Pular para o conteúdo principal



Comenda Ariosto Holanda


A Casa da Indústria recebeu, nesta terça-feira (18.11.2025), a solenidade de entrega da III Comenda Ariosto Holanda de Ciência, Tecnologia e Inovação, honraria concedida pelo Instituto Iracema Digital a personalidades que têm contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Ceará. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, empresários, educadores, parlamentares e representantes de instituições de ensino e de fomento, reafirmando a importância da ciência, da tecnologia e da educação como pilares do desenvolvimento.

A comenda foi criada em homenagem ao engenheiro, professor e ex-deputado federal Ariosto Holanda, referência nacional em políticas de ciência, tecnologia, educação profissional e inovação, com o objetivo de simbolizar o reconhecimento a trajetórias que transformam o território cearense e ampliam sua capacidade de competir, inovar e gerar oportunidades. Neste ano, foram agraciados Guilherme Muchale, economista-chefe e gerente do Observatório da Indústria Ceará; Acrísio Sena, deputado estadual; Marluce Aires, jornalista especializada em TIC; e Wally Menezes, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o vice-presidente da Federação, André Montenegro, abriu a solenidade destacando o caráter emblemático da honraria e o legado de Ariosto Holanda. "Receber uma homenagem que leva o nome de Ariosto Holanda é motivo para se ficar muito orgulhoso. O Dr. Ariosto é um ser humano espetacular, um homem além do seu tempo. É um visionário que sempre acreditou que a educação é o que muda o destino de um país. Parabenizo o Instituto Iracema pelo grande trabalho que está fazendo. A FIEC fica muito honrada em recepcionar esse importante evento. Sejam todos muito bem-vindos sempre aqui na nossa Federação", finalizou.

Em seguida, o presidente do Instituto Iracema Digital, Ricardo Liebmann, relembrou a trajetória da instituição, que teve seu início marcado por evento na própria sede da Federação das Indústrias, e enfatizou sua missão de articular conhecimento, pessoas e oportunidades. "O lançamento do Iracema Digital foi nessa casa. Desde então estamos há quase sete anos nessa luta pela conscientização de que inovação, ciência e tecnologia têm que fazer parte dos desafios fundamentais dos governos e das empresas. Hoje o nosso grupo tem 462 membros que discutem questões relevantes para o desenvolvimento equitativo do Ceará. Pensamos em Ariosto Holanda para simbolizar nossa missão. As homenagens foram cuidadosamente escolhidas, reunindo pessoas que realmente fazem a diferença".

Homenageados destacam legado e trajetórias de transformação

A primeira homenageada a subir ao palco foi a jornalista Marluce Aires, que emocionou o público ao relembrar sua longa atuação na comunicação em tecnologia e sua história de superação pessoal.

- A minha trajetória começou cedo, no jornal O Estado, aos 18 anos, quando fui ajudar na expansão do jornal no Cariri. Trabalhei no Diário do Nordeste e no Serpro, onde vivi projetos importantes ao lado da Secretaria da Ciência e Tecnologia, então comandada pelo professor Ariosto Holanda. Criei a Feira InfoBrasil, que percorreu várias regiões do Ceará. Em 2017, enfrentei um AVC hemorrágico. Em 2022, redescobri a vida: percebi que ainda podia contribuir, agora, com acessibilidade e inclusão. Desde então tenho atuado em projetos como Praia Acessível, Mostra de Inclusão, o jornal Conexão Condominium e a Feira InfoBrasil. Receber a Comenda Ariosto Holanda é uma honra imensa. É saber que toda essa caminhada, com seus desafios e reinícios, contribuiu de alguma forma para a ciência, a tecnologia, a inclusão e o futuro do nosso Ceará", discursou.

Em viagem internacional, o reitor do IFCE, Wally Menezes, homenageado na categoria Educação e Ciência, enviou mensagem em vídeo para a solenidade, reforçando seu vínculo pessoal com o legado de Ariosto Holanda.

- Eu sou fruto das políticas de ciência, inovação e tecnologia do deputado Ariosto Holanda. Suas ações no Centec, no Nutec, nas Escolas Técnicas e nos Institutos Federais transformaram vidas, inclusive a minha. Formei-me pelo IFCE, onde hoje atuo e que considero meu lar. Receber esta medalha tem profunda relevância para mim", afirmou Menezes, que na cerimônia foi representado pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Joelia Marques de Carvalho.

Emocionado ao receber a Comenda Ariosto Holanda, Guilherme Muchale, economista-chefe da FIEC e gerente do Observatório da Indústria Ceará, ressaltou o peso simbólico da homenagem, agradecendo ao presidente Ricardo Cavalcante, às lideranças da instituição, ao time do Observatório e à família.

- Estou no Sistema FIEC há 20 anos. Entrei como estagiário, e foi aqui que encontrei oportunidades, desafios e pessoas que moldaram quem sou hoje. É uma instituição que investe em seus colaboradores. Tive a chance de estudar no MIT, mais recentemente na Universidade Nova de Lisboa, e realizar minha especialização no IFCE, financiada pela própria FIEC. Deixo aqui meu agradecimento às lideranças que me ensinam diariamente e que admiro profundamente: nosso presidente Ricardo Cavalcante, vice-presidentes, diretores, Paulo André Holanda (diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará), Sampaio Filho, que mesmo distante segue com o Observatório no coração, e nossa superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, que, assim como eu, começou como estagiária e representa as oportunidades que o Sistema FIEC também oferece às lideranças femininas. Cada uma dessas pessoas me ensinou, de seu próprio jeito, a importância de trabalhar com propósito, visão e compromisso".

Em sua fala, Guilherme Muchale dedicou um momento especial para homenagear a família, destacando o papel decisivo da mãe em sua trajetória. "Quero homenagear minha mãe, uma mulher empreendedora que criou três filhos sozinha e fez do empreendedorismo um caminho para garantir o básico: boa alimentação, lazer e educação. Ela fez todos os esforços para que eu tivesse acesso às melhores escolas que conseguia. Por causa dela, ingressei na Universidade Federal do Ceará, cursei Economia e me tornei o homem que sou hoje. Agradeço também ao meu irmão e à minha família, que é maravilhosa".

Muchale também emocionou ao citar a esposa, Jamile, pesquisadora em gestão e sua "parceira intelectual", que o apoia com carinho e firmeza. "Ela me aconselha sempre com carinho e com o olhar crítico de auditora. Se eu erro em algo no trabalho, volto para casa e recebo um feedback estruturado para que não volte a acontecer", brincou. Ele completou reconhecendo a filha Sofia e a sobrinha Manuzinha como suas maiores inspirações. "Trabalho todos os dias para que elas cresçam em um mundo mais justo, onde tenham as mesmas oportunidades que qualquer homem para estudar, escolher sua profissão e seguir carreira".

A cerimônia seguiu com a homenagem ao deputado estadual Acrísio Sena, reconhecido por sua atuação voltada ao letramento digital, inovação educacional e políticas públicas para ciência e tecnologia. 

- Queria muito agradecer essa comenda que hoje eu recebo em menção ao grande líder, a grande referência, Ariosto Holanda, que nos guia aqui no Estado do Ceará como um dos precursores da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa comenda vem ao encontro de uma luta nossa de mais de dois anos e meio na frente da presidência do Instituto de Centec, e que hoje se traduz em uma articulação através do Parlamento com as políticas públicas e, acima de tudo, na soberania digital e nessa perspectiva dessa medalha que hoje recebo. Queria fazer um agradecimento todo especial aos profissionais que hoje compõem o IFCE, a Funcap, o Centec, o Iracema Digital, que têm me ajudado bastante nesse debate que envolve transição energética, transformação digital e sustentabilidade como um todo indivisível".

Encerrando o evento, o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, representou seu pai, Ariosto Holanda, e falou com emoção sobre o legado familiar.

- Deixo aqui a minha palavra de agradecimento ao Instituto Iracema Digital, em nome do presidente Ricardo Liebmann, do Mauro Oliveira (idealizador do Iracema Digital), do Nazareno e de todos que fortalecem a ciência, a tecnologia e a inovação. Como o meu pai sempre diz, a melhor maneira de investir no homem é por meio da educação, da ciência e da tecnologia, pois assim as coisas acontecem. É uma responsabilidade e uma alegria muito grande estar aqui, uma oportunidade na qual eu fico realmente emocionado".

Também estiveram presentes no evento a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dárcio Ítalo Teixeira; a coordenadora de TIC da Secitece, Marta Menezes, representando a secretária Sandra Monteiro; o diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; o vice-presidente do Instituto Iracema Digital, Nazareno Albuquerque; o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda; a gerente do CIN/FIEC, Karina Frota; o diretor executivo do Iracema Digital, Cláudio Gomes; a diretora executiva da AECIPP, Ludmilla Campos; o ex-reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes; o diretor da Faculdade Senac Ceará, Luis Antonio Rabelo, entre outros.







Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...