Ensinei durante 16 anos como professor de Jornalismo na FIC-Estácio do Ceará, que todo bom jornalista deve ser um contador de boas histórias.
Conto a partir de agora na verdade duas boas histórias de Saúde.
Meu filho mais novo nasceu, em 14 de outubro de 1999, em Fortaleza-Ceará. Minha esposa ia fazer a ligação de trompas, logo após o parto; e resolvemos, que eu ia assistir tudo.
Cedo do dia 14 de outubro de 1999 levei minha esposa para ter nosso último filho. Não só levei como ingressei no Centro Cirúrgico, onde ela ia ter o menino e fazer a operação.
Assisti a tudo com uma emoção muito grande.
Observei o trabalho da equipe médica para trazer ao mundo meu último filho.
A cena foi no recém inaugurado Hospital Regional Unimed Fortaleza.
Tudo transcorreu dentro da melhor Medicina.
Só eu, que tive um pouco de tontura...
Filho nascido, esposa operada, a vida, que segue com Saúde para o menino mais novo da casa.
Consulta com pediatras e todo acompanhamento do crescimento dele até, que dez anos depois, em 2009, ele sente fortes dores abdominais e a indicação foi fazer uma Ultrassonografia, que constatou Apendicite.
Da Ultrassom feita pela manhã, Cirurgia a tarde.
Ali meu filho nascia de novo no Hospital Regional Unimed Fortaleza.
Desta vez não pude assistir este novo nascimento dele.
Mas a confiança na Medicina foi tamanha, que tudo deu certo.
Hoje o meu filho mais novo tem 26 anos. Formou em Engenharia Aeronáutica e trabalha com grande orgulho para família na Embraer.
A Saúde dele conseguida em suas intervenções no Hospital Regional Unimed o levou a duas viagens internacionais:
- Panamá.
- Tailândia.
No Paramá ele cobriu para este Blog o Centro de Conexão Aérea daquele país.
Na Tailândia participou da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, integrando a equipe brasileira.
As duas boas histórias de Saúde são para mostrar os avanços da Medicina, que são praticados no Hospital Regional Unimed Fortaleza.
A excelência no Regional Unimed Fortaleza é tanta, que é reconhecida internacional e nacionalmente.
Referência nacional em procedimentos de alta complexidade e o hospital privado com o maior número de leitos do Ceará. O Hospital Unimed possui Certificação Internacional em proteção e segurança do paciente e é participante de novo processo de acreditação, sendo avaliado pela empresa líder do processo de Acreditação, estando incluído em um grupo de elite de hospitais avaliados. Conta com um corpo clínico de excelência, time de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência, além dos programas voltados para gestantes, centro de imagens e laboratório.O que faz o Hospital ser tão especial é o comprometimento e a seriedade de seus profissionais, que trabalham diariamente para fazer da Instituição o que ela é: o maior Hospital do Sistema Unimed no Brasil e possui certificação em Nível 3 (máximo) da Acreditação Hospitalar, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, também, com a Certificação Internacional Canadense.
Para além das inúmeras Certificações, que o Hospital Unimed Fortaleza possui, o reconhecimento do seu padrão de qualidade é sinônimo de mudança de uma cultura nas práticas assistenciais, que traz, acima de tudo, a melhoria no atendimento. O Hospital Unimed é o único privado de Fortaleza com autorização do Ministério da Saúde para a realização de transplantes renal e, também, o único a dispor de plantão em obstetrícia. Entre seus prêmios, ele conquistou várias edições do Selo Hospital Best, com destaque por ter a melhor maternidade e centro de diagnóstico da região.
Em 2015, O Hospital inaugurou a expansão da Unidade Pediátrica localizada no 4º andar, além de uma nova Unidade de Internação, localizada no 7º. Tais expansões renderam a ele uma estrutura de 30 novos leitos, disponibilizados para internação, além da oferta de 45 leitos infantis de internação e 8 de UTIs, em um andar exclusivo para a especialidade, no 4º andar.
Confira os diferenciais do Hospital Unimed
Com a ampliação, a Pediatria da rede Unimed passa a contar com a maior unidade privada do Ceará, no qual estarão disponíveis desde os serviços de internação a outros, como imagem, neuropediatria, cardiologia pediátrica, realização de procedimentos cirúrgicos, oncologia, hematologia e UTI pediátrica, além de um atendimento diferenciado. Dessa forma, a Unimed Fortaleza passa a ofertar 25% dos leitos de pediatria disponíveis na rede privada do Ceará apenas no Hospital Unimed.
No entanto, o Hospital Unimed já conta com uma estrutura de ponta para atender os mais variados tipos de parto. Como diferenciais dele, temos o Centro Obstétrico integrado à UTI NEO e isolado do Centro Cirúrgico, diminuindo assim os riscos de infecção das mães, que optam por realizar seu parto no Hospital e garantido a segurança do recém-nascido.
Entenda o que é o Projeto Parto Adequado e como ele tem beneficiado mães e bebês
Outro diferencial é a disponibilidade de dois obstetras de plantão 24 horas para o atendimento das mamães. Estas mães também podem realizar no próprio Hospital uma grande variedade de exames, sem precisar sair dele. Com o Parto Adequado, a estrutura conta ainda com duas salas de parto vaginal, além de uma ala de internação inteira dedicada às gestantes. O Hospital da Unimed Fortaleza também conta com quarto adequado para realização do parto no próprio ambiente interno.
Unimed Sul-Completando três anos de funcionamento, o Hospital Unimed Sul anuncia uma expansão importante em sua estrutura: será inaugurada uma UTI para pacientes adultos com nove leitos. A apresentação oficial à comunidade médica e cooperados da Unimed Fortaleza aconteceu em 14 de outubro de 2025 (data de 26 anos de nascimento do meu menino) e a unidade entrará em operação para pacientes a partir de novembro/2025.
Desde sua abertura, o Hospital Unimed Sul tem se firmado como referência em qualidade de atendimento, comprometimento com a assistência humanizada e tecnologia de ponta na capital. Com equipe especializada e instalações modernas, o hospital atende demandas complexas de saúde, contribuindo significativamente para o fortalecimento dos serviços da Rede Própria da Cooperativa.
O Hospital Unimed Sul possui um índice de satisfação geral de 93%; Já a satisfação com a internação e emergência alcançam, respectivamente, a marca de 96% e 90%. A unidade também é certificada internacionalmente pela metodologia canadense Qmentum e possui selo Platinum de acreditação concedido pela Quality Global Alliance (QGA).
- Chegamos aos três anos com muito orgulho do que construímos. A nova UTI adulta vai reforçar ainda mais nossa capacidade de atender casos críticos com segurança, conforto e eficiência. É mais um passo no compromisso da Unimed Fortaleza com uma saúde de qualidade para todos”, afirma a diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza, doutora Fernanda Colares.
Novos leitos para cuidados intensivos-A nova UTI adulta contará com nove leitos, que, quando necessário, podem ser multiplicados, chegando a um total de 13, todos equipados com tecnologia de ponta e recursos modernos, que garantem o monitoramento contínuo e preciso dos pacientes. A unidade contará ainda com uma equipe altamente especializada em Medicina Intensiva, preparada para oferecer atendimento seguro, humanizado e eficiente.
A inauguração, voltada à comunidade médica, será uma oportunidade para que profissionais conheçam de perto toda a estrutura, protocolos e capacidade operacional da nova Unidade. Já a abertura para o atendimento de pacientes está prevista para novembro, ampliando a capacidade de assistência do Hospital Unimed Sul e oferecendo maior suporte a casos, que exigem acompanhamento intensivo.
Outubro Rosa 2025-Em apoio à Campanha Outubro Rosa 2025, a Unimed Fortaleza lança uma ação especial no Hospital Unimed Sul, que une cuidado e solidariedade. Até 31 de outubrio de 2025, a cada três mamografias realizadas no Centro de Imagem, a cooperativa disponibilizará uma mamografia gratuita ao Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), instituição, que atua no combate ao câncer por meio de ações de Educação, Prevenção, Rastreamento e Pesquisa.
O GEEON é um Projeto reconhecido por sua atuação multidisciplinar no enfrentamento do Câncer, especialmente o de Mama. O grupo oferece atendimento gratuito a pacientes com lesões suspeitas, promove ações educativas voltadas à comunidade e conduz pesquisas sobre fatores de risco, diagnóstico e formas de rastreamento, contribuindo para reduzir a incidência e a mortalidade da doença.
- O Outubro Rosa é um momento de conscientização e de ação. Com essa iniciativa, queremos ir além do incentivo, mas também contribuir para o autocuidado e o diagnóstico precoce, levando acesso e esperança a quem mais precisa. A parceria com o GEEON reforça o propósito da Unimed Fortaleza de cuidar das pessoas em todas as etapas da vida, com responsabilidade social e compromisso com a saúde da mulher”, destaca a gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, Maria Tereza Ramos.
A ação busca ampliar o acesso aos exames preventivos e fortalecer a importância da detecção precoce, principal como aliada no tratamento eficaz do Câncer de Mama.
O Centro de Imagem contabilizou 236.751 exames, enquanto o Centro de Oncologia registrou 53.865 atendimentos. Na área de urgência, foram realizados 314.090 atendimentos de emergência pediátrica e 32.980 atendimentos de Emergência Ginecológica e Obstétrica, números, que demonstram a relevância e o impacto do hospital na assistência à comunidade.
A Oficina de Enfrentamento à Depressão acontecerá de 4 de novembro a 9 de dezembro de 2025, também em seis encontros às terças-feiras, das 10 às 12 horas. Nesse caso, as sessões serão facilitadas por uma psicóloga e um psiquiatra, e direcionadas a clientes com idade mínima de 18 anos que apresentem sintomas sugestivos. Por se tratar de uma ação fechada, a entrada de novos participantes será permitida até o segundo encontro.
A Oficina de Enfrentamento à Ansiedade iniciou em setembro e já está com as vagas preenchidas. Novas turmas serão disponibilizadas a partir de 2026.
Programa Viver Bem-O Viver Bem é uma iniciativa da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, que tem como missão promover qualidade de vida e bem-estar para os clientes da cooperativa. As oficinas terapêuticas oferecem apoio psicoeducativo em grupo, em um espaço de escuta, troca de experiências e aprendizado, conduzido por uma Equipe Multidisciplinar de Saúde.
- Nosso compromisso é cuidar dos nossos clientes de forma integral. As Oficinas Terapêuticas fazem parte dessa proposta, pois oferecem ferramentas para lidar com questões emocionais, fortalecendo a saúde mental e prevenindo complicações futuras”, afirma a coordenadora de Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza. Haidinne Coelho.
Oficinas Terapêuticas
- Auditório da Medicina Preventiva Unimed Fortaleza.
- Rua Gonçalves Lêdo, 777-9° andar-BS Tower.
- Oficina de Enfrentamento à Depressão: 4/11 a 9/12 | Terças-feiras, 10 às 12 horas.
- Público: Clientes Unimed Fortaleza, a partir de 18 anos, com sinais ou sintomas de Ansiedade ou Depressão.
- Inscrições: https://www.unimedfortaleza.com.br/medicinapreventiva
A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma Rede Própria, que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior Hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do Sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica e obstétrica, internação obstétrica, adulta e pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um Centro Cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A Rede Própria conta também com:
- 11 Laboratórios.
- Cinco Clínicas Unimed.
- Oito Clínicas de Saúde Integral.
- Programas como a Medicina Preventiva.
Comentários
Postar um comentário