Pular para o conteúdo principal

Projeto da UFC resulta em 1ª Autópsia minimamente Invasiva no Estado do Ceará


- A partir desta data, a História da Patologia no Ceará dá um salto." Assim o professor Luciano Pamplona, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), resume a importância do procedimento realizado em 27 de janeiro, no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado ‒ equipamento do Governo do Ceará.

Pela primeira vez no Ceará, foi feita uma Autópsia utilizando a Técnica "minimally invasive autopsy" (Autópsia minimamente invasiva-AMI). A conquista é resultado de um Projeto desenvolvido na UFC, com a contribuição de várias instituições, pesquisadores e estudantes.


Em linhas gerais, a AMI consiste em um método no qual o médico patologista pode investigar a causa de um óbito (o motivo pelo qual uma pessoa morreu) usando apenas agulhas para colher pequenos fragmentos de órgãos. Com isso, não há necessidade de abertura do corpo, como ocorre na técnica tradicional. 

Um dos principais ganhos é a possibilidade de maior chance de identificar se determinadas mortes ocorreram por fatores relacionados às Arboviroses, sobretudo Dengue, Chikungunya e Zika. Até então, apenas São Paulo realizava Autópsias por meio desse Processo.

- Será um grande avanço não apenas para a Segurança dos profissionais que fazem a Autópsia mas para a tranquilidade das famílias, que, por várias razões, não autorizavam o procedimento de Autópsia completa. Isso vai gerar mais sensibilidade no sistema de vigilância para suspeição de óbitos por Arbovírus e, com um maior número de Autópsias realizadas, teremos o real Cenário de Mortalidade por cada Doença", explica Luciano Pamplona, que é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFC.

IMPORTÂNCIA ‒ Como exemplo da importância desse diagnóstico, Luciano Pamplona cita o caso da Chikungunya. Quando surgiram os primeiros casos nas Américas, havia o entendimento de que não se tratava de uma Doença tão letal. Com o tempo, porém, Estudos desenvolvidos no Brasil (principalmente no Ceará) mostraram que a Enfermidade havia causado muitos óbitos, principalmente entre a População Idosa.

- Se conseguirmos uma maior adesão das famílias para permitir a Autópsia dos Idosos, teremos mais chances de provar que essa Doença é mais grave e direcionar Políticas Públicas para isso", enfatiza o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Além disso, acrescenta, o Procedimento é fundamental na detecção de novas doenças que possam vir a surgir.

PESQUISA ‒ A Pesquisa, que servirá de base para a implantação da Técnica de AMI faz parte dos Projetos de Doutorado e de Mestrado das médicas Deborah Nunes, estudante da primeira turma do Doutorado em Patologia da UFC e atual diretora do SVO; e Tânia Mara Coelho, estudante do Mestrado em Saúde Coletiva da UFC e atual diretora do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Deborah Nunes diz que o projeto era um sonho dela e de seus colegas patologistas, que viam a técnica sendo usada em outros países. Trazer essa inovação para o Ceará, segundo ela, foi "um presente e uma grande oportunidade", viabilizada com sua entrada no doutorado em Patologia. A médica ressalta ainda a importância de poder investigar as causas de morte sem demandar tanto tempo para a família e sem a necessidade de abrir o corpo, procedimento muitas vezes rejeitado pelos familiares.

Após ter passado pelo treinamento em São Paulo, Tânia Mara diz ser possível que, em breve, o Ceará tenha vários profissionais treinados e capacitados a implementar a Técnica nos Hospitais, nos casos em que a família não permitir o envio do Corpo para Autópsia completa no SVO. Ela destaca a Segurança da técnica, já que não há abertura completa do corpo, além do potencial como Pesquisa, visto que o procedimento possibilita colher amostras biológicas de quaisquer órgãos em curto espaço de tempo.

PROJETO ‒ O projeto que resultou na realização do Procedimento foi financiado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). Intitulada 'Validação da técnica de autópsia minimamente invasiva (minimally invasive autopsy ‒ AMI) para ampliação da sensibilidade da vigilância de óbitos por Arboviroses no Ceará, Nordeste do Brasil', a iniciativa foi viabilizada a partir do interesse do Ministério da Saúde em validar o uso da Técnica no País. O Ceará foi escolhido em virtude da experiência do grupo que estuda Arboviroses, especialmente na UFC, liderado pelo professor Luciano Pamplona, que coordena o Projeto.

A partir de uma primeira conversa com a SVS/MS, foi efetivada a colaboração com o grupo do Departamento de Anatomia Patológica e de Microbiologia do Hospital Clínic de Barcelona e Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal). Além disso, a parceria mais recente, que tornou possível o início do Projeto mesmo durante a Pandemia de Covid-19, deu-se com o professor e patologista Paulo Saldiva, coordenador da Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Deborah Nunes e Tânia Mara Coelho foram treinadas por Saldiva e sua equipe e serão as responsáveis por implantar a técnica no Ceará. Para os próximos meses, está prevista a vinda de especialistas de Barcelona-Espanha e de São Paulo, a fim de promover capacitações no Estado.

O Projeto de Pesquisa está em Estágio Inicial. Os próximos passos consistem na realização de mais Procedimentos e no Treinamento de Profissionais de Saúde para expandir a utilização da Técnica no Ceará. A partir dos resultados dos Estudos, a expectativa é que o Ministério da Saúde amplie e incentive o uso da AMI no País.

PARCERIAS ‒ O Projeto conta com a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Doutor Rocha Furtado, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-CE). Conta com professores e pesquisadores da UFC, do Centro Universitário Christus (UniChristus) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará), além de estudantes de Pós-Graduação e de Iniciação Científica.
Fonte:  Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia e coordenador do Projeto, 
Professor Luciano Pamplona. E-mail: pamplona.luciano@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".