Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

- Eu tenho sorte. Muita sorte! Costumo me deparar, aonde vou, com uma energia boa, que acolhe, cuida e se fortalece frente às dificuldades que aparecem. 


Sou um afortunado em ter encontrado isso nas pessoas do @tjceoficial. Quando isso acontece também é natural aparecer o reconhecimento. 

E ele veio da forma mais bacana que o sortudo aqui poderia imaginar nesta semana. De forma inédita, a Comunicação do #TJCE se tornou finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom) 2020 @fncj_oficial.

E ainda veio em dobro!

Categorias Relacionamento com a Mídia e Programa de TV.

Já considero essa equipe de profissionais vencedora. 

Campeã de verdade por tudo que tem feito. As indicações são apenas a ponta do iceberg de um trabalho duro, mas muito gratificante. 

Parabéns pela dedicação de todos vocês.

Agradeço diariamente por nossos caminhos terem se cruzado.

E agradeço a todos da gestão:
  • Presidente.
  • Vice-presidente.
  • Corregedor.
  • Juízes auxiliares.
  • Secretários.
  • Demais colaboradores do Tribunal.
Não seria possível, sem o apoio deles, esse feito. É uma maravilha ter sorte na vida!

O testemunho é do coordenador de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ilo Santiago (foto).

Pela primeira vez na história do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020. Estão concorrendo dois projetos: novo “Judiciário em Evidência” (Categoria Programa de TV) e “Case Modernização do Judiciário” (Relacionamento com a Mídia).

Os vencedores serão anunciados durante Seminário Online (15 e 16 de outubro deste ano) que, em razão da pandemia, substituirá, excepcionalmente, o Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom), adiado para 2021, evento anual de debates e trocas de experiências.

OS PROJETOS DO TJCE - O novo “Judiciário em Evidência” estreou em julho de 2019, com alterações no formato para se adequar ao atual contexto de interatividade e das rápidas mudanças, que exigem comunicação cada vez mais dinâmica. O programa, criado em 2012, tinha periodicidade semanal e se divida em reportagens factuais sobre eventos e ações do Judiciário e entrevistas em estúdio com representantes da Justiça e especialistas.

No modelo atual, ganhou estúdio virtual, nova identidade visual e trilha. Passou a ser mensal, aprofundando tema específico e com conteúdo mais atemporal, saindo do formato de telejornal para estilo mais próximo do documentário, com uso ampliado de recursos gráficos, sons e ilustrações. As histórias são costuradas de forma a contemplar os diferentes atores ligados ao assunto, contadas a partir da perspectiva dos personagens.

O trabalho editorial é feito pela equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, cabendo à MT Produções fazer a parte técnica. O “Judiciário em Evidência” integra o processo de comunicação estratégica e de aproximação com a sociedade e mantém o objetivo de mostrar o trabalho da Justiça cearense, com foco no interesse público.

Já o “Case Modernização do Judiciário”, tratou-se de um Plano de Comunicação voltado à imprensa cearense sobre os motivos e os objetivos da reformulação (agregação de comarcas sem fechamento de nenhum fórum) da Justiça do Ceará, evitando interpretação equivocada por falta de maior diálogo com os profissionais da mídia. O grande desafio era evitar que as mudanças fossem percebidas de forma negativa.

O projeto foi apresentado a jornalistas, radialistas e editores com a maior transparência e clareza, incluindo visitas às redações e fortalecimento do vínculo. Outro diferencial esteve no contato com as rádios do Interior, especialmente nas cidades que iniciaram o processo de mudança. Fontes do Tribunal concederam entrevistas por telefone em programas locais na hora do almoço, falando diretamente para a população. O Plano de Comunicação foi executado de 28 de novembro a 5 de dezembro de 2019, quando houve a aprovação da modernização pelo TJCE, ocasião em que ocorreu exibição de vídeo explicativo e coletiva de imprensa com o presidente do Tribunal.

DEMAIS FINALISTAS - O “Judiciário em Evidência” concorre com o “Programa Jornada (Tribunal Superior do Trabalho–TST) e “Programa Justiça do Trabalho” (Tribunal Regional do Trabalho-TRT-Ceará), enquanto o “Case Modernização” disputa com “Atendimento à imprensa no caso João de Deus, maior denúncia de abuso sexual do Brasil” (Tribunal de Justiça de Goiás-TJGO) e “Gerenciamento de crise – Caso de Defensor detido pela PM em manifestação” (Associação Paulista de Defensores Públicos).

O PRÊMIO - O Prêmio, que está na 18ª edição e tem 13 categorias (incluindo Artigo Acadêmico), é uma realização do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de comunicação que atuam no Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas e instituições afins. O FNCJ realiza o Conbrascom (adiado para 2021 por conta da pandemia) e o Prêmio ao final do evento. Este ano haverá o Seminário Online de Comunicação e Justiça.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...