Pular para o conteúdo principal

Vila das Artes promove debates online sobre Dança



A Escola Pública de Dança (foto Thiago Maia) da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de maio.

As duas edições do evento ocorrem, nas tardes de terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas, no canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube. Os encontros on-line e ao vivo trarão os temas "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global", com a condução de Liliane Luz, e "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais", com Mel Andrade.

Clique aqui para acessar o YouTube da Vila das Artes

Iniciado em 2015, o programa Conversa de Academia surge da "importância de promovermos encontros em que pesquisadores pudessem expor suas pesquisas fora do espaço acadêmico", explica a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial. "Desde o ano passado, com a impossibilidade de promovermos os encontros de forma presencial, passamos ao formato virtual, o que facilita o acesso e permite ampliação do público", complementa Marina.

Na terça-feira (11), o programa traz a convidada Liliane Luz, que apresenta a dissertação de mestrado de tema "Videodanças no Ceará: Uma análise das tensões políticas entre local e global". O trabalho discute as mudanças ideológicas que marcaram a produção de videodanças da cidade de Fortaleza ao longo dos últimos cinco anos.

O foco principal do estudo são os jovens artistas cearenses Gerson Moreno, da Companhia Balé Baião de Dança Contemporânea, e Paulo José, responsável pelo Núcleo de Doc-Dança. "Embora a linguagem do videodança venha sendo considerada ultrapassada por vários setores, diante das mudanças tecnológicas e conceituais promovidas pelo YouTube e por outros dispositivos midiáticos, a hipótese desta pesquisa é que existe uma epistemologia local que marca a produção de videodanças da cidade de Fortaleza, politizando radicalmente o papel desta mídia, dentro e fora da cidade", comenta a pesquisadora.

Na quarta-feira (12), "O que pode ser uma casa? A memória e a ressignificação da imagem a partir de experiências em artes visuais" é o tema da dissertação da convidada Mel Andrade. O texto apresenta o processo da pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise e reflexão de ações realizadas entre 2019 e 2021.

- É parte do processo de investigação o questionamento inicial do que pode ser uma casa, tendo como locus uma casa onde morei durante a infância. O que pode caracterizar um espaço para que possamos chamá-lo de casa? É seu uso como morada, como habitação? São as relações afetivas e cotidianas que estabelecemos nas vivências de seus espaços? Como posso falar de uma casa sem entrar nela? ", indaga a pesquisadora. 

- Meu desejo com esta investigação é apresentar compreensões diversas sobre o que uma casa pode ser, a partir da minha criação artística e da reflexão sobre o trabalho de outros autores e artistas", complementa.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre as ministrantes
  • Liliane Luzé mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUCSP/ 2013), sob a orientação de Christine Greiner. É especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2010), e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdades Nordeste (Fanor-Ce/2007). É professora universitária desde 2014, no Centro Universitário INTA-UNINTA, localizada na cidade de Sobral (CE).
  • Mel Andrade é artista visual, pesquisadora e arte-educadora. Mestranda pela UFC e licenciada em Artes Visuais, tem trabalhos em fotografia, audiovisual, performance e desenho nas relações com a memória, infância, autoficção, imaginação e ancestralidade.

Serviço

Conversa de Academia
Terça (11) e quarta-feira (12 de maio), às 16 horas.
Local: Canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube
Gratuito.


10 anos - A Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem motivos de sobra para comemorar. Agora em 2021 completam-se 10 anos desde a criação do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, projeto que já atendeu mais de 1.000 estudantes, formou duas turmas e gerou 13 espetáculos.

Fundado no ano de 2011, o curso tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas. Inteiramente gratuito, tem duração de seis anos e se destina a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos.

Para Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a longevidade do curso é uma conquista valiosa para toda a capital cearense e Região Metropolitana. "É uma formação com um papel muito importante na formação cidadã de nossas crianças e pré-adolescentes, especialmente da Rede Pública de Ensino", comenta.

- Trata-se de um curso de longa duração e totalmente gratuito, que promove o acesso a um amplo processo formativo, que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos com foco na dança cênica, visando a inserção e qualificação nesse universo", complementa a coordenadora.

Para Mileide Flores, diretora do Complexo Cultural Vila das Artes, o Curso de Formação Básica em Dança, além de fazer diferença na cidade, tem conseguido ampliar os horizontes da Vila das Artes nacionalmente. "Esse curso é um programa basilar da Vila das Artes. Alguns estudantes formados pelo curso seguiram seus caminhos artísticos e de formação em dança, são professores, bailarinos e bailarinas, ampliaram os conhecimentos com cursos técnicos, graduações e outras formações", descreve Mileide.

- Mas esse não é o nosso foco principal. A formação pretende, sobretudo, ofertar a essas crianças e adolescentes o contato com a arte que lhes é de direito. Nesse sentido é que pensamos que a formação traz à sociedade seus principais benefícios", conclui a diretora do complexo cultural.

Atualmente, o quadro docente da escola conta com 11 professores e professoras. 

- O curso entende a formação em dança de forma ampla, diversa, que procura articular a linguagem da dança com várias outras linguagens artísticas", explica Marina.

Para Amanda Teixeira, professora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, a formação básica em dança vai muito além do aspecto formal do ensino e das melhorias nos aspecto físico do estudantes, pois passa também pela construção de cidadãos éticos. 

- A Dança é a expressão da representatividade de um ser humano. Para mim, o curso básico em dança da Vila coloca nossa cidade também nesse lugar de expressão representativa, onde o bailarino, durante seu percurso de seis anos na formação, sai preparado com várias formas de movimento no corpo, que lhe dão liberdades de escolha para vida. Eu me sinto muito feliz de fazer parte dessa escola", diz a professora.

A estudante do último ano da formação básica, Anabela Moraes, exalta a importância da Vila das Artes e suas ações ."É um lugar que espalha arte, amor e informação". A estudante prossegue: "Sou muito grata por participar da Escola de Dança da Vila das Artes. Foi a partir dela que eu me interessei pela dança e passei a investigar esse mar de possibilidades de expressão por meio do corpo e pude ter tantas vivências especiais com professores, amigos e colegas bailarinos, tanto dentro como fora dos espetáculos. É algo que nunca vai sair do meu coração", afirma a jovem bailarina.

A formação prevê em seu currículo as seguintes disciplinas:
  • "Abordagens técnicas contemporâneas".
  • "Dança Clássica".
  • "Danças Tradicionais e Populares".
  • "Ateliê de Repertórios".
  • "Elementos da Música".
  • "Ateliê de Experimentação e Composição".
  • "Elementos da Cena".
  • "Ateliê de Análise e Estudo de Obras Coreográficas".
  • "Introdução à História da Dança".
  • "Danças Urbanas".
  • "Introdução à Análise do Movimento".

É possível conferir, no canal da Vila no Youtube, registros na íntegra de apresentações das atividades anuais da Formação Básica em Dança referentes aos anos de 2012 a 2019. Dos 13 espetáculos com alunos da Escola Pública de Dança, 11 são encontrados por lá: "Um de Todos" (2012), "Alegria Alegria" (2013), "Ciranda" (2014), "Sal" (2015), "Terral" (2016), "Valsa das Flores" (2016), "Medrais" (2017), "Lança" (2017), "Travessia" (2018), "8 Pontos" (2019) e "Fortaleza em Monoblocos" (2019).

Além dos espetáculos, estão disponíveis também no canal os vídeos que compõem a mostra especial com os resultados das disciplinas do Curso de Formação Básica em Dança realizadas à distância ao longo do primeiro semestre de 2020. As exibições de videodança com os alunos e alunas do 1º ao 6º da formação apresentam coreografias inspiradas nos repertório de espetáculos da escola.

- Mesmo com a impossibilidade do encontro presencial entre as pessoas, por causa do momento que o mundo todo está passando, temos atividades riquíssimas, com pessoas muito especiais para a Dança, para a Vila das Artes e para a Cidade", comenta a coordenadora da Escola Pública de Dança, Marina Carleial. 

- Sem sair de casa, poderemos assistir a espetáculos, conversar com antigos tutores da escola e celebrar a Dança nesse dia tão especial", complementa a coordenadora Marina Cardeial.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.