Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Overnight Oats

A Arte de criar e reinventar com o Overnight Oats.

Com ou sem Aveia e Chia devidamente hidratada, a iguaria pode ser consumida no Café da Manhã ou, de forma criativa, transformar-se em uma sobremesa.

Criatividade. Não há palavra mais apropriada para se aplicar à Cozinha. Ainda que apenas na contemporaneidade consigamos enxergar a Gastronomia como uma atividade em franca expansão – há bem pouco tempo ficava confinada aos bastidores de uma refeição –, hoje, o ofício se transformou em grande estrela e uma paixão mundial à base da necessidade e criatividade.

A Culinária ganhou tanto destaque que, ao longo dos séculos, trabalharam-se títulos em reconhecimento às grandes ideias e tradições na cozinha, transformando a comida em Patrimônio Cultural de grandes nações.

Na criatividade, a comida também é moda, mostrando o processo evolutivo. Sempre é bom citar aquele petisco simples e coqueluche de toda festinha dos anos 1970 e 1980. A “Sanagem” juntava um punhado de petiscos, como a azeitona, o presunto, o queijo, pimentão e o que mais tivesse dando sopa por aí, e espetava em um abacaxi, dando aquele toque na decoração. Quem daquela época não lembra?

Já dizia a querida mestre Fayga Ostrower: 

- Consideramos a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades. […] criar e viver se interligam. A natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural. Todo indivíduo se desenvolve em uma realidade social, em cujas necessidades e valorações culturais se moldam os próprios valores de vida.”

Olha, que beleza! A mestra parece dizer o que a antropologia enfatiza. A Gastronomia, o comer, o cozinhar ao longo das eras demandou e muito a criatividade no processo evolutivo.

Michel Polin, em Cooking, escreveu sobre esse processo de evolução e não há como não enxergar nesse processo a criatividade. Situações aparentemente simples que, no entanto, transformaram a humanidade. Dentre tantas observações incríveis, há um recorte dedicado à descoberta do fogo e, consequentemente, do cozimento.

- De acordo com a ‘hipótese do cozimento’, o advento da comida cozida alterou os rumos da evolução humana. Por proporcionar aos nossos ancestrais uma dieta com maior densidade energética e de fácil digestão, a nova prática permitiu que nossos cérebros crescessem (cérebros são notórios consumidores de energia) e nossos intestinos encolhessem”, diz Polin.

Naturalmente que este é um pequeno recorte de todo um contexto que fala de antropologia, sociologia e criatividade na evolução da espécie, talvez um ponto de interseção entre Fayga e Polin, neste despretensioso discurso sobre uma atividade repleta de beleza e modus operandi que vem se modificando em ferramentas, habilidades e produtos do próprio comer, demonstrando uma capacidade camaleônica na vida de todos nós, mudando conceitos, uma evolução que não para de se transformar.

É com esta reflexão sobre o passado e futuro, da evolução constante, da adaptabilidade tão intrínseca ao ser humano, que a coluna Histórias & Sabores lembrou-se do overnight oats, que, traduzindo, significa aveia amanhecida. Uma espécie de Café da Manhã que pode muito bem vestir-se de sobremesa e alimentar um séquito não só pela manhã, mas também pela tarde ou noite adentro. E por que não depois do almoço ou da janta? A iguaria,além de divina, é leve e em nada pesa aos estômagos mais sensíveis.

A criatividade é tanta que fica ao critério de qualquer um mostrar seu próprio Overnight oats com a quantidade de frutas que quiser, com ou sem aveia, mas sempre com chia devidamente hidratada, transformando-se em uma espécie de ‘pudinzinho’. É só hidratar a chia que o mundo se modifica bem aos seus pés, melhor dizendo, seu estômago. Aqui vai, pela primeira vez neste espaço, uma receita realizada por esta autora que vos escreve.

E antes que esqueça, dizem que o overnight oats pode ter origem nos Estados Unidos da América ou na Suíça. Nas Américas, a iguaria foi feita para substituir o café da manhã; na Suíça, o médico Maximilian Bircher-Benner teve a criatividade da receita para dar a seus pacientes do hospital, por volta de 1900. Li por aí, no mundo das curiosidades.

A base é sempre a Chia hidratada com Leite ou Iogurte, Aveia, Grãos e Frutas. E tem-se uma sobremesa incrível!Vamos lá com os ingredientes para esta ocasião do novo ano! Sobremesa prática e muito leve! E Feliz Ano Novo, gente! Que ele venha com muita criatividade e amor nos nossos corações!

Creme de Overnight Oats

  • 10 potes de iogurte grego de 90g cada.
  • 1 xícara e meia de Chia.
  • Metade ou uma bandeja de morangos fatiados (guarde uma porção para enfeitar)
  • 1 manga grande cortada em pequenos quadrados.
  • 1 ou 2 bananas fatiadas.
  • 250g de doce de leite.
  • Passas (opcional).
  • 2 a 3 colheres de amendoins grosseiramente picados ( ou outra oleaginosa de sua preferência).
  • 1 fio de mel para finalizar.

Modo de fazer-Coloque a chia para hidratar de um dia para outro. Reserve. No dia seguinte, a chia terá um aspecto muito cremoso e será a base para a sobremesa. A seguir, em um recipiente grande, distribua uma camada do ‘creme’ de chia, outra de doce de leite. Em seguida, distribua harmonicamente a fruta da sua escolha. Coloquei a banana. Se desejar, espalhe uma colher de amendoim picado por cima. Repita toda a operação em outras duas camadas, seguindo o mesmo padrão, mudando apenas a fruta ( Nas camadas seguintes usei manga e morango). Finalize com uma camada do creme de chia, decore com morango ou outra fruta de sua preferência, espalhe amendoim picadopor cima ( Pode ser a oleaginosa que desejar) e um fio de mel. Coloque na geladeira até o momento de servir.

*Nesta sobremesa, não coloquei aveia para que tivesse uma textura mais cremosa e leve. Pelo mesmo motivo, optei por iogurte e não leite ( leite não dá muita consistência à sobremesa)

*Rende 10 porções, a depender das taças e da gulodice!

* Não esqueça que os ingredientes são o que sua cratividade permitir

  • Feliz Ano Novo 2025!
  • Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique