Pular para o conteúdo principal



Aparelho para anestesia sem dor é patenteado por professores da UFC

O medo de ir ao dentista é algo sempre presente não só no universo das crianças mas também no de muitos adultos.

Pensar na dor da agulha penetrando a gengiva já é o suficiente para que muitas pessoas desistam de seu tratamento dentário. Mas e se a anestesia aplicada nos procedimentos odontológicos não causasse dor?

Uma nova invenção, que acaba de se tornar a primeira carta patente de titularidade exclusiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), pode trazer muita gente de volta à cadeira do dentista.

No vídeo os professores Jeová Siebra e Juliana Gondim explicam como funciona o equipamento:

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu a carta patente que outorga à UFC a propriedade, em todo o território nacional, da invenção de um novo equipamento robótico de aplicação de anestesia bucal. A patente, que tem validade de 10 anos, é a terceira alcançada pela Universidade e a primeira que traz a Instituição como única titular.

O invento é de autoria do professor do Curso de Odontologia José Jeová Siebra Moreira Neto, em parceria com a também professora do curso Juliana Oliveira Gondim e com os pesquisadores Augusto Darwin Moreira de Araújo Lima e Alexssandra Camarço Prado Lima, que, na época do depósito do pedido da patente, cursavam, respectivamente, doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC.

O equipamento surge com a proposta de substituir as temidas seringas nos procedimentos odontológicos, trazendo uma aparência bem mais amigável, uma vez que o paciente nem sequer visualiza a agulha, que fica embutida no aparelho. “Existem equipamentos similares, mas o nosso deu alguns passos à frente. É uma anestesia que realmente não causa dor. Os outros só contemplam a velocidade do fluxo de injeção do anestésico. O nosso, além disso, controla, através do computador, a velocidade de penetração da agulha e cria uma vibração que faz com que o paciente não sinta dor”, explica o professor Jeová Siebra.
PARCERIAS PARA O INVENTO O pedido da patente foi feito ainda em 2013, mas o início das pesquisas se deu em 2010, quando a equipe de pesquisadores ganhou edital de subvenção da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Após este, vieram outros dois editais, todos os três propostos pela Clínica Odontológica Moreira e Araújo, de propriedade do dentista Augusto Darwin, que é irmão do professor Jeová Siebra.

“Ele [Augusto Darwin] teve a ideia dos equipamentos e, na UFC, foram feitos os testes clínicos. Em 2013, ele era aluno de doutorado da UFC, e a esposa dele, Alexssandra, de mestrado. Minha esposa, Juliana, também é professora da UFC. Então, decidimos depositar o pedido de patente com a UFC como titular”, explica o professor.

“Sem essa integração, com o Governo do Estado fazendo a subvenção, a empresa apresentando o projeto e a Universidade validando-o, dificilmente teríamos um produto como o que desenvolvemos”, destaca Jeová Siebra. “Temos que valorizar cada vez mais a importância de ter essa tríade. A iniciativa privada para buscar a resposta para o mercado; a universidade com seu know-how; e o governo com o suporte de risco tecnológico alto, porque, quando falamos em inovação, não temos certeza de que o invento vai dar certo”, reforça.

POTENCIAL DE MERCADO - O professor afirma acreditar no potencial mercadológico do produto, para o qual vê possibilidades de penetração não só no mercado local como no nacional e internacional. “Existe um caminho grande entre desenvolver algo inovador e colocar no mercado. Normalmente, no Brasil, a gente fica muito a reboque dos produtos que vêm do exterior; não temos uma cultura inovadora estabelecida. Em relação a esse equipamento, portanto, estamos agora na fase de buscar parcerias para levá-lo para o mercado”.

Jeová vê, com a concessão da patente, um ciclo se fechar, que partiu da demanda, que são os pacientes com dor, e seguiu com a montagem de um “quebra-cabeças de soluções tecnológicas”, como afirma, até que fosse concedida a patenteabilidade da invenção. Todo o processo despertou nele um desejo de continuar inovando, tanto que agora já participa de um grupo de trabalho para uma nova invenção. “O novo projeto é criar um mecanismo que evite a contaminação de dentistas com o Novo Coronavírus ou outros vírus na hora de fazer os procedimentos. Já estamos avançados nos protótipos”, empolga-se.
INOVAÇÃO NA UFC - A patente é um dos tipos existentes de propriedade intelectual, a qual inclui também registros de software e desenho industrial. A UFC possui hoje 266 ativos vigentes, registrados no INPI, dos quais 249 são patentes tendo a Universidade como titular. Mas, entre depositar o pedido de patente e, de fato, tê-la concedida, há um largo processo.

Em geral, explica a diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da UFC Inova, Lívia Maria Queiroz Lima, o INPI demora de nove, dez anos para conceder uma patente, que só é expedida caso o pedido atenda a todos os requisitos que a legislação exige. No caso da nova invenção da UFC, foram sete anos.

A concessão da patente do aplicador de anestésico odontológico é, considera, de grande importância para a Universidade. “Ela, além de comprovar que temos inovações na UFC, permite-nos afirmar que temos condições de escrever boas patentes”, salienta. “Ela também traz segurança jurídica para quem quiser explorar comercialmente. É uma garantia de que a produção e a comercialização só poderão ser feitas com a autorização da UFC”, acrescenta.

A primeira carta patente da UFC foi concedida pelo INPI no ano passado e consiste em um sistema inovador de armazenamento e transporte de gás natural na forma adsorvida. A patente tem sua titularidade dividida com a Petrobras.

Já a segunda carta patente veio neste ano e trata-se de uma possibilidade mais efetiva na prevenção e combate à tuberculose, feita com titularidade compartilhada com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
TRAJETÓRIA DE EXCELÊNCIA - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jorge Lira, considera que a inovação na UFC resulta de uma trajetória de excelência em pesquisa que vem se consolidando na Instituição desde os anos 1990, quando começaram a funcionar os primeiros cursos de doutorado. Outro destaque, segundo ele, é que a Universidade tem uma comunidade científica com forte potencial de internacionalização e de impacto social.

“Foi esse lastro todo que permitiu a inovação. Essa patente é o coroamento e o fruto de um longo esforço, que está sendo coordenado brilhantemente pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica, cuja atuação tem, inclusive, norteado a formulação de diretrizes de instituições parceiras”, salienta Lira.


Fonte: Professor José Jeová Siebra Moreira Neto, do Curso de Odontologia da UFC – e-mail: jeova@ufc.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...