Pular para o conteúdo principal



Champagne, o Vinho dos Reis e Rainhas

Alguém consegue se imaginar atravessando o ano sem uma única gota de champagne em noite de Rèveillon? 

Na verdade, nem todo mundo pode consumir a famosa bebida francesa, pois o Champagne, que acabou se transformando numa marca registrada celebrando a entrada do Ano Novo, é uma bebida que precisa ser importada, pois só é Champagne se o vinho for feito com as uvas da região de Champagne, na França. Lá, crescem a variedade pinot noir, pinot meunier e chardonnay.


- O Champagne é uma denominação de origem francesa, portanto, não existe Champagne no Brasil e em nenhuma outra parte do mundo, a não ser na região francesa de Champagne”, reforça o gastrônomo Vevé Bragança.

Produzindo um vinho branco a borbulhar no paladar, vale contar algumas mil vezes a história desta bebida charmosa que nasceu na cidade de Champagne, no Nordeste da França.


Champangne| Foto: Carpi Mundi/ Divulgação

Diz a história que a bebida nasceu por puro acidente de percurso, quando o monge beneditino Dom Pérignon, responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, na diocese de Reims, França, tentava entender por que o vinho fermentava uma segunda vez já dentro das garrafas fechadas e que acabavam explodindo.


Estátua dos dom Perignon, Epernay, região de Champagne, França| Foto: Internet/ Divulgação

A fermentação provocava a liberação do gás carbônico e com a pressão estourava os tampões ou explodiam as garrafas. O religioso testou recipientes mais fortes e utilizou rolhas amarradas com arame. Desse modo, o monge conseguiu que a segunda fermentação ocorresse dentro da garrafa sem que ela estourasse.

Embora há quem conteste sobre a invenção do Champagne pelas mãos do monge, a história reconhece que ele foi peça fundamental para a bebida mais famosa do Ano Novo. Afinal, Pérignon imortalizou o ritual da bebida no fim do ano com o estourar da rolha, uma vez que ele colocou um arame para segurar a tampa da bebida por causa da fermentação. Quando ela acontece e a rolha é solta faz um barulho sensacional que está na identidade cultural de todos nós.



Mas há algo interessante a contar. Uma mulher conhecida como viúva Clicquot aperfeiçoou ainda mais a bebida. Foi Clicquot que conseguiu retirar o resíduo da segunda fermentação do famoso vinho. “O Champagne moderno, como nós conhecemos hoje, é livre de resíduos. O Champagne antigo, mais tradicional, tinha muito resíduo pela própria morte da levedura dentro da garrafa. Quem resolveu esse problema foi Barbe-Nicole Ponsardin, conhecida como Viúva Clicquot. Ela criou o método ‘remuage', que extraia as impurezas da garrafa do Champanhe para que ele ficasse cristalino e borbulhasse”, conta Bragança.

Segundo a sommelier internacional pela FISAR/UCS, Flávia, o processo de ‘remuage’ “consistia em deixar a garrafa tampada e virada para baixo em um ângulo de 45 graus, e rotacioná-la levemente para que a pressão eliminasse os excesso de leveduras. Em um período entre quatro e seis semanas, as garrafas eram viradas até 25 vezes, em rotações de um oitavo a um quarto. Clicquot ensinou a técnica a todos os funcionários da vinícola, e assegurou-se que o método permanecesse em segredo”, explica no Site Divvino Blog.

O Champagne tem todo um protocolo, como nos conta o gastrônomo Vevé Bragança. 

- No caso do autêntico Champagne, a palavra "Champagne" deve estar estampada no rótulo da bebida, exatamente com esta grafia. As palavras Reims e Épernay também podem estar no rótulo, indicando a localidade de procedência, dentro da região de Champagne”, revela.


Barbe-Nicole Ponsardin, conhecida como Viúva Clicquot. | Foto: Wikepedia| Foto: Wikepedia/Divulgação

Considerado o vinho dos reis e rainhas, a charmosa bebida colecionou curiosidades. Conta a lenda que Luis XV foi um grande degustador de Champagne e bebia sobretudo na companhia de suas amantes. A mais famosa de todas elas, Madame de Pompadour, foi quem imortalizou a frase: 

- O Champanhe é a única bebida capaz de fazer uma mulher mais bela".

Francês com a Ligia-O Histórias & Sabores desta semana celebra o encerramento do ano contando esta aventura maravilhosa de um dos produtos mais tradicionais e belos da história da gastronomia, que envolve curiosidade e o empreendedorismo de dois grandes personagens. Por isso, a nossa receita de hoje é desejar a todos os leitores desta saborosa coluna que o espírito desbravador e empreendedor dessas figuras nos inspirem para que possamos alcançar grandes voos. Feliz Ano Novo!



*A coluna Histórias & Sabores está em pequeno recesso. Por isso, relembrem a História do Champagne! Mais uma vez, Feliz Ano Novo!
Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...