Pular para o conteúdo principal



ANJ homenageia Instituto Palavra Aberta e celebra jornais centenários


A premiação, na ESPM Tech, em São Paulo, foi entregue à presidente do Instituto, Patricia Blanco, pelo presidente do Conselho de Liberdade de Imprensa da ANJ, Francisco Mesquita Neto, e pelo presidente-executivo da entidade, Marcelo Rech.

’Celebramos hoje o trabalho do Instituto Palavra Aberta, uma iniciativa coletiva e inovadora que, há 15 anos, parece ter antecipado com precisão o mundo em que vivemos: um ambiente cada vez mais digital, no qual o grande desafio gira em torno de um conceito que está longe de ser modismo ou mero jogo de palavras: a integridade da informação’, disse Mesquita Neto.

’Na prática, o Palavra Aberta, por meio de sua vibrante equipe, liderada pela nossa querida Patrícia Blanco, defende de forma incansável algo essencial para qualquer sociedade que deseja permanecer livre e avançar: as liberdades de imprensa e de expressão, o direito de anunciar, o acesso à informação e ao conhecimento e, sobretudo, a participação crítica e construtiva no ambiente online. Em outras palavras, a cidadania’, afirmou o publisher do Grupo Estado.

“O prêmio reconhece a trajetória do instituto como referência nacional na proteção do jornalismo, na promoção da cidadania informacional e no incentivo a práticas voltadas a uma sociedade mais justa e plural. Ao longo de seus 15 anos, o Palavra Aberta se tornou uma das principais instituições em defesa da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil. E foi além, atuando também de forma estrutural contra a desinformação, ao estender sua abrangência para a cada vez mais necessária educação midiática’, disse Rech.

Instituto Palavra Aberta é referência nacional para a liberdade de expressão

Ao receber o prêmio, Patrícia Blanco, presidente do Instituto, destacou os avanços da entidade: ’Nesses 15 anos, o Palavra Aberta cresceu, se fortaleceu e se tornou nacional, com presença em todos os estados, especialmente por meio do EducaMídia.’

Em 2025, o Instituto impactou mais de 3 milhões de estudantes, ampliando ações em parceria com redes estaduais e reforçando seu papel como agente de transformação.

Fortalecimento do jornalismo

O Instituto também ampliou sua atuação no fortalecimento do jornalismo profissional, no combate à violência contra jornalistas e na construção de políticas públicas que promovem a educação midiática e digital no país.

Um marco importante, segundo Patricia, foi a inclusão da educação midiática na BNCC e sua instituição como diretriz pelo MEC, tornando-a obrigatória a partir de 2026. Um avanço histórico para o Brasil.

Público diverso, impacto crescente

O Palavra Aberta hoje atua com um ecossistema amplo: Formuladores de políticas públicas professores e gestores jovens e famílias público 60+.

’Tudo com foco no pensamento crítico, no uso responsável das tecnologias e na valorização do papel de cada pessoa como produtora e consumidora de informação’, disse Patricia.

Ela reforçou o que consudera um ponto essencial:

’Sem educação midiática, não existirá audiência crítica.
Sem audiência crítica, não há jornalismo de qualidade.
E sem jornalismo independente, não há democracia.’

A mensagem, disse ela, sublinha o elo direto entre jornalismo, liberdade de expressão, direitos humanos e participação cidadã, pilares de uma sociedade verdadeiramente livre e plural.

A presidente do instituto disse que o prêmio reforça valores que sustentam desde sua criação: defesa intransigente da liberdade de expressão valorização do jornalismo profissional promoção da educação midiática como base para uma sociedade democrática.


Jornais centenários
Durante a cerimônia do seu Prêmio, a ANJ também celebrou os jornais centenários associados que marcaram a história da imprensa brasileira e ajudaram a fortalecer a democracia ao longo de mais de um século.

Esses jornais atravessaram gerações, registrando grandes acontecimentos — da Primeira República à era digital — e mantendo vivo o compromisso com a verdade, a memória nacional e a fiscalização e o escrutínio do poder em benefício dos brasileiros.

’Os jornais centenários são guardiões da história do país”, destacou Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ.

’Com enorme facilidade e baixo custo, grupos mal-intencionados têm utilizado a IA para distorcer fatos, criar ilusões quase reais e gerar incerteza’, disse Francisco Mesquita Neto, presidente do Conselho de Liberdade de Imprensa da ANJ. ’Celebrar nossos jornais centenários é celebrar a credibilidade, decisiva para o aprimoramento da democracia e do desenvolvimento sustentado’, comentou. ’Um jornal é um ser vivo, e chegar aos 100 anos significa ter cumprido a missão de informar, formar opinião e difundir cultura. Temos muito a celebrar’, disse, ao enfatizar que o jornalismo é o grande antídoto à desinformação e pilar da democracia.

Jornais centenários homenageados:

• ACidade On (Ribeirão Preto) – 120 anos
• A Notícia (Joinville) – 102 anos
• A Tarde (Salvador) – 113 anos
• A Tribuna (Santos) – 131 anos
• Correio do Povo (Porto Alegre) – 130 anos
• Cruzeiro do Sul (Sorocaba) – 122 anos
• Folha de S. Paulo – 104 anos
• Gazeta do Povo (Curitiba) – 106 anos
• Jornal do Commercio (Manaus) – 121 anos
• Jornal do Commercio (Recife) – 106 anos
• Monitor Mercantil (RJ) – 113 anos
• O Globo (RJ) – 100 anos
• O Estado de S.Paulo – 150 anos

Após a premiação, a ANJ promoveu o painel “IA e o futuro do jornalismo”, com a participação de líderes de redação de alguns dos principais jornais do país, coordenado por Marta Gleich (Grupo RBS).


Participaram do debate:

• Sérgio Dávila – Folha de S.Paulo
• Eurípedes Alcântara – O Estado de S.Paulo
• Alan Gripp – O Globo
• Patricia Blanco – Instituto Palavra Aberta

Os executivos discutiram os impactos da IA no jornalismo, os desafios da informação de qualidade e o papel das instituições em um cenário de inovação e desinformação.

Fotos: Rogério Lorenzoni/Studio3x
Link com as fotos em alta de todo o evento de hoje: https://fromsmash.com/X4EBh~64cg-et

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...