Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

- Eu tenho sorte. Muita sorte! Costumo me deparar, aonde vou, com uma energia boa, que acolhe, cuida e se fortalece frente às dificuldades que aparecem. 


Sou um afortunado em ter encontrado isso nas pessoas do @tjceoficial. Quando isso acontece também é natural aparecer o reconhecimento. 

E ele veio da forma mais bacana que o sortudo aqui poderia imaginar nesta semana. De forma inédita, a Comunicação do #TJCE se tornou finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom) 2020 @fncj_oficial.

E ainda veio em dobro!

Categorias Relacionamento com a Mídia e Programa de TV.

Já considero essa equipe de profissionais vencedora. 

Campeã de verdade por tudo que tem feito. As indicações são apenas a ponta do iceberg de um trabalho duro, mas muito gratificante. 

Parabéns pela dedicação de todos vocês.

Agradeço diariamente por nossos caminhos terem se cruzado.

E agradeço a todos da gestão:
  • Presidente.
  • Vice-presidente.
  • Corregedor.
  • Juízes auxiliares.
  • Secretários.
  • Demais colaboradores do Tribunal.
Não seria possível, sem o apoio deles, esse feito. É uma maravilha ter sorte na vida!

O testemunho é do coordenador de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ilo Santiago (foto).

Pela primeira vez na história do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020. Estão concorrendo dois projetos: novo “Judiciário em Evidência” (Categoria Programa de TV) e “Case Modernização do Judiciário” (Relacionamento com a Mídia).

Os vencedores serão anunciados durante Seminário Online (15 e 16 de outubro deste ano) que, em razão da pandemia, substituirá, excepcionalmente, o Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom), adiado para 2021, evento anual de debates e trocas de experiências.

OS PROJETOS DO TJCE - O novo “Judiciário em Evidência” estreou em julho de 2019, com alterações no formato para se adequar ao atual contexto de interatividade e das rápidas mudanças, que exigem comunicação cada vez mais dinâmica. O programa, criado em 2012, tinha periodicidade semanal e se divida em reportagens factuais sobre eventos e ações do Judiciário e entrevistas em estúdio com representantes da Justiça e especialistas.

No modelo atual, ganhou estúdio virtual, nova identidade visual e trilha. Passou a ser mensal, aprofundando tema específico e com conteúdo mais atemporal, saindo do formato de telejornal para estilo mais próximo do documentário, com uso ampliado de recursos gráficos, sons e ilustrações. As histórias são costuradas de forma a contemplar os diferentes atores ligados ao assunto, contadas a partir da perspectiva dos personagens.

O trabalho editorial é feito pela equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, cabendo à MT Produções fazer a parte técnica. O “Judiciário em Evidência” integra o processo de comunicação estratégica e de aproximação com a sociedade e mantém o objetivo de mostrar o trabalho da Justiça cearense, com foco no interesse público.

Já o “Case Modernização do Judiciário”, tratou-se de um Plano de Comunicação voltado à imprensa cearense sobre os motivos e os objetivos da reformulação (agregação de comarcas sem fechamento de nenhum fórum) da Justiça do Ceará, evitando interpretação equivocada por falta de maior diálogo com os profissionais da mídia. O grande desafio era evitar que as mudanças fossem percebidas de forma negativa.

O projeto foi apresentado a jornalistas, radialistas e editores com a maior transparência e clareza, incluindo visitas às redações e fortalecimento do vínculo. Outro diferencial esteve no contato com as rádios do Interior, especialmente nas cidades que iniciaram o processo de mudança. Fontes do Tribunal concederam entrevistas por telefone em programas locais na hora do almoço, falando diretamente para a população. O Plano de Comunicação foi executado de 28 de novembro a 5 de dezembro de 2019, quando houve a aprovação da modernização pelo TJCE, ocasião em que ocorreu exibição de vídeo explicativo e coletiva de imprensa com o presidente do Tribunal.

DEMAIS FINALISTAS - O “Judiciário em Evidência” concorre com o “Programa Jornada (Tribunal Superior do Trabalho–TST) e “Programa Justiça do Trabalho” (Tribunal Regional do Trabalho-TRT-Ceará), enquanto o “Case Modernização” disputa com “Atendimento à imprensa no caso João de Deus, maior denúncia de abuso sexual do Brasil” (Tribunal de Justiça de Goiás-TJGO) e “Gerenciamento de crise – Caso de Defensor detido pela PM em manifestação” (Associação Paulista de Defensores Públicos).

O PRÊMIO - O Prêmio, que está na 18ª edição e tem 13 categorias (incluindo Artigo Acadêmico), é uma realização do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de comunicação que atuam no Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas e instituições afins. O FNCJ realiza o Conbrascom (adiado para 2021 por conta da pandemia) e o Prêmio ao final do evento. Este ano haverá o Seminário Online de Comunicação e Justiça.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...