Pular para o conteúdo principal



Encontro debate caminhos de enfrentamento na Era das Plataformas

Misoginia Online: encontro reúne lideranças e autoridades para debater caminhos de enfrentamento na Era das Plataformas.

Promovido pelo Olabi, evento paralelo à X Conferência do MESECVI e à Reunião de Ministras e Altas Autoridades sobre Mulher do Mercosul, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, discute impactos da violência de gênero nos ambientes digitais e as formas de avançar em políticas e recomendações para proteção de meninas e mulheres.


No Brasil e em outros países da América Latina há consenso sobre a necessidade de promover respostas eficazes e articuladas às violências direcionadas a mulheres e meninas em ambientes digitais. O tema ganhou espaço no governo brasileiro e ocupa parte da programação lateral da X Conferência dos Estados Partes do Mecanismo de Acompanhamento da Convenção de Belém do Pará (MESECVI) – promovida pelo Ministério das Mulheres – com o evento “Misoginia Online: Caminhos para o Enfrentamento”, organizado pelo Olabi em parceria ainda com a Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República e apoio do Governo do Reino Unido e do Fundo Elas. A programação acontece nesta terça (9) e quarta (10 de dezembro de 2025).

Governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil têm reforçado que as violências não se limitam a ataques individualizados: operam a partir de arquiteturas de rede, modelos de monetização e mecanismos algorítmicos que amplificam conteúdos misóginos e criam barreiras concretas ao exercício pleno de direitos. Os crimes de ódio, as dinâmicas de adultização, desinformação com viés misógino e estruturas de plataformização da violência moldam a experiência digital e impactam diretamente a cidadania, a participação pública e a segurança de mulheres e meninas.

Ao longo dos dois dias, gestoras públicas, pesquisadoras e líderes que atuam em diferentes setores debatem com o objetivo de contribuir para incidências nas agendas de políticas de internet e direitos de meninas e mulheres. O evento busca avançar na compreensão dos impactos da violência de gênero online sobre a democracia, a cidadania e os direitos humanos, além de construir recomendações capazes de incidir em legislações, diretrizes e políticas públicas.

A programação aprofunda debates sobre a violência de gênero como modelo de negócio e a plataformização da misoginia, examina o ECA Digital sob a perspectiva de gênero – especialmente no que diz respeito à adultização de crianças e meninas – e discute caminhos para a responsabilização e o enfrentamento jurídico aos discursos de ódio. Também estão previstas mesas dedicadas ao intercâmbio regional entre países do Mercosul e ao compartilhamento de práticas e marcos em construção em diferentes órgãos públicos.

A abertura contará com a apresentação “Diversidade by design: projetando algoritmos para a justiça de gênero”, ministrada por Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi, que irá mostrar como as arquiteturas algorítmicas podem reproduzir desigualdades, mas também podem ser pensadas para ampliar justiça, segurança e participação.

Em seguida, o painel “Violência de gênero como modelo de negócio: a plataformização da misoginia”, com Bianca Kremer (CGI.br), Nina Santos (SPDIGI/Secom/PR), Daniela Silva e Mariana Valente (participação remota), analisa como arquiteturas de rede, monetização e dinâmicas algorítmicas sustentam e amplificam conteúdos misóginos. A conversa será mediada por Gabriela Agustini, também codiretora executiva do Olabi. O dia termina com a Mesa de Ministras do Mercosul, dedicada a apresentar abordagens e respostas regionais articuladas para enfrentar a violência online.

O segundo dia (quarta-10) aprofunda o debate a partir da perspectiva da infância e da responsabilização jurídica. A programação começa com o Painel “ECA Digital sob a perspectiva de gênero: Misoginia e Adultização de crianças no ambiente online”, reunindo Horrara Moreira (Instituto Curumim Erê), Janara Sousa (Ministério das Mulheres), Luciana Belin (NetLab/UFRJ), Fabiana Pinto (Mulheres Negras Decidem), Livia Rocha (Girl Up) e Maria Mello (participação remota), com mediação de Mariana Ochs (Educamídia). As convidadas analisam como meninas são expostas a ataques, práticas de adultização e conteúdos misóginos que ainda carecem de regulação e respostas públicas.

Na quarta-feira à tarde, a “Mesa de diálogo sobre misoginia e responsabilização” aborda o ciclo da violência online e os desafios jurídicos para enfrentar discursos de ódio direcionados a meninas e mulheres, discutindo limites regulatórios, caminhos para responsabilização e a necessidade de articulação entre órgãos públicos, plataformas e sociedade civil.

Gabriela Agustini explica, que a Misoginia Online opera em múltiplas camadas, sociais, técnicas, econômicas e políticas. 

- Reunir especialistas que compreendem essas dimensões, da arquitetura de rede às implicações democráticas, é fundamental para avançar em soluções que sejam realmente coletivas e sustentáveis”, completa.

MESECVI


A X Conferência dos Estados Partes do Mecanismo de Acompanhamento da Convenção de Belém do Pará (MESECVI) é o décimo encontro bienal do órgão político responsável por avaliar o cumprimento da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, adotada em 1994. Criado em 2004, o MESECVI reúne Estados, especialistas e organismos regionais para monitorar avanços, produzir recomendações e fortalecer a cooperação hemisférica sobre violência de gênero, incluindo temas como violência digital, acesso à justiça e reparação.

PROGRAMAÇÃO 


Terça (9)
  • 16 horas — Abertura.
  • 16h20 — Apresentação: “Diversidade by design: projetando algoritmos para a justiça de gênero”-Silvana Bahia (Olabi).
  • 17 horas — Painel 1: “Violência de gênero como modelo de negócio: a plataformização da misoginia”-Bianca Kremer (CGI.br), Nina Santos (SPDIGI/Secom/PR), Daniela Silva (especialista em políticas públicas de internet), Mariana Valente (InternetLab / Universidade de St. Gallen — participação remota) com mediação de Gabriela Agustini (Olabi).
  • 18h30 — Mesa de Ministras do Mercosul: “Violência online: respostas regionais articuladas”.
  • 19h15 — Encerramento.
Quarta (10)
  • 10 horas — Abertura.
  • 10h30 — Painel 2: “ECA Digital sob a perspectiva de gênero: misoginia e adultização de crianças no ambiente online” com  Horrara Moreira (Instituto Curumim Erê), Janara Sousa (Ministério das Mulheres), Luciane Belin (NetLab/UFRJ), Fabiana Pinto (Mulheres Negras Decidem), Livia Rocha (Girl Up) e Maria Mello (participação remota). Mediação: Mariana Ochs (Educamídia).
  • 12 horas — Intervalo para almoço.
  • 14h15 — Mesa de diálogo: “Misoginia e responsabilização: ciclo da violência online e enfrentamento jurídico aos discursos de ódio contra meninas e mulheres”.
  • 16 horas — Encerramento.
SERVIÇO
  • Misoginia Online: Caminhos para o Enfrentamento.
  • 9 e 10 de dezembro de 2025.
  • Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999-Edson Queiroz-Fortaleza-Ceará).
  • Realização: Olabi, Ministério das Mulheres e Secretaria de Políticas Digitais / Secom-PR
  • Apoio: Governo do Reino Unido e Fundo Elas






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...