Pular para o conteúdo principal

Adauto Bezerra inaugurava o Açude Gavião há 45 anos

Eis o Arquivo Nirez para dois de outubro na História de Fortaleza:
  • 1852 - Na Chefia de Polícia assume José Maria Eustáquio Vieira.
  • 1857 - Criada a Repartição das Obras Públicas, depois (1927) Repartição das Obras Públicas, Água e Esgotos e por fim (1930) Diretoria Geral de Viação e Obras Públicas-DVOP.
  • 1865 - Embarcam mais 211 praças e 12 oficiais no vapor Paraná, para combater no Paraguai.
  • 1881 - Lançada a pedra fundamental do prédio da Escola Normal, na Praça Marquês do Herval (Praça José de Alencar), onde hoje está o IPHAN.
  • 1885 - Morre, no Rio de Janeiro, o conselheiro do Império, bacharel em Direito José Liberato Barroso, ex-deputado, ex-senador, cearense de Aracati onde nasceu em 21 de setembro de 1830. Existe no Centro de Fortaleza uma rua com seu nome, antiga Rua das Trincheiras.
  • 1891 - Aberta à subscrição popular o capital da Companhia Cerâmica Industrial do Ceará, de Antônio Domingos dos Santos e Silva. Instalaria em Fortaleza uma olaria a vapor com fornos especiais para o fabrico de cal e uma linha de produção de tijolos, telhas, ladrilhos, tubos, azulejos, carvão.
  • 1908 - Morre, no Rio de Janeiro, o filólogo Fausto Carlos Barreto (Fausto Barreto), aos 56 anos incompletos. É Patrono da Cadeira nº9 da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em São João dos Inhamuns, hoje Tauá, em 19 de dezembro de 1852.
  • 1911 - Morre, em Fortaleza, Raimundo Bizarria, cearense de Tauá, jornalista e poeta radicado na Bahia. Publicou vários livros. Hoje é nome de Rua no Jardim Iracema.
  • 1921 - Renuncia o vigariato da Igreja de Nossa Senhora do Carmo o padre Plácido Alves de Oliveira, por motivo de doença, sendo nomeado para substituí-lo, o monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa).
  • 1924 - Estreia, em Fortaleza, a Companhia de Teatro Viriato Correia, no Teatro José de Alencar, com a comédia “Zuzu”, em três atos, com destaque para a cantora Otília Amorim e para Augusto Aníbal.
  • 1924 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Demóstenes Rockert.
  • 1932 - Chega ao Ceará a notícia do término do movimento armado de São Paulo, a Revolução de 1932 ou Revolução Constitucionalista.
  • 1937 - Morre, no Sanatório de Messejana, aos 65 anos de idade, Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), fundador e antigo proprietário do jornal Correio do Ceará. Hoje é nome de rua na Vila Peri. Era cearense de Maranguape nascido a sete de julho de 1873. O Estabelecimento Gráfico A. C. Mendes, na Rua Conde D’Eu, 541, passa para a firma Bezerra & Braga.
  • 1946 - O advogado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza) deixa a Interventoria do Estado, passando para o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), que era Secretário da Fazenda.
  • 1946 - Morre, em Boston-Estados Unidos, aos 51 anos de idade, escritor, advogado, jornalista, telegrafista, professor, ex-deputado, ex-senador e ex-ministro Waldemar Cromwel do Rego Falcão (Waldemar Falcão), cearense de Baturité nascido a 25 de janeiro de 1895, membro do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico. É hoje nome de Praça no Centro de Fortaleza.
  • 1947 - Morre, em Fortaleza, o poeta Vital Bizarria, cearense de Tauá nascido a 28 de abril de 1875. Era funcionário municipal em Fortaleza.
  • 1948 - Circula em Fortaleza o número 1671 do jornal O Combate, “órgão semanal independente”, de duração efêmera com redação na Rua Pedro I, 675, tendo como diretor e redator-chefe Juarez  Temóteo, diretor comercial Pedro Praxedes e secretário João de Matos.
  • 1949 - Circula o primeiro número do jornal Diário do Ceará, de Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda), de orientação política da União Democrática Nacional-UDN. Redatoriado por José Napoleão, tem por redator secretário Paulo Bonavides e diretor comercial Antônio Batista Fontenele (A. Batista Fontenele). O gerente é Antônio Batista Fontenele Filho (A. Batista Fontenele Filho). A redação e oficinas eram na Rua Senador Pompeu, 1122. Existiram vários jornais com esse nome.
  • 1949 - Chega a Fortaleza, em viagem de visita, o presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, desembarcando no Aeroporto do Cocorote, sendo conduzido, via Avenida João Pessoa, onde são colocados arcos de boas vindas, até o centro da Cidade, onde ficava a sede do Governo. Com ele veio o Ministro da Viação Clóvis Pestana.
  • 1949 - Chegam, no Porto do Mucuripe as três primeiras locomotivas de tração a óleo diesel, sendo recebidas no Cais do Porto pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e o ministro da viação Clóvis Pestana. Gradativamente as velhas “marias-fumaças” foram sendo “aposentadas”.
  • 1952 - Toma posse, em sessão ordinária do Conselho da Comissão de Abastecimento e Preços-Coap, às 15 horas, em novo cargo, o major Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne).
  • 1962 - Lançado, em tarde de autógrafo na “Livraria Renascença”, de Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), o livro História do Ceará, do escritor e historiador Raimundo Girão, que é saudado pelo professor Tomás Pompeu de Sousa Brasil.
  • 1969 - Realiza-se no Edifício Murilo Borges, na Rua Sena Madureira, 1070, Assembleia Geral de constituição da Companhia Telefônica de Fortaleza, criada pela Lei 3.713.
  • 1969 - Realiza-se no Edifício Murilo Borges, na Rua Sena Madureira, 1070, Assembleia Geral de constituição da Companhia Telefônica de Fortaleza, criada pela Lei 3.713.
  • 1970 - Lançado o livro O Ceará na Revolução de 1930, de autoria do escritor Otacílio Anselmo e Silva.
  • 1975 - Na Barra do Ceará, grande movimentação com a Realização da I Grande Corrida da Barra, da qual participam barcos hobbie-cat e lancha a motor. A grande prova de motonáutica tem como campeão o piloto Cláudio Cysne, com uma lancha de motor Johnson de 115HP, que integra a bateria D (Delta).
  • 1975 - O Açude Gavião (foto), primeiro do Sistema Pacoti, destinado a suplementar o abastecimento de água de Fortaleza, é inaugurado pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes. O reservatório tem capacidade para armazenamento de 48 milhões de metros cúbicos. Juntamente com o Açude Riachão e o Açude Pacoti, que deverão estar prontos em 1979, complementarão o abastecimento de água da Grande Fortaleza, uma vez que o Açude Acarape, dentro em breve não terá mais condições para fazê-lo sozinho.
  • 1977 - Pela terceira vez consecutiva, o Ceará é campeão, ao empatar com o Fortaleza, em partida sem abertura de contagem, realizada no Castelão, válida pelo Campeonato Cearense de Futebol.
  • 1978 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, às 23 horas, aos 75 anos de idade, o fiscal de rendas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, aposentado, José Martins da Rocha (Rochinha), corretor do Departamento de Publicidade dos Diários Associados. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1979 - Às 16 horas, morre, aos 55 anos de idade, vítima de cirrose hepática, no Hospital Geral de Fortaleza, o jornalista Orlando Ramalho Barros, discotecário da Rádio Verdes Mares (810 Verdinha AM).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac