Pular para o conteúdo principal

Vila das Artes promove debates online sobre Dança



A Escola Pública de Dança (foto Thiago Maia) da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de maio.

As duas edições do evento ocorrem, nas tardes de terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas, no canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube. Os encontros on-line e ao vivo trarão os temas "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global", com a condução de Liliane Luz, e "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais", com Mel Andrade.

Clique aqui para acessar o YouTube da Vila das Artes

Iniciado em 2015, o programa Conversa de Academia surge da "importância de promovermos encontros em que pesquisadores pudessem expor suas pesquisas fora do espaço acadêmico", explica a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial. "Desde o ano passado, com a impossibilidade de promovermos os encontros de forma presencial, passamos ao formato virtual, o que facilita o acesso e permite ampliação do público", complementa Marina.

Na terça-feira (11), o programa traz a convidada Liliane Luz, que apresenta a dissertação de mestrado de tema "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global". O trabalho discute as mudanças ideológicas que marcaram a produção de videodanças da cidade de Fortaleza ao longo dos últimos cinco anos.

O foco principal do estudo são os jovens artistas cearenses Gerson Moreno, da Companhia Balé Baião de Dança Contemporânea, e Paulo José, responsável pelo Núcleo de Doc-Dança. "Embora a linguagem do videodança venha sendo considerada ultrapassada por vários setores, diante das mudanças tecnológicas e conceituais promovidas pelo YouTube e por outros dispositivos midiáticos, a hipótese desta pesquisa é que existe uma epistemologia local que marca a produção de videodanças da cidade de Fortaleza, politizando radicalmente o papel desta mídia, dentro e fora da cidade", comenta a pesquisadora.

Na quarta-feira (12), "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais" é o tema da dissertação da convidada Mel Andrade. O texto apresenta o processo da pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise e reflexão de ações realizadas entre 2019 e 2021.

- É parte do processo de investigação o questionamento inicial do que pode ser uma casa, tendo como locus uma casa onde morei durante a infância. O que pode caracterizar um espaço para que possamos chamá-lo de casa? É seu uso como morada, como habitação? São as relações afetivas e cotidianas que estabelecemos nas vivências de seus espaços? Como posso falar de uma casa sem entrar nela? ", indaga a pesquisadora. 

- Meu desejo com esta investigação é apresentar compreensões diversas sobre o que uma casa pode ser, a partir da minha criação artística e da reflexão sobre o trabalho de outros autores e artistas", complementa.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre as ministrantes
  • Liliane Luzé mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUCSP/ 2013), sob a orientação de Christine Greiner. É especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2010), e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdades Nordeste (Fanor-Ce/2007). É professora universitária desde 2014, no Centro Universitário INTA-UNINTA, localizada na cidade de Sobral (CE).
  • Mel Andrade é artista visual, pesquisadora e arte-educadora. Mestranda pela UFC e licenciada em Artes Visuais, tem trabalhos em fotografia, audiovisual, performance e desenho nas relações com a memória, infância, autoficção, imaginação e ancestralidade.

Serviço

Conversa de Academia
Terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas.
Local: Canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube
Gratuito.


10 anos - A Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem motivos de sobra para comemorar. Agora em 2021 completam-se 10 anos desde a criação do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, projeto que já atendeu mais de 1.000 estudantes, formou duas turmas e gerou 13 espetáculos.

Fundado no ano de 2011, o curso tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Inteiramente gratuito, tem duração de seis anos e se destina a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos.

Para Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a longevidade do curso é uma conquista valiosa para toda a capital cearense e Região Metropolitana. "É uma formação com um papel muito importante na formação cidadã de nossas crianças e pré-adolescentes, especialmente da Rede Pública de Ensino", comenta.

- Trata-se de um curso de longa duração e totalmente gratuito, que promove o acesso a um amplo processo formativo, que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco na dança cênica, visando a inserção e qualificação nesse universo", complementa a coordenadora.

Para Mileide Flores, diretora do Complexo Cultural Vila das Artes, o Curso de Formação Básica em Dança, além de fazer diferença na cidade, tem conseguido ampliar os horizontes da Vila das Artes nacionalmente. "Esse curso é um programa basilar da Vila das Artes. Alguns estudantes formados pelo curso seguiram seus caminhos artísticos e de formação em dança, são professores, bailarinos e bailarinas, ampliaram os conhecimentos com cursos técnicos, graduações e outras formações", descreve Mileide.

- Mas esse não é o nosso foco principal. A formação pretende, sobretudo, ofertar a essas crianças e adolescentes o contato com a arte que lhes é de direito. Nesse sentido é que pensamos que a formação traz à sociedade seus principais benefícios", conclui a diretora do complexo cultural.

Atualmente, o quadro docente da escola conta com 11 professores e professoras. 

- O curso entende a formação em dança de forma ampla, diversa, que procura articular a linguagem da dança com várias outras linguagens artísticas", explica Marina.

Para Amanda Teixeira, professora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a formação básica em dança vai muito além do aspecto formal do ensino e das melhorias nos aspecto físico do estudantes, pois passa também pela construção de cidadãos éticos. 

- A Dança é a expressão da representatividade de um ser humano. Para mim, o curso básico em dança da Vila coloca nossa cidade também nesse lugar de expressão representativa, onde o bailarino, durante seu percurso de seis anos na formação, sai preparado com várias formas de movimento no corpo, que lhe dão liberdades de escolha para vida. Eu me sinto muito feliz de fazer parte dessa escola", diz a professora.

A estudante do último ano da formação básica, Anabela Moraes, exalta a importância da Vila das Artes e suas ações ."É um lugar que espalha arte, amor e informação". A estudante prossegue: "Sou muito grata por participar da Escola de Dança da Vila das Artes. Foi a partir dela que eu me interessei pela dança e passei a investigar esse mar de possibilidades de expressão por meio do corpo e pude ter tantas vivências especiais com professores, amigos e colegas bailarinos, tanto dentro como fora dos espetáculos. É algo que nunca vai sair do meu coração", afirma a jovem bailarina.

A formação prevê em seu currículo as seguintes disciplinas:
  • "Abordagens técnicas contemporâneas".
  • "Dança Clássica".
  • "Danças Tradicionais e Populares".
  • "Ateliê de Repertórios".
  • "Elementos da Música".
  • "Ateliê de Experimentação e Composição".
  • "Elementos da Cena".
  • "Ateliê de Análise e Estudo de Obras Coreográficas".
  • "Introdução à História da Dança".
  • "Danças Urbanas".
  • "Introdução à Análise do Movimento".

É possível conferir, no canal da Vila no Youtube, registros na íntegra de apresentações das atividades anuais da Formação Básica em Dança referentes aos anos de 2012 a 2019. Dos 13 espetáculos com alunos da Escola Pública de Dança, 11 são encontrados por lá: "Um de Todos" (2012), "Alegria Alegria" (2013), "Ciranda" (2014), "Sal" (2015), "Terral" (2016), "Valsa das Flores" (2016), "Medrais" (2017), "Lança" (2017), "Travessia" (2018), "8 Pontos" (2019) e "Fortaleza em Monoblocos" (2019).

Além dos espetáculos, estão disponíveis também no canal os vídeos que compõem a mostra especial com os resultados das disciplinas do Curso de Formação Básica em Dança realizadas à distância ao longo do primeiro semestre de 2020. As exibições de videodança com os alunos e alunas do 1º ao 6º da formação apresentam coreografias inspiradas nos repertório de espetáculos da escola.

- Mesmo com a impossibilidade do encontro presencial entre as pessoas, por causa do momento que o mundo todo está passando, temos atividades riquíssimas, com pessoas muito especiais para a Dança, para a Vila das Artes e para a Cidade", comenta a coordenadora da Escola Pública de Dança, Marina Carleial. 

- Sem sair de casa, poderemos assistir a espetáculos, conversar com antigos tutores da escola e celebrar a Dança nesse dia tão especial", complementa a coordenadora Marina Cardeial.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".