Pular para o conteúdo principal

Projeto da UFC resulta em 1ª Autópsia minimamente Invasiva no Estado do Ceará


- A partir desta data, a História da Patologia no Ceará dá um salto." Assim o professor Luciano Pamplona, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), resume a importância do procedimento realizado em 27 de janeiro, no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado ‒ equipamento do Governo do Ceará.

Pela primeira vez no Ceará, foi feita uma Autópsia utilizando a Técnica "minimally invasive autopsy" (Autópsia minimamente invasiva-AMI). A conquista é resultado de um Projeto desenvolvido na UFC, com a contribuição de várias instituições, pesquisadores e estudantes.


Em linhas gerais, a AMI consiste em um método no qual o médico patologista pode investigar a causa de um óbito (o motivo pelo qual uma pessoa morreu) usando apenas agulhas para colher pequenos fragmentos de órgãos. Com isso, não há necessidade de abertura do corpo, como ocorre na técnica tradicional. 

Um dos principais ganhos é a possibilidade de maior chance de identificar se determinadas mortes ocorreram por fatores relacionados às Arboviroses, sobretudo Dengue, Chikungunya e Zika. Até então, apenas São Paulo realizava Autópsias por meio desse Processo.

- Será um grande avanço não apenas para a Segurança dos profissionais que fazem a Autópsia mas para a tranquilidade das famílias, que, por várias razões, não autorizavam o procedimento de Autópsia completa. Isso vai gerar mais sensibilidade no sistema de vigilância para suspeição de óbitos por Arbovírus e, com um maior número de Autópsias realizadas, teremos o real Cenário de Mortalidade por cada Doença", explica Luciano Pamplona, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC.

IMPORTÂNCIA ‒ Como exemplo da importância desse diagnóstico, Luciano Pamplona cita o caso da Chikungunya. Quando surgiram os primeiros casos nas Américas, havia o entendimento de que não se tratava de uma Doença tão letal. Com o tempo, porém, Estudos desenvolvidos no Brasil (principalmente no Ceará) mostraram que a Enfermidade havia causado muitos óbitos, principalmente entre a População Idosa.

- Se conseguirmos uma maior adesão das famílias para permitir a Autópsia dos Idosos, teremos mais chances de provar que essa Doença é mais grave e direcionar Políticas Públicas para isso", enfatiza o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Além disso, acrescenta, o Procedimento é fundamental na detecção de novas doenças que possam vir a surgir.

PESQUISA ‒ A Pesquisa, que servirá de base para a implantação da Técnica de AMI faz parte dos Projetos de Doutorado e de Mestrado das médicas Deborah Nunes, estudante da primeira turma do Doutorado em Patologia da UFC e atual diretora do SVO; e Tânia Mara Coelho, estudante do Mestrado em Saúde Coletiva da UFC e atual diretora do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Deborah Nunes diz que o projeto era um sonho dela e de seus colegas patologistas, que viam a técnica sendo usada em outros países. Trazer essa inovação para o Ceará, segundo ela, foi "um presente e uma grande oportunidade", viabilizada com sua entrada no doutorado em Patologia. A médica ressalta ainda a importância de poder investigar as causas de morte sem demandar tanto tempo para a família e sem a necessidade de abrir o corpo, procedimento muitas vezes rejeitado pelos familiares.

Após ter passado pelo treinamento em São Paulo, Tânia Mara diz ser possível que, em breve, o Ceará tenha vários profissionais treinados e capacitados a implementar a Técnica nos Hospitais, nos casos em que a família não permitir o envio do Corpo para Autópsia completa no SVO. Ela destaca a Segurança da técnica, já que não há abertura completa do corpo, além do potencial como Pesquisa, visto que o procedimento possibilita colher amostras biológicas de quaisquer órgãos em curto espaço de tempo.

PROJETO ‒ O projeto que resultou na realização do Procedimento foi financiado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). Intitulada 'Validação da técnica de autópsia minimamente invasiva (minimally invasive autopsy ‒ AMI) para ampliação da sensibilidade da vigilância de óbitos por Arboviroses no Ceará, Nordeste do Brasil', a iniciativa foi viabilizada a partir do interesse do Ministério da Saúde em validar o uso da Técnica no País. O Ceará foi escolhido em virtude da experiência do grupo que estuda Arboviroses, especialmente na UFC, liderado pelo professor Luciano Pamplona, que coordena o Projeto.

A partir de uma primeira conversa com a SVS/MS, foi efetivada a colaboração com o grupo do Departamento de Anatomia Patológica e de Microbiologia do Hospital Clínic de Barcelona e Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal). Além disso, a parceria mais recente, que tornou possível o início do Projeto mesmo durante a Pandemia de Covid-19, deu-se com o professor e patologista Paulo Saldiva, coordenador da Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Deborah Nunes e Tânia Mara Coelho foram treinadas por Saldiva e sua equipe e serão as responsáveis por implantar a técnica no Ceará. Para os próximos meses, está prevista a vinda de especialistas de Barcelona-Espanha e de São Paulo, a fim de promover capacitações no Estado.

O Projeto de Pesquisa está em Estágio Inicial. Os próximos passos consistem na realização de mais Procedimentos e no Treinamento de Profissionais de Saúde para expandir a utilização da Técnica no Ceará. A partir dos resultados dos Estudos, a expectativa é que o Ministério da Saúde amplie e incentive o uso da AMI no País.

PARCERIAS ‒ O Projeto conta com a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-CE). Conta com professores e pesquisadores da UFC, do Centro Universitário Christus (UniChristus) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará), além de estudantes de Pós-Graduação e de Iniciação Científica.
Fonte:  Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia e coordenador do Projeto, 
Professor Luciano Pamplona. E-mail: pamplona.luciano@gmail.com

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada