Em cerimônia solene, o presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), Erinaldo Dantas, foi empossado pela presidente em exercício, Vládia Feitosa, para o triênio 2022-2024. O evento foi realizado nesta segunda-feira (3 de janeiro de 2022), no auditório principal da sede da instituição.
Na ocasião foram empossados: a vice-presidente Christiane do Vale Leitão; o secretário-geral, David Sombra Peixoto; o secretário-geral adjunto, Rafael Pereira Ponte; a tesoureira, Camila Ferreira Fernandes; os conselheiros seccionais; e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), juntamente com seu conselho fiscal.
Durante a solenidade, Erinaldo Dantas, quebrou o protocolo e propôs ao Conselho Seccional a manutenção do valor da anuidade da OAB Ceará em 2022 (R$ 883,29). A iniciativa foi aprovada por unanimidade.
- A advocacia está muito sofrida, portanto, apesar da inflação que assola o mundo, queremos manter o valor da anuidade para 2022. Para tranquilizar a advocacia, os boletos estarão disponíveis ainda neste mês de janeiro e poderão ser pagos com desconto e demais condições de parcelamento”, afirmou.
Em seu discurso, Dantas elencou os principais desafios da nova gestão.
- O primeiro é a unidade de classe e da sociedade neste ano em que devemos ter a polarização do país. É fundamental que a gente não perca o foco de que aquilo que nos une é muito mais forte do que aquilo que nos separa. É importante que a OAB funcione como uma catalisadora da união. Do ponto de vista corporativo, nossa grande preocupação é com o processo de retomada do judiciário. Temos uma preocupação enorme com a nova variante do coronavírus. Mas, a Justiça é um serviço de primeira necessidade e deve funcionar assim como funcionam os hospitais. O que a gente precisa ter no poder judiciário é um controle sanitário rigoroso. Não podemos permitir que Comarcas e Varas fiquem fechadas, uma vez que são garantias da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, destacou.
Ao passar o bastão para Erinaldo Dantas, a presidente em exercício da OAB Ceará, Vládia Feitosa, enalteceu sua gratidão pelas oportunidades e ensinamentos que recebeu do colega e amigo, Erinaldo Dantas. Em sua fala, ela destacou as pessoas que estão por trás dos feitos da instituição.
- A OAB Ceará não se legitima em si mesma, senão pelas pessoas que a servem e também a quem ela serve, advocacia e toda a sociedade. Falar de pessoas é falar de gratidão, memória do coração. Como dizia Gonzaguinha, é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense que está. É assim que me sinto. Não só por ter tido um presidente que me acolheu institucionalmente, mas um amigo que me acolheu como pessoa. Esse sentimento de gratidão, pertença e acolhimento eu estendo ao meu grupo de OAB. Nos próximos três anos, estarei representando a advocacia cearense, em especial a advocacia feminina, junto ao Conselho Federal. Meu real e sincero desejo é que como Conselheira Federal minhas prioridades sejam em prol do coletivo, meu olhar seja atento e minhas ações sejam corajosas”, finalizou.
A vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, assumiu o cargo revelando o objetivo de dar continuidade a um trabalho democrático e de inclusão, através das comissões da Ordem. “Vamos buscar unir toda a advocacia, não só da capital, mas também do interior do Estado; lutar pela representatividade feminina e manter uma interlocução ainda maior entre a advocacia e a sociedade. Esse é o nosso grande papel”, afirmou.
CAACE - Nesta segunda-feira (3) aconteceu a cerimônia de posse do novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Lucas Asfor Rocha Lima, no auditório da OAB-CE. O ex-presidente da CAACE, Sávio Aguiar, encerrou a gestão 2019-2021 com várias ações realizadas para benefício da advocacia nas áreas da saúde, profissionalização e defesa da atuação na área. Entre os feitos de maior reconhecimento estão as campanhas contra a covid19, o fortalecimento da advocacia no interior e a construção do Meu Escritório CAACE.
A pandemia da Covid-19 foi e ainda é responsável por muitos desafios para o exercício da advocacia no Ceará segundo análise do presidente da CAACE, Sávio Aguiar.
- Foram períodos de muita superação e a demonstração de que podemos fazer nossa parte para uma sociedade mais justa, e tive a honra de contribuir, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, para a melhoria da atividade advocatícia”, avalia o Sávio Aguiar.
Para Aguiar, o trabalho à frente da presidência da CAACE teve como principal objetivo dar apoio à advocacia em momentos cruciais vividos por profissionais que praticam a profissão no Estado e enfrentaram períodos graves durante a pandemia e precisaram do apoio da instituição, que atuou em várias frentes para a superação do problema.
Nos primeiros meses da crise sanitária, as ações visaram a saúde dos advogados e advogadas, sendo uma parte destas mantidas até hoje, como a entrega de kits com álcool em gel, máscaras e totens sanitizantes e o reforço da maior campanha de vacinação contra a influenza, que agora dá novos sinais de epidemia. Nas 16 subsecções espalhadas pelo interior do Estado, por meio de uma Unidade Móvel de Saúde, foram entregues serviços que antes só eram disponíveis na capital, e ainda para aumentar o alcance da CAACE, foram criados canais digitais como a telemedicina e o teleatendimento para a Covid-19.
No aspecto econômico, com a crise provocada pela necessidade do distanciamento social, a CAACE criou dois auxílios: um de alimentação, no valor de 300 reais e outro financeiro, de mil reais.
Já na fase de reabertura que possibilitou a recuperação da economia, a CAACE focou esforços para entregar o Meu Escritório CAACE, em um prédio que homenageia o recém falecido Ernando Uchoa Lima, único cearense até hoje a presidir nacionalmente a Ordem dos Advogados do Brasil. Projeto da gestão de Sávio Aguiar, o equipamento permite colocar a advocacia em um novo patamar, segundo o presidente, com um espaço moderno em conceito de co-working, localizado próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua, e que oferece aos seus usuários a estrutura necessária para “atuar profissionalmente no Sséculo XXI”, como afirma o presidente.
De acordo com Sávio Aguiar, muitos usaram a pandemia para vilipendiar as prerrogativas dos advogados e advogadas em seu exercício profissional. “Infelizmente, nos deparamos com esses casos e, para combater esses abusos, criamos o Núcleo de Assistência às Prerrogativas Profissionais - NAPP, sendo este um canal para receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias nesse sentido”, informa.
Para 2022, Aguiar acredita que a advocacia cearense deve manter-se otimista.
- Olhando para o que fizemos, mesmo diante das dificuldades, entendo agora, mais do que nunca, que devemos ter esperança para seguir em frente e com otimismo para manter e realizar novas conquistas”, conclui.
Lucas Asfor - O novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Lucas Asfor Rocha Lima, tomou posse nesta segunda-feira, junto com a nova diretoria da entidade. Eleito para o triênio 2022-2024, Lucas Asfor ressalta que fará uma gestão participativa em benefício da advocacia, intensificando ações voltadas para saúde e bem-estar da classe, principalmente para o interior do Estado.
Lucas Asfor é advogado e sócio-fundador do escritório Asfor Gomes de Matos Advogados Associados. Doutorando em Direito Processual pela USP, foi Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD do Futebol) e exerceu cargos de assessoramento jurídico e técnico na Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza/CE e no extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM).
Comentários
Postar um comentário