Pular para o conteúdo principal



Vila das Artes promove debates online sobre Dança



A Escola Pública de Dança (foto Thiago Maia) da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de maio.

As duas edições do evento ocorrem, nas tardes de terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas, no canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube. Os encontros on-line e ao vivo trarão os temas "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global", com a condução de Liliane Luz, e "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais", com Mel Andrade.

Clique aqui para acessar o YouTube da Vila das Artes

Iniciado em 2015, o programa Conversa de Academia surge da "importância de promovermos encontros em que pesquisadores pudessem expor suas pesquisas fora do espaço acadêmico", explica a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial. "Desde o ano passado, com a impossibilidade de promovermos os encontros de forma presencial, passamos ao formato virtual, o que facilita o acesso e permite ampliação do público", complementa Marina.

Na terça-feira (11), o programa traz a convidada Liliane Luz, que apresenta a dissertação de mestrado de tema "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global". O trabalho discute as mudanças ideológicas que marcaram a produção de videodanças da cidade de Fortaleza ao longo dos últimos cinco anos.

O foco principal do estudo são os jovens artistas cearenses Gerson Moreno, da Companhia Balé Baião de Dança Contemporânea, e Paulo José, responsável pelo Núcleo de Doc-Dança. "Embora a linguagem do videodança venha sendo considerada ultrapassada por vários setores, diante das mudanças tecnológicas e conceituais promovidas pelo YouTube e por outros dispositivos midiáticos, a hipótese desta pesquisa é que existe uma epistemologia local que marca a produção de videodanças da cidade de Fortaleza, politizando radicalmente o papel desta mídia, dentro e fora da cidade", comenta a pesquisadora.

Na quarta-feira (12), "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais" é o tema da dissertação da convidada Mel Andrade. O texto apresenta o processo da pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise e reflexão de ações realizadas entre 2019 e 2021.

- É parte do processo de investigação o questionamento inicial do que pode ser uma casa, tendo como locus uma casa onde morei durante a infância. O que pode caracterizar um espaço para que possamos chamá-lo de casa? É seu uso como morada, como habitação? São as relações afetivas e cotidianas que estabelecemos nas vivências de seus espaços? Como posso falar de uma casa sem entrar nela? ", indaga a pesquisadora. 

- Meu desejo com esta investigação é apresentar compreensões diversas sobre o que uma casa pode ser, a partir da minha criação artística e da reflexão sobre o trabalho de outros autores e artistas", complementa.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre as ministrantes
  • Liliane Luzé mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUCSP/ 2013), sob a orientação de Christine Greiner. É especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2010), e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdades Nordeste (Fanor-Ce/2007). É professora universitária desde 2014, no Centro Universitário INTA-UNINTA, localizada na cidade de Sobral (CE).
  • Mel Andrade é artista visual, pesquisadora e arte-educadora. Mestranda pela UFC e licenciada em Artes Visuais, tem trabalhos em fotografia, audiovisual, performance e desenho nas relações com a memória, infância, autoficção, imaginação e ancestralidade.

Serviço

Conversa de Academia
Terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas.
Local: Canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube
Gratuito.


10 anos - A Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem motivos de sobra para comemorar. Agora em 2021 completam-se 10 anos desde a criação do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, projeto que já atendeu mais de 1.000 estudantes, formou duas turmas e gerou 13 espetáculos.

Fundado no ano de 2011, o curso tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Inteiramente gratuito, tem duração de seis anos e se destina a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos.

Para Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a longevidade do curso é uma conquista valiosa para toda a capital cearense e Região Metropolitana. "É uma formação com um papel muito importante na formação cidadã de nossas crianças e pré-adolescentes, especialmente da Rede Pública de Ensino", comenta.

- Trata-se de um curso de longa duração e totalmente gratuito, que promove o acesso a um amplo processo formativo, que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco na dança cênica, visando a inserção e qualificação nesse universo", complementa a coordenadora.

Para Mileide Flores, diretora do Complexo Cultural Vila das Artes, o Curso de Formação Básica em Dança, além de fazer diferença na cidade, tem conseguido ampliar os horizontes da Vila das Artes nacionalmente. "Esse curso é um programa basilar da Vila das Artes. Alguns estudantes formados pelo curso seguiram seus caminhos artísticos e de formação em dança, são professores, bailarinos e bailarinas, ampliaram os conhecimentos com cursos técnicos, graduações e outras formações", descreve Mileide.

- Mas esse não é o nosso foco principal. A formação pretende, sobretudo, ofertar a essas crianças e adolescentes o contato com a arte que lhes é de direito. Nesse sentido é que pensamos que a formação traz à sociedade seus principais benefícios", conclui a diretora do complexo cultural.

Atualmente, o quadro docente da escola conta com 11 professores e professoras. 

- O curso entende a formação em dança de forma ampla, diversa, que procura articular a linguagem da dança com várias outras linguagens artísticas", explica Marina.

Para Amanda Teixeira, professora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a formação básica em dança vai muito além do aspecto formal do ensino e das melhorias nos aspecto físico do estudantes, pois passa também pela construção de cidadãos éticos. 

- A Dança é a expressão da representatividade de um ser humano. Para mim, o curso básico em dança da Vila coloca nossa cidade também nesse lugar de expressão representativa, onde o bailarino, durante seu percurso de seis anos na formação, sai preparado com várias formas de movimento no corpo, que lhe dão liberdades de escolha para vida. Eu me sinto muito feliz de fazer parte dessa escola", diz a professora.

A estudante do último ano da formação básica, Anabela Moraes, exalta a importância da Vila das Artes e suas ações ."É um lugar que espalha arte, amor e informação". A estudante prossegue: "Sou muito grata por participar da Escola de Dança da Vila das Artes. Foi a partir dela que eu me interessei pela dança e passei a investigar esse mar de possibilidades de expressão por meio do corpo e pude ter tantas vivências especiais com professores, amigos e colegas bailarinos, tanto dentro como fora dos espetáculos. É algo que nunca vai sair do meu coração", afirma a jovem bailarina.

A formação prevê em seu currículo as seguintes disciplinas:
  • "Abordagens técnicas contemporâneas".
  • "Dança Clássica".
  • "Danças Tradicionais e Populares".
  • "Ateliê de Repertórios".
  • "Elementos da Música".
  • "Ateliê de Experimentação e Composição".
  • "Elementos da Cena".
  • "Ateliê de Análise e Estudo de Obras Coreográficas".
  • "Introdução à História da Dança".
  • "Danças Urbanas".
  • "Introdução à Análise do Movimento".

É possível conferir, no canal da Vila no Youtube, registros na íntegra de apresentações das atividades anuais da Formação Básica em Dança referentes aos anos de 2012 a 2019. Dos 13 espetáculos com alunos da Escola Pública de Dança, 11 são encontrados por lá: "Um de Todos" (2012), "Alegria Alegria" (2013), "Ciranda" (2014), "Sal" (2015), "Terral" (2016), "Valsa das Flores" (2016), "Medrais" (2017), "Lança" (2017), "Travessia" (2018), "8 Pontos" (2019) e "Fortaleza em Monoblocos" (2019).

Além dos espetáculos, estão disponíveis também no canal os vídeos que compõem a mostra especial com os resultados das disciplinas do Curso de Formação Básica em Dança realizadas à distância ao longo do primeiro semestre de 2020. As exibições de videodança com os alunos e alunas do 1º ao 6º da formação apresentam coreografias inspiradas nos repertório de espetáculos da escola.

- Mesmo com a impossibilidade do encontro presencial entre as pessoas, por causa do momento que o mundo todo está passando, temos atividades riquíssimas, com pessoas muito especiais para a Dança, para a Vila das Artes e para a Cidade", comenta a coordenadora da Escola Pública de Dança, Marina Carleial. 

- Sem sair de casa, poderemos assistir a espetáculos, conversar com antigos tutores da escola e celebrar a Dança nesse dia tão especial", complementa a coordenadora Marina Cardeial.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.