Pular para o conteúdo principal



Projeto da UFC resulta em 1ª Autópsia minimamente Invasiva no Estado do Ceará


- A partir desta data, a História da Patologia no Ceará dá um salto." Assim o professor Luciano Pamplona, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), resume a importância do procedimento realizado em 27 de janeiro, no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado ‒ equipamento do Governo do Ceará.

Pela primeira vez no Ceará, foi feita uma Autópsia utilizando a Técnica "minimally invasive autopsy" (Autópsia minimamente invasiva-AMI). A conquista é resultado de um Projeto desenvolvido na UFC, com a contribuição de várias instituições, pesquisadores e estudantes.


Em linhas gerais, a AMI consiste em um método no qual o médico patologista pode investigar a causa de um óbito (o motivo pelo qual uma pessoa morreu) usando apenas agulhas para colher pequenos fragmentos de órgãos. Com isso, não há necessidade de abertura do corpo, como ocorre na técnica tradicional. 

Um dos principais ganhos é a possibilidade de maior chance de identificar se determinadas mortes ocorreram por fatores relacionados às Arboviroses, sobretudo Dengue, Chikungunya e Zika. Até então, apenas São Paulo realizava Autópsias por meio desse Processo.

- Será um grande avanço não apenas para a Segurança dos profissionais que fazem a Autópsia mas para a tranquilidade das famílias, que, por várias razões, não autorizavam o procedimento de Autópsia completa. Isso vai gerar mais sensibilidade no sistema de vigilância para suspeição de óbitos por Arbovírus e, com um maior número de Autópsias realizadas, teremos o real Cenário de Mortalidade por cada Doença", explica Luciano Pamplona, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC.

IMPORTÂNCIA ‒ Como exemplo da importância desse diagnóstico, Luciano Pamplona cita o caso da Chikungunya. Quando surgiram os primeiros casos nas Américas, havia o entendimento de que não se tratava de uma Doença tão letal. Com o tempo, porém, Estudos desenvolvidos no Brasil (principalmente no Ceará) mostraram que a Enfermidade havia causado muitos óbitos, principalmente entre a População Idosa.

- Se conseguirmos uma maior adesão das famílias para permitir a Autópsia dos Idosos, teremos mais chances de provar que essa Doença é mais grave e direcionar Políticas Públicas para isso", enfatiza o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Além disso, acrescenta, o Procedimento é fundamental na detecção de novas doenças que possam vir a surgir.

PESQUISA ‒ A Pesquisa, que servirá de base para a implantação da Técnica de AMI faz parte dos Projetos de Doutorado e de Mestrado das médicas Deborah Nunes, estudante da primeira turma do Doutorado em Patologia da UFC e atual diretora do SVO; e Tânia Mara Coelho, estudante do Mestrado em Saúde Coletiva da UFC e atual diretora do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Deborah Nunes diz que o projeto era um sonho dela e de seus colegas patologistas, que viam a técnica sendo usada em outros países. Trazer essa inovação para o Ceará, segundo ela, foi "um presente e uma grande oportunidade", viabilizada com sua entrada no doutorado em Patologia. A médica ressalta ainda a importância de poder investigar as causas de morte sem demandar tanto tempo para a família e sem a necessidade de abrir o corpo, procedimento muitas vezes rejeitado pelos familiares.

Após ter passado pelo treinamento em São Paulo, Tânia Mara diz ser possível que, em breve, o Ceará tenha vários profissionais treinados e capacitados a implementar a Técnica nos Hospitais, nos casos em que a família não permitir o envio do Corpo para Autópsia completa no SVO. Ela destaca a Segurança da técnica, já que não há abertura completa do corpo, além do potencial como Pesquisa, visto que o procedimento possibilita colher amostras biológicas de quaisquer órgãos em curto espaço de tempo.

PROJETO ‒ O projeto que resultou na realização do Procedimento foi financiado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). Intitulada 'Validação da técnica de autópsia minimamente invasiva (minimally invasive autopsy ‒ AMI) para ampliação da sensibilidade da vigilância de óbitos por Arboviroses no Ceará, Nordeste do Brasil', a iniciativa foi viabilizada a partir do interesse do Ministério da Saúde em validar o uso da Técnica no País. O Ceará foi escolhido em virtude da experiência do grupo que estuda Arboviroses, especialmente na UFC, liderado pelo professor Luciano Pamplona, que coordena o Projeto.

A partir de uma primeira conversa com a SVS/MS, foi efetivada a colaboração com o grupo do Departamento de Anatomia Patológica e de Microbiologia do Hospital Clínic de Barcelona e Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal). Além disso, a parceria mais recente, que tornou possível o início do Projeto mesmo durante a Pandemia de Covid-19, deu-se com o professor e patologista Paulo Saldiva, coordenador da Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Deborah Nunes e Tânia Mara Coelho foram treinadas por Saldiva e sua equipe e serão as responsáveis por implantar a técnica no Ceará. Para os próximos meses, está prevista a vinda de especialistas de Barcelona-Espanha e de São Paulo, a fim de promover capacitações no Estado.

O Projeto de Pesquisa está em Estágio Inicial. Os próximos passos consistem na realização de mais Procedimentos e no Treinamento de Profissionais de Saúde para expandir a utilização da Técnica no Ceará. A partir dos resultados dos Estudos, a expectativa é que o Ministério da Saúde amplie e incentive o uso da AMI no País.

PARCERIAS ‒ O Projeto conta com a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-CE). Conta com professores e pesquisadores da UFC, do Centro Universitário Christus (UniChristus) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará), além de estudantes de Pós-Graduação e de Iniciação Científica.
Fonte:  Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia e coordenador do Projeto, 
Professor Luciano Pamplona. E-mail: pamplona.luciano@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...