Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Com os diagramadores Luiz Wiliam, Amauri Barbosa e Paulo Afonso. Na foto ainda o repórter Alberto Pinheiro

A nove dias do fim do Diário do Nordeste (DN) Impresso faço um exercício de memória dos meus 20 anos entre idas e vindas no DN.

Antes mesmo de ser repórter do Diário do Nordeste, entrei na Redação do DN pela primeira vez para divulgar o Jornal da Gente, de Antônio Bezerra, do qual era editor-geral. Ganhamos destaque na Página Jornal dos Bairros tão bem capitaneada por Gilson Barbosa, Fenelon Rocha, Nilton Almeida, Dedé de Castro e Narcélio Limaverde. Interessante, que depois, que entrei no Diário, trabalhei no Jornal dos Bairros e tive a honra de escrever página inteira sobre o meu 'Barro Vermelho' (Antônio Bezerra).

Pois bem, ingressei no Diário do Nordeste oficialmente em primeiro de outubro de 1989.  Tinha acabado de deixar a Tribuna do Ceará (TC), em 15 de setembro. Sai da Tribuna e deixei as portas abertas. Abro um parênteses (foi a Tribuna que primeiro me acolheu depois da greve dos jornalistas que fui demitido de O Povo em nove de dezembro de 1988. Nesta época foi feito um pacto entre os jornais que não iriam contratar os grevistas demitidos por um prazo de seis meses. Só que a Tribuna abriu uma exceção e me contratou com menos de cinco meses dessa 'Quarentena'. Entrei na TC em primeiro de maio de 1989. Bem, mas isso é outra História que conto depois).

Na minha primeira passagem no DN fiquei de primeiro de outubro de 1989 a nove de março de 1998, quando 'inventei' de voltar para o O Povo. Lá no O Povo na minha segunda e última passagem fiquei apenas sete meses (primeiro abril a primeiro de outubro de 1998). Nessa primeira passagem no DN cheguei a chefe de Reportagem graças a confiança do editor geral Francisco Bilas e do chefe de Reportagem da tarde, Luciano de Paiva. A quem agradeço por demais a confiança em mim depositada.

Voltei para o Diário oficialmente em primeiro de dezembro de 1998. Esta minha segunda passagem no DN durou até primeiro de outubro de 2003, quando em 2004 ingressei como professor de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), que também é outra História, mas foi graças ao Diário, que entrei na FIC, pois a Pós-Graduação-Especialização em Comunicação, Marketing e Propaganda, que fiz na Universidade de Fortaleza (Unifor) foi metade bancada pelo DN. Também é outra História.

Em 2011-2012 tive minha terceira passagem no Diário do Nordeste. Lá na Sucursal Zona Norte de Sobral. Fiquei de setembro de 2011 a fevereiro de 2012. Seis meses, creio, melhores da minha carreira, no Diário do Nordeste e no Jornalismo. Foram seis meses de reportagens que resolveram problemas, que mostraram a Zona Norte em todo seu potencial. Desta época faço meus agradecimentos a editora Valéria Feitosa e a subeditora Evelane Barros. E claro as minhas fontes na Princesinha do Norte como o prefeito na época Clodoveu (Veveu) Arruda; reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), professor Antônio Colaço Martins; ex-deputado estadual Oman Carneiro; Tomaz Machado do Carmo, do Sebrae; e as fontes do Mercado, Beco do Cotovelo, Praça de Cuba, Alto do Cristo, Sinhá Saboia, pessoal do Carnabral; do Retiro do Shalom; das secretarias municipais; da CDL-Sobral e o pessoal da Meruoca, Itapipoca, Massapê, Jeri, Ipu, Reriutaba, Tianguá, Pires Ferreira, Granja, Pacujá, Mucambo, Itapajé, Irauçuba, Forquilha, Cariré, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Amontada, Itarema, Bela Cruz, Cruz, Martinópole, Guaraciaba do Norte, Morrinhos e tantas queridas cidades que retratamos por seis meses.

No Diário do Nordeste comecei na Editoria de Interior e terminei na Editoria de Regional, que substituiu Interior.

Iniciei tendo Jurandir Garcia como editor e terminei com a editora Valéria Feitosa, que foi minha colega de turma do Curso de Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará (UFC). Passei além do Interior-Regional, pelas Editorias de Grande Fortaleza/Jornal dos Bairros/Cidade, Economia/Negócios, Esporte, Coluna Comunicado (substituto de Carlos Alberto Alencar, às segundas-feiras), Nacional-Internaciona, algumas colaborações no Caderno de Turismo, Caderno 3, Editorias de Política e Polícia; e Chefia de Reportagem, onde por três meses exerci o Comando da Reportagem pela manhã. E tome pautão. Foi quando Ronaldo Salgado passou para ser professor de Jornalismo da UFC. 

Sim fui subeditor de Cidade e Economia e com muito orgulho copy-desk. Foi onde, no copy-desk (revisando textos dos repórteres), que conheci minha companheira de lá se vão quase 30 anos, a jornalista Carmen Domingues Pompeu de Sousa Brasil, mãe de três filhos meus (jornalista Lauriberto Pompeu  Carneiro; quase engenheira da Computação, Clara Pompeu Carneiro; e futuro engenheiro aeronáutico, Pedro Pompeu Carneiro). O meu nome completo é Lauriberto Carneiro Braga, esclareço. 

Passo agora a nominar as pessoas que me marcaram mais fortemente no Diário do Nordeste:

  • Editores-chefes: Francisco Bilas e Ildelfonso Rodrigues.
  • Editores setoriais: Carvalho Nogueira, Eliézer Rodrigues, Paulo Ernesto Serpa, Jurandir Garcia, Valéria Feitosa, Fenelon Rocha, Lima Júnior, Haroldo Moura, Wilson Pinto, Wilson Kinjo, Anderson Sandes, Edgony Bezerra, Olegário Gurgel, Edison Silva, Jeovani Silva, Germana Cabral e Maria Guilherme.
  • Colegas diagramadores e desenhistas: Wilame Moura, Vicente Mota, Ildemar Loiola, Paulo Afonso (olha a régua), Luiz Wiliam, Amauri Barbosa, Amauri Fusquinha, Hilton Oliveira, Sérgio Lemos, Vilegon (lembra dos boletins da Dengue!), Benés (lembra das orelhinhas? Só dava FM 93), Lincoln, Raimundinho, Chagas Neto, Glauco, Sinfrônio...
  • Colegas batedores de chapa (queridos repórteres fotográficos): Sheyla Fontes, Neysla Rocha, Silvana Tarelho, Kid Júnior, Cid Barbosa, Miguel Portela, Stênio Saraiva, Luís Carlos Moreira, Tuno Vieira, Eduardo Queiroz, Capibaribe Neto, Kiko Silva, João Justino, Antônio Justino, André Lima, José Leomar...
  • O laboratorista, quando existia: Mauro.
  • No Telex, quando existia: Gonçalo Matias, o Xuxu.
  • Contínuos: Zé Maria Maurício, Mário, Fabão, Gildo e Nilo.
  • Repórteres: Carmen Pompeu, Mozarly Almeida, Fernando Brito, Kiko Barros, Regina Carvalho, Mirna Gurgel, Geovana Sampaio, Maristela Crispim, Iracema Sales, Marlyana Lima, Pepo Melo, Ivan Bezerra, Moacir Felix, Luís Carlos Freitas Carneiro (Galetto), Erilene Firmino, Donizete Arruda, Henrique Nunes, Marcus Peixoto, Ivanilda Rodrigues, Marcão, Adriana Santiago, Mara Cristina, Luciberto Forte, Neila Fontenele, Luciana Franco, Suelem Caminha, Izildene Muniz, Carlos Célio,  Luciana Oliveira, Anne Medina Neri, Cidrack Ratts, Fernando Ribeiro, Marcelo Cabral, Natália Lobo, Carlos Eugênio, Sérgio Ripardo, Josefá Venâncio, Paulo Karan, Marcelo Raulino, Messias Pontes, Pedro Gomes de Matos, Ademir Costa, Abílio Gurgel, Adriana Negreiros, Lêda Gonçalves, Manuel Lima, Pastor Jorge, Cristina Pioner, Antônio Vicelmo, Nonato Albuquerque, Magareth Lima, Ana Cristina Cavalcante, Ana Paola Vasconcelos, Ocely Lopes, Samira Castro, Marcos Saudade, Edna Pontes, Iran Soares, Salomão Castro...e tantos outros e outras, que me fogem da memória neste instante de lamento.
  • Colunistas: Sílvio Carlos, Tom Barros, Lêda Maria, Regina Marshall, José Maria Melo, Alan Neto, Neno Cavalcante, Edilmar Norões e Carlos Alberto Alencar.
  • Editorialistas: Wilson Noca, Roberto Antunes, Pádua Lopes, José Augusto Lopes e Henrique Silvestre.
  • Pesquisa: Fátima, Sônia Nunes, Elenice, Herlano Moura...
  • Secretária: Élida.
  • Departamento Comercial: Francisco Ribeiro e Osvaldo Magalhães.
  • Superintendência: Chelbe.
  • Motoristas: Zezinho Mariano, Luiz, Eudes, Fernando...
  • Digitador: Madson Oliveira, criador comigo do Futricas Cearenses...sucesso até hoje neste Blog do Lauriberto.
  • Departamento Industrial: Navarro...
Premio ACI de Economia ganho pelo Diário do Nordeste em reportagem minha e do amigo Mário

 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment