Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Com os diagramadores Luiz Wiliam, Amauri Barbosa e Paulo Afonso. Na foto ainda o repórter Alberto Pinheiro

A nove dias do fim do Diário do Nordeste (DN) Impresso faço um exercício de memória dos meus 20 anos entre idas e vindas no DN.

Antes mesmo de ser repórter do Diário do Nordeste, entrei na Redação do DN pela primeira vez para divulgar o Jornal da Gente, de Antônio Bezerra, do qual era editor-geral. Ganhamos destaque na Página Jornal dos Bairros tão bem capitaneada por Gilson Barbosa, Fenelon Rocha, Nilton Almeida, Dedé de Castro e Narcélio Limaverde. Interessante, que depois, que entrei no Diário, trabalhei no Jornal dos Bairros e tive a honra de escrever página inteira sobre o meu 'Barro Vermelho' (Antônio Bezerra).

Pois bem, ingressei no Diário do Nordeste oficialmente em primeiro de outubro de 1989.  Tinha acabado de deixar a Tribuna do Ceará (TC), em 15 de setembro. Sai da Tribuna e deixei as portas abertas. Abro um parênteses (foi a Tribuna que primeiro me acolheu depois da greve dos jornalistas que fui demitido de O Povo em nove de dezembro de 1988. Nesta época foi feito um pacto entre os jornais que não iriam contratar os grevistas demitidos por um prazo de seis meses. Só que a Tribuna abriu uma exceção e me contratou com menos de cinco meses dessa 'Quarentena'. Entrei na TC em primeiro de maio de 1989. Bem, mas isso é outra História que conto depois).

Na minha primeira passagem no DN fiquei de primeiro de outubro de 1989 a nove de março de 1998, quando 'inventei' de voltar para o O Povo. Lá no O Povo na minha segunda e última passagem fiquei apenas sete meses (primeiro abril a primeiro de outubro de 1998). Nessa primeira passagem no DN cheguei a chefe de Reportagem graças a confiança do editor geral Francisco Bilas e do chefe de Reportagem da tarde, Luciano de Paiva. A quem agradeço por demais a confiança em mim depositada.

Voltei para o Diário oficialmente em primeiro de dezembro de 1998. Esta minha segunda passagem no DN durou até primeiro de outubro de 2003, quando em 2004 ingressei como professor de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), que também é outra História, mas foi graças ao Diário, que entrei na FIC, pois a Pós-Graduação-Especialização em Comunicação, Marketing e Propaganda, que fiz na Universidade de Fortaleza (Unifor) foi metade bancada pelo DN. Também é outra História.

Em 2011-2012 tive minha terceira passagem no Diário do Nordeste. Lá na Sucursal Zona Norte de Sobral. Fiquei de setembro de 2011 a fevereiro de 2012. Seis meses, creio, melhores da minha carreira, no Diário do Nordeste e no Jornalismo. Foram seis meses de reportagens que resolveram problemas, que mostraram a Zona Norte em todo seu potencial. Desta época faço meus agradecimentos a editora Valéria Feitosa e a subeditora Evelane Barros. E claro as minhas fontes na Princesinha do Norte como o prefeito na época Clodoveu (Veveu) Arruda; reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), professor Antônio Colaço Martins; ex-deputado estadual Oman Carneiro; Tomaz Machado do Carmo, do Sebrae; e as fontes do Mercado, Beco do Cotovelo, Praça de Cuba, Alto do Cristo, Sinhá Saboia, pessoal do Carnabral; do Retiro do Shalom; das secretarias municipais; da CDL-Sobral e o pessoal da Meruoca, Itapipoca, Massapê, Jeri, Ipu, Reriutaba, Tianguá, Pires Ferreira, Granja, Pacujá, Mucambo, Itapajé, Irauçuba, Forquilha, Cariré, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Amontada, Itarema, Bela Cruz, Cruz, Martinópole, Guaraciaba do Norte, Morrinhos e tantas queridas cidades que retratamos por seis meses.

No Diário do Nordeste comecei na Editoria de Interior e terminei na Editoria de Regional, que substituiu Interior.

Iniciei tendo Jurandir Garcia como editor e terminei com a editora Valéria Feitosa, que foi minha colega de turma do Curso de Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará (UFC). Passei além do Interior-Regional, pelas Editorias de Grande Fortaleza/Jornal dos Bairros/Cidade, Economia/Negócios, Esporte, Coluna Comunicado (substituto de Carlos Alberto Alencar, às segundas-feiras), Nacional-Internaciona, algumas colaborações no Caderno de Turismo, Caderno 3, Editorias de Política e Polícia; e Chefia de Reportagem, onde por três meses exerci o Comando da Reportagem pela manhã. E tome pautão. Foi quando Ronaldo Salgado passou para ser professor de Jornalismo da UFC. 

Sim fui subeditor de Cidade e Economia e com muito orgulho copy-desk. Foi onde, no copy-desk (revisando textos dos repórteres), que conheci minha companheira de lá se vão quase 30 anos, a jornalista Carmen Domingues Pompeu de Sousa Brasil, mãe de três filhos meus (jornalista Lauriberto Pompeu  Carneiro; quase engenheira da Computação, Clara Pompeu Carneiro; e futuro engenheiro aeronáutico, Pedro Pompeu Carneiro). O meu nome completo é Lauriberto Carneiro Braga, esclareço. 

Passo agora a nominar as pessoas que me marcaram mais fortemente no Diário do Nordeste:

  • Editores-chefes: Francisco Bilas e Ildelfonso Rodrigues.
  • Editores setoriais: Carvalho Nogueira, Eliézer Rodrigues, Paulo Ernesto Serpa, Jurandir Garcia, Valéria Feitosa, Fenelon Rocha, Lima Júnior, Haroldo Moura, Wilson Pinto, Wilson Kinjo, Anderson Sandes, Edgony Bezerra, Olegário Gurgel, Edison Silva, Jeovani Silva, Germana Cabral e Maria Guilherme.
  • Colegas diagramadores e desenhistas: Wilame Moura, Vicente Mota, Ildemar Loiola, Paulo Afonso (olha a régua), Luiz Wiliam, Amauri Barbosa, Amauri Fusquinha, Hilton Oliveira, Sérgio Lemos, Vilegon (lembra dos boletins da Dengue!), Benés (lembra das orelhinhas? Só dava FM 93), Lincoln, Raimundinho, Chagas Neto, Glauco, Sinfrônio...
  • Colegas batedores de chapa (queridos repórteres fotográficos): Sheyla Fontes, Neysla Rocha, Silvana Tarelho, Kid Júnior, Cid Barbosa, Miguel Portela, Stênio Saraiva, Luís Carlos Moreira, Tuno Vieira, Eduardo Queiroz, Capibaribe Neto, Kiko Silva, João Justino, Antônio Justino, André Lima, José Leomar...
  • O laboratorista, quando existia: Mauro.
  • No Telex, quando existia: Gonçalo Matias, o Xuxu.
  • Contínuos: Zé Maria Maurício, Mário, Fabão, Gildo e Nilo.
  • Repórteres: Carmen Pompeu, Mozarly Almeida, Fernando Brito, Kiko Barros, Regina Carvalho, Mirna Gurgel, Geovana Sampaio, Maristela Crispim, Iracema Sales, Marlyana Lima, Pepo Melo, Ivan Bezerra, Moacir Felix, Luís Carlos Freitas Carneiro (Galetto), Erilene Firmino, Donizete Arruda, Henrique Nunes, Marcus Peixoto, Ivanilda Rodrigues, Marcão, Adriana Santiago, Mara Cristina, Luciberto Forte, Neila Fontenele, Luciana Franco, Suelem Caminha, Izildene Muniz, Carlos Célio,  Luciana Oliveira, Anne Medina Neri, Cidrack Ratts, Fernando Ribeiro, Marcelo Cabral, Natália Lobo, Carlos Eugênio, Sérgio Ripardo, Josefá Venâncio, Paulo Karan, Marcelo Raulino, Messias Pontes, Pedro Gomes de Matos, Ademir Costa, Abílio Gurgel, Adriana Negreiros, Lêda Gonçalves, Manuel Lima, Pastor Jorge, Cristina Pioner, Antônio Vicelmo, Nonato Albuquerque, Magareth Lima, Ana Cristina Cavalcante, Ana Paola Vasconcelos, Ocely Lopes, Samira Castro, Marcos Saudade, Edna Pontes, Iran Soares, Salomão Castro...e tantos outros e outras, que me fogem da memória neste instante de lamento.
  • Colunistas: Sílvio Carlos, Tom Barros, Lêda Maria, Regina Marshall, José Maria Melo, Alan Neto, Neno Cavalcante, Edilmar Norões e Carlos Alberto Alencar.
  • Editorialistas: Wilson Noca, Roberto Antunes, Pádua Lopes, José Augusto Lopes e Henrique Silvestre.
  • Pesquisa: Fátima, Sônia Nunes, Elenice, Herlano Moura...
  • Secretária: Élida.
  • Departamento Comercial: Francisco Ribeiro e Osvaldo Magalhães.
  • Superintendência: Chelbe.
  • Motoristas: Zezinho Mariano, Luiz, Eudes, Fernando...
  • Digitador: Madson Oliveira, criador comigo do Futricas Cearenses...sucesso até hoje neste Blog do Lauriberto.
  • Departamento Industrial: Navarro...
Premio ACI de Economia ganho pelo Diário do Nordeste em reportagem minha e do amigo Mário

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...