Pular para o conteúdo principal



Ministro destaca importância da oferta hídrica para a reduzir desigualdades regionais

O ministro Rogério Marinho participou, na noite dessa segunda-feira (21 de junho), de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. Durante o evento, voltado à apresentação das ações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para os próximos dois anos, Marinho destacou que o acesso à água é o motor para estimular o crescimento econômico e social de regiões menos desenvolvidas do País.


- Somos o Ministério das Águas. O eixo é a busca do enfrentamento às desigualdades regionais e a busca pela melhoria de vida das cidades brasileiras e das suas populações. E a água é o vetor que nos une, nas diversas áreas de atuação do MDR", afirmou Marinho.

Um exemplo dado pelo titular do MDR é o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas no semiárido nos estados do Ceará, Paraíba Pernambuco e Rio Grande do Norte - sendo que parte delas já têm acesso às águas do ‘Velho Chico’. O empreendimento já recebeu R$ 12,6 bilhões em investimentos federais, sendo que R$ 2,54 bilhões foram aportados desde 2019 nos Eixos Leste e Norte, além do Ramal e da Adutora do Agreste.

Para Marinho, o projeto é a maior expressão da redução das desigualdades regionais. 

- Este é um projeto do Estado brasileiro, fundamental nesse esforço de enfrentar a desigualdade regional, porque a segurança hídrica propiciada pela oferta da água de qualidade e com regularidade permite que se estabeleça o que eu chamo de pacto civilizatório", apontou. "Porque é a água que permite que as populações tenham acesso a uma saúde de qualidade, à diminuição da mortalidade infantil, à instalação do comércio e da indústria, que geram emprego, renda e oportunidade, agricultura irrigada. Todo um processo civilizatório se estabelece com a oferta de água. Vários países do mundo enfrentaram essa questão com um grande pacto nacional e é isso que tem sido feito por este governo", reforçou o ministro.

Saneamento Básico - Rogério Marinho também falou sobre o impacto positivo que a universalização dos serviços de saneamento básico terá para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ele lembrou que a aprovação do Marco Legal do Saneamento, no ano passado, possibilitará que 99% dos brasileiros tenham acesso a água tratada e 90%, a coleta e tratamento de esgoto até 2033.

- A universalização do saneamento básico até 2033 é um enorme desafio. Mais da metade da população ainda não tem tratamento de esgoto. O Marco Legal será muito importante para atingirmos esse objetivo, porque vai permitir um volume de investimentos na infraestrutura de saneamento que o Poder Público demoraria 100 anos para aportar", disse, referindo-se a recursos obtidos por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Habitação - No setor de habitação, Rogério Marinho destacou a implementação do Programa Casa Verde e Amarela. A iniciativa tem como foco o enfrentamento às diversas vertentes do déficit habitacional no País, atualmente estimado em 5,9 milhões de moradias. Para tanto, estão sendo desenvolvidas ações de produção de novas residências, redução de juros para o financiamento habitacional, regularização fundiária, melhoria de infraestrutura de imóveis, apoio a estudos para a implementação de aluguel social, estímulo à modernização do setor da construção e à inovação tecnológica, além da implementação de seguros para obras contratadas. A previsão, segundo o ministro, é que 3,5 milhões de famílias sejam beneficiadas pelo Casa Verde e Amarela nos próximos três anos.

Marinho também citou que foram entregues as chaves da casa própria para 422 mil famílias em 2020 - uma média de 1,1 moradias por dia. Desse total, 57,2 residências foram concedidas a famílias de baixa renda. Outro dado relevante apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Regional foi a retomada da construção de 30 mil unidades habitacionais no ano passado.

- O setor habitacional é importantíssimo para a geração de emprego e renda e faz girar a economia. Mas o impacto que ele tem para as famílias que são atendidas por esse programa é gigantesco, pois dá melhores condições de vida e permite que elas tenham um lar", destacou Marinho.

Durante a apresentação, Rogério Marinho também detalhou ações propostas pelo MDR nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano e de proteção e defesa civil.

Desenvolvimento da Amazônia - Também presente ao debate, a superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Louise Caroline Campos Löw, abordou a produção do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). Ela reforçou a aderência do programa à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o estímulo a cadeias produtivas consolidadas na região.

- Nosso foco é na dinamização das cadeias produtivas para a geração de emprego e renda na região. Com isso, vamos promover um desenvolvimento includente e sustentável para o povo da Amazônia", reforçou.

Também participaram do encontro virtual:
  • Senadores Fernando Collor (foto Roque de Sá) e Lasier Martins.
  • Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Carneiro Rolim.
  • Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Flavio Amary.
  • Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...