa começar a incutir isso", completa Clarissa Barroso.

Para Clarissa, a Educação Fiscal também deve começar de casa:

- Nós pais, a gente já disse nossos filhos, né, que o tributo é uma carga muito pesada. Tudo, que a gente consome, tudo, que a gente faz tem uma taxa, tem um produto. Mas vou lembrar aqui o meu filho, mas ele teve um projeto na Escola que falava exatamente isso. O tributo volta através de de serviços e de bens para a sociedade", ensina Clarissa.

Para ela:

- A gente tem, que destruir essa cultura de que o Imposto é uma coisa ruim. Muito pelo contrário, o Imposto é um aliado da sociedade. Sem o dinheiro arrecadado dos impostos, não tem como se fazer Políticas Públicas. As Políticas Públicas são principalmente financiadas com o dinheiro arrecadado pelos impostos, que nós cidadãos praticamente todo dia pagamos. Então a gente precisa não só de fato pagar os nossos impostos, como a gente também precisa exercer o Controle Social, de ver de que forma está sendo aplicado os impostos, que nós cidadãos recolhemos, pagamos. Como é que isso está sendo aplicado? 

Clarissa Barroso cita um exemplo:

- Agora, o Brasil saiu do Mapa da Fome. Claro, que ele saiu do Mapa da Fome graças às Políticas Públicas de uma Política como Bolsa Família, que é uma Política, que existe desde 2013, que já tá trazendo excelentes resultados. Já se comprovou, que mais de 60% das famílias, que os filhos, os pais eram beneficiados do Bolsa Família, hoje os filhos não precisam mais do Bolsa Família. Isso é um resultado muito bacana de uma Política Pública, que sempre foi tão questionada, que tem pessoas, que não concordam com essa Política Pública. Mas não é questão de concordar ou não concordar. Hoje já tá mais do que provado, que trouxe realmente muitos benefícios pra sociedade e filhos de pessoas, que eram beneficiados hoje, não precisam mais de Bolsa Família". 

A educadora fiscal, Clarissa Barroso salienta:

- Então, de fato, a gente precisa reconhecer o fruto dos impostos, que a gente paga através de um Sistema Único de Saúde-SUS, através aqui do Estado do Ceará, das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que são formidáveis no sentido de que a criança, o adolescente estando dentro da Escola, ela está num local protegido. Quando ela vai pra Escola de Ensino de Tempo Integral, ela ali tem a Educação, tem a Saúde, porque bem alimentada, as pessoas têm uma melhor Saúde, tem a questão da Segurança, ela está ali protegida. Então assim, a gente precisa enquanto cidadãos, reconhecer o que é feito com dinheiro dos impostos e não só reconhecer, mas também fazer exercer o Controle Social.

Sobre a questão de gastar mais do que arrecada, Clarissa Barroso explica:

- Você não deve gastar mais do que é arrecado, não vale pro Estado, mas vale pra família. Sim, é verdade. Mas isso é diferente das finanças individuais da família, é bem diferente das finanças do Estado. Porque o Estado ele pode de fato imprimir moeda etc. Então não é exatamente essa comparação não é perfeita porque é diferente. Às vezes o Estado pode se endividar, e isso às vezes não é negativo, não é necessariamente negativo, porque através daquilo ele pode fazer investimento. É diferente de uma família, que de fato uma família não pode gastar mais do que do que sua renda, do que de fato ganha. Então, há de se fazer essa diferença".

Sobre a Responsabilidade Fiscalm Clarissa Barroso lembra:

- A questão da Responsabilidade Fiscal é muito importante. A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um divisor de águas. Aí nessa questão de como é de fato usado o dinheiro público. É muito importante que ela seja observada".

Sobre o Dia Sem Imposto, Clarissa Barroso salienta:

- O Mercado colocou essa falácia de um Dia Sem Imposto. O fato das mercadorias são caras por causa dos Impostos. Sim, mas aí eu faço uma pergunta para rebater isso. Imagine um Dia Sem Imposto agora. Imagine um Dia sem Estado, onde você amanhece o dia, não tem Escola Pública; não tem Hospital Público; você leva uma queda de bicicleta, não tem Samu; você fica exposto à violência, porque não tem Polícia, Policiamento, enfim. Eu acho muito importante, que a gente tenha essa pensamento crítico. Crie um Dia sem Imposto, tudo bem. E um Dia sem Estado; um Dia sem SUS; um Dia sem o Hospital Público; um Dia sem a Escola Pública. Então a gente precisa como cidadão, observar tudo isso", finaliza a educadora fiscal Clarissa Barroso Cavalcante.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...