Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas

Caruru mantém essência ancestral mesmo com a modernidade do delivery
Reconhecida como patrimônio imaterial no estado, a iguaria reafirma sua força como símbolo cultural e gastronômico da Bahia


- Foto: (Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde)

Nas ruas, nas praças, nas casas e nos terreiros, é tempo de caruru na Bahia, com seu cheiro inconfundível. E não há quem não fique de olho no caruru dos pagadores de promessas para agradar a Cosme e Damião, seja na iguaria ofertada por amigos, vizinhos ou familiares. A ideia é conseguir um lugarzinho para abrigar o estômago e o core.

Para quem ainda não recebeu um convite especial para desfrutar dessa iguaria ímpar — ou, por algum motivo, não pode cozinhar o seu próprio caruru — vai no embalo dos deliverys, prática contemporânea que já se consolidou há alguns anos na Bahia. O que importa é provar um dos pratos mais saborosos da cultura baiana. Atualmente, o que não falta é cozinheira profissional de quentinhas de caruru e seu negócio por meio do delivery.
Tudo sobre Histórias & Sabores em primeira mão!


| Foto: Jefferson Peixoto / Secom-PMS

“Houve mudança no perfil do cliente, que, na pós-pandemia, se acostumou. E nós já estávamos nesse movimento de entrega por delivery, então foi muito tranquilo”, conta Denise Pithon, da empresa Dra. Caruru (@dra.caruru) , que passou a vender a iguaria há 14 anos, no esquema de entrega.


| Foto: Dra. Caruru / Divulgação

Segundo Andrea Silva, baiana que também vende o produto nessa modalidade, acredita que a procura está muito ligada ao fato de que nem todos sabem cozinhar — e acabam apelando para a compra do caruru por delivery. O fato é que a iguaria, símbolo de fé, memória ancestral e solidariedade, é muito procurada. E, para quem não teve a sorte de receber um convite especial para desfrutar de uma das iguarias mais saborosas da Bahia, tem a opção de comprar a quentinha.


| Foto: Dra. Caruru/ Divulgação

“O público, hoje, procura pronto para consumo, devido à comodidade, ao sabor — que não é encontrado por todo mundo, em todo lugar — e também pelo gasto. Porque, às vezes, as pessoas têm aquele gasto, mas não sabem realmente o sabor, como chegar naquele sabor, e acabam preferindo encomendar”, explica Andrea .

Seja para fins solidários ou comerciais, as quentinhas têm feito sucesso e a praticidade ganhando cada vez mais força. Embora a tradição — que sempre reuniu familiares para a confecção do caruru em pagamento de promessas — ainda seja encontrada pela Bahia afora.


| Foto: Dra. Caruru / Divulgação

Símbolo dos tempos modernos, as vendas do caruru por delivery, muitos acreditam, mantêm a tradição e a herança ancestral: um legado que mistura gastronomia, sabor e fé. Denise, a Dra. Caruru, reforça que é a instrumentalização da tradição.


| Foto: Cortesia/Internet

“Nossa proposta é justamente manter a tradição da comida baiana, seja na Semana Santa, em setembro com o caruru dos meninos, seja em dezembro, com o caruru de Santa Bárbara. Somos a instrumentalização da tradição. Essa proposta que nos conecta com nossa ancestralidade, através da explosão de sabores próprios da culinária baiana — experienciando e vivendo nossa baianidade — leva alegria através desses sabores”, afirma Denise.

Andrea reforça que, na Bahia “O que não pode faltar é o caruru, o vatapá, o xinxin de galinha, a banana-da-terra, a farofa, o arroz, a cana e a rapadura. Isso não pode faltar. É imprescindível! Esses ingredientes têm que estar no prato de um bom baiano — ou então de um bom turista que queira conhecer o caruru”, afirma.


| Foto: (Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde)

Confeccionado ainda hoje nos lares, mas também colocado à venda por meio de delivery — atendendo a uma necessidade contemporânea —, a manifestação cultural que todos os anos se mantém como tradição foi, desde o ano passado, reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia. Feito que só reforça que, mesmo com a modernidade e a praticidade, o caruru mantém sua essência: é uma refeição de fé e traduz a identidade baiana.

Como o caruru é saborosamente complexo, hoje a coluna Histórias & Sabores vai ensinar uma farofinha gostosa feita por Denise, a Dra. Caruru! Essa iguaria que faz parte do prato, ainda dá tempo de fazer.

Farofa de dendê-Ingredientes
  • 1 cebola liquidificada
  • 100 ml de azeite de dendê
  • 80 g de camarão seco triturado
  • 200 g de farinha de mandioca (aproximadamente)
  • Sal a gosto.
Modo de preparo-Doure a cebola liquidificada no azeite de dendê. Quando a cebola desidratar, acrescente o camarão seco triturado e deixe dourar um pouco. Em seguida, adicione a farinha aos poucos e corrija o sal.
  • @isabel _qoliveira
  • belaoliveira2729@gmail.com
  • Isabel Oliveira (facebook)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.