Pular para o conteúdo principal

Futricas Culturais

 Entrevista Nota 10 da Universidade de Fortaleza (Unifor) trza o professor Jari Vieira e a celebração da cultura nordestina. Fotógrafo e docente da Unifor, Jari Vieira coordena o projeto Pau de Arara, onde alunos percorrem o interior do Ceará e se reaproximam da Cultura local.

Jari é professor dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Divulgação/Pau de Arara)
Jari é professor dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unifor (Foto: Divulgação/Pau de Arara)

A 17ª edição do projeto Pau de Arara aconteceu no último mês de dezembro, quando estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza foram a Juazeiro do Norte. No Cariri, os participantes da iniciativa visitaram a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda (510 km de Fortaleza), e desenvolveram produtos de cunho fotográfico e documental, orientados por professores da Unifor.

Aproximar a cultura do Ceará do ambiente universitário é um dos objetivos do Pau de Arara. Concebido em 2004, o projeto nasceu de um passeio fotográfico ao Centro de Fortaleza. À frente da proposta desde a sua concepção, o professor Jari Vieira, documentarista da vida sertaneja, aponta que a viagem propõe, acima de tudo, novas experiências aos seus participantes.

O Projeto, que coroa o encerramento dos semestres letivos, conta com uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os produtos são apresentados na Fundação Casa Grande, onde são expostos. O docente lembra que o desejo de formular uma iniciativa ao estilo do Pau de Arara lhe apareceu quando ainda era estudante. Na época, não existia nada parecido com o projeto, lembra Jari.

Nascido em Juazeiro do Norte, Vieira revela que durante muito tempo não deu o devido valor aos aspectos artísticos e literários que povoam o Cariri. Ele afirma que o contato com elementos da cultura do Ceará na graduação foi importante para a concepção da viagem.

O portal NewsLink — espaço de prática e extensão da graduação em Jornalismo — conversou com o professor Jari sobre o projeto Pau de Arara e a sua importância no movimento de reaproximação com a cultura nordestina. O texto da Entrevista Nota 10 desta semana é de Carlos Enrique Correia, aluno do curso e integrante do laboratório.

Confira a entrevista na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 – Como o Pau de Arara foi concebido?

Jari Vieira – O Pau de Arara nasceu quando eu ainda era estudante. Na universidade, aprendi técnicas como xilogravura, retrato pintado e literatura de cordel. Tinha tido contato com isso quando criança, em Juazeiro do Norte. Então, durante a graduação, percebi que um dos maiores polos produtores de cultura nordestina era o Cariri. Me veio à mente a noção de que não dei o devido valor a tudo aquilo quando lá morei. 

Ao longo da minha formação, não participei de qualquer projeto da magnitude do Pau de Arara. Falando a verdade, não existia algo do tipo. Quando me formei, realizamos uma visita técnica à Fundação Casa Grande. Lá, conheci o ambiente e entendi o propósito deles, de dar educação às crianças. Achei isso fantástico. Quando voltei a Fortaleza, juntamente com uma célula chamada Central de Fotografia, comecei a conceber, em conjunto com os professores Wilton Lima e Alessandra Bouty, um projeto em que pudesse ser desenvolvido um passeio fotográfico. 

A partir daquele momento, começou a surgir o Pau de Arara. No início, fazíamos o passeio para o Centro de Fortaleza. Na época, alugamos uma topique para cerca de dez pessoas. Passávamos a manhã de sábado visitando pontos turísticos, como Praça do Ferreira e Praça José de Alencar. Era um programa fotográfico. Começamos a fazer isso todo final de semestre, a partir de 2004. Com isso, pensamos em dar um nome ao projeto que simboliza bem a cultura do nosso estado.

Entrevista Nota 10 – Como foram as primeiras viagens para fora de Fortaleza?

Jari Vieira – Nos foi dado um ônibus para visitar uma cidade e voltar à capital no mesmo dia. Começamos a ir para lugares não muito distantes como Aracati, Redenção, Quixadá e Guaramiranga. Entre 2012 e 2014, porém, demos uma pausa no Pau de Arara. Em 2015, as coordenações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentaram o projeto à direção do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), que começou a nos apoiar. A partir disso, tivemos mais suporte para conseguir hospedagem e ônibus. Isso nos ajudou a passar mais dias fora.

Decidimos, então, voltar à Fundação Casa Grande, que foi onde tudo começou. Realizamos o Pau de Arara em 2015.2 com quatro dias de viagem. Foi um grande salto para o projeto. Fizemos uma exposição e um documentário para cada edição. Os trabalhos já foram exibidos no Shopping RioMar, inclusive. O que era feito pelos estudantes começou a percorrer toda a Universidade. 

Com o apoio do Centro, conseguimos romper as fronteiras do Ceará em 2016. Fomos à cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí. Um ano depois, visitamos Exu, Serra Talhada e Triunfo, todos em Pernambuco. Isso consolidou o projeto como um marco no encerramento dos semestres.

Entrevista Nota 10 – Qual o principal objetivo do projeto?

Jari Vieira – No início, era algo muito voltado ao universo da fotografia. Com o passar dos anos, percebi que o Pau de Arara é um projeto de vivências. A interação proporcionada aos estudantes e as experiências da viagem são coisas muito importantes. O nosso objetivo é tirar as pessoas da zona de conforto. O Pau de Arara proporciona aos alunos a reaproximação com a cultura nordestina, seja por meio da fotografia ou da experiência.

Entrevista Nota 10 – Que balanço você faz do Pau de Arara?

Jari Vieira – Uma aluna certa vez escreveu: “Pau de Arara: ir perto para ver longe”. Essa frase sintetiza bem o projeto. Costumo dizer aos meus alunos que não é preciso ir à França ou à Itália para ampliar a sua bagagem cultural. Pode-se fazer isso lendo um livro, no sossego de casa. Ao mesmo tempo, ir ao interior do Ceará significa estar em um ambiente onde a cultura brota do chão. O nosso estado é muito rico. Espedito Seleiro e Patativa do Assaré são alguns dos nomes que marcaram a história cearense. Os estudantes percebem que o Nordeste é rico em Cultura e História. Isso é o mais importante.

Com informações da Unifor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg