Pular para o conteúdo principal

Adauto Bezerra inaugurava o Açude Gavião há 45 anos

Eis o Arquivo Nirez para dois de outubro na História de Fortaleza:
  • 1852 - Na Chefia de Polícia assume José Maria Eustáquio Vieira.
  • 1857 - Criada a Repartição das Obras Públicas, depois (1927) Repartição das Obras Públicas, Água e Esgotos e por fim (1930) Diretoria Geral de Viação e Obras Públicas-DVOP.
  • 1865 - Embarcam mais 211 praças e 12 oficiais no vapor Paraná, para combater no Paraguai.
  • 1881 - Lançada a pedra fundamental do prédio da Escola Normal, na Praça Marquês do Herval (Praça José de Alencar), onde hoje está o IPHAN.
  • 1885 - Morre, no Rio de Janeiro, o conselheiro do Império, bacharel em Direito José Liberato Barroso, ex-deputado, ex-senador, cearense de Aracati onde nasceu em 21 de setembro de 1830. Existe no Centro de Fortaleza uma rua com seu nome, antiga Rua das Trincheiras.
  • 1891 - Aberta à subscrição popular o capital da Companhia Cerâmica Industrial do Ceará, de Antônio Domingos dos Santos e Silva. Instalaria em Fortaleza uma olaria a vapor com fornos especiais para o fabrico de cal e uma linha de produção de tijolos, telhas, ladrilhos, tubos, azulejos, carvão.
  • 1908 - Morre, no Rio de Janeiro, o filólogo Fausto Carlos Barreto (Fausto Barreto), aos 56 anos incompletos. É Patrono da Cadeira nº9 da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em São João dos Inhamuns, hoje Tauá, em 19 de dezembro de 1852.
  • 1911 - Morre, em Fortaleza, Raimundo Bizarria, cearense de Tauá, jornalista e poeta radicado na Bahia. Publicou vários livros. Hoje é nome de Rua no Jardim Iracema.
  • 1921 - Renuncia o vigariato da Igreja de Nossa Senhora do Carmo o padre Plácido Alves de Oliveira, por motivo de doença, sendo nomeado para substituí-lo, o monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa).
  • 1924 - Estreia, em Fortaleza, a Companhia de Teatro Viriato Correia, no Teatro José de Alencar, com a comédia “Zuzu”, em três atos, com destaque para a cantora Otília Amorim e para Augusto Aníbal.
  • 1924 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Demóstenes Rockert.
  • 1932 - Chega ao Ceará a notícia do término do movimento armado de São Paulo, a Revolução de 1932 ou Revolução Constitucionalista.
  • 1937 - Morre, no Sanatório de Messejana, aos 65 anos de idade, Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), fundador e antigo proprietário do jornal Correio do Ceará. Hoje é nome de rua na Vila Peri. Era cearense de Maranguape nascido a sete de julho de 1873. O Estabelecimento Gráfico A. C. Mendes, na Rua Conde D’Eu, 541, passa para a firma Bezerra & Braga.
  • 1946 - O advogado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza) deixa a Interventoria do Estado, passando para o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), que era Secretário da Fazenda.
  • 1946 - Morre, em Boston-Estados Unidos, aos 51 anos de idade, escritor, advogado, jornalista, telegrafista, professor, ex-deputado, ex-senador e ex-ministro Waldemar Cromwel do Rego Falcão (Waldemar Falcão), cearense de Baturité nascido a 25 de janeiro de 1895, membro do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico. É hoje nome de Praça no Centro de Fortaleza.
  • 1947 - Morre, em Fortaleza, o poeta Vital Bizarria, cearense de Tauá nascido a 28 de abril de 1875. Era funcionário municipal em Fortaleza.
  • 1948 - Circula em Fortaleza o número 1671 do jornal O Combate, “órgão semanal independente”, de duração efêmera com redação na Rua Pedro I, 675, tendo como diretor e redator-chefe Juarez  Temóteo, diretor comercial Pedro Praxedes e secretário João de Matos.
  • 1949 - Circula o primeiro número do jornal Diário do Ceará, de Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda), de orientação política da União Democrática Nacional-UDN. Redatoriado por José Napoleão, tem por redator secretário Paulo Bonavides e diretor comercial Antônio Batista Fontenele (A. Batista Fontenele). O gerente é Antônio Batista Fontenele Filho (A. Batista Fontenele Filho). A redação e oficinas eram na Rua Senador Pompeu, 1122. Existiram vários jornais com esse nome.
  • 1949 - Chega a Fortaleza, em viagem de visita, o presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, desembarcando no Aeroporto do Cocorote, sendo conduzido, via Avenida João Pessoa, onde são colocados arcos de boas vindas, até o centro da Cidade, onde ficava a sede do Governo. Com ele veio o Ministro da Viação Clóvis Pestana.
  • 1949 - Chegam, no Porto do Mucuripe as três primeiras locomotivas de tração a óleo diesel, sendo recebidas no Cais do Porto pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e o ministro da viação Clóvis Pestana. Gradativamente as velhas “marias-fumaças” foram sendo “aposentadas”.
  • 1952 - Toma posse, em sessão ordinária do Conselho da Comissão de Abastecimento e Preços-Coap, às 15 horas, em novo cargo, o major Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne).
  • 1962 - Lançado, em tarde de autógrafo na “Livraria Renascença”, de Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), o livro História do Ceará, do escritor e historiador Raimundo Girão, que é saudado pelo professor Tomás Pompeu de Sousa Brasil.
  • 1969 - Realiza-se no Edifício Murilo Borges, na Rua Sena Madureira, 1070, Assembleia Geral de constituição da Companhia Telefônica de Fortaleza, criada pela Lei 3.713.
  • 1969 - Realiza-se no Edifício Murilo Borges, na Rua Sena Madureira, 1070, Assembleia Geral de constituição da Companhia Telefônica de Fortaleza, criada pela Lei 3.713.
  • 1970 - Lançado o livro O Ceará na Revolução de 1930, de autoria do escritor Otacílio Anselmo e Silva.
  • 1975 - Na Barra do Ceará, grande movimentação com a Realização da I Grande Corrida da Barra, da qual participam barcos hobbie-cat e lancha a motor. A grande prova de motonáutica tem como campeão o piloto Cláudio Cysne, com uma lancha de motor Johnson de 115HP, que integra a bateria D (Delta).
  • 1975 - O Açude Gavião (foto), primeiro do Sistema Pacoti, destinado a suplementar o abastecimento de água de Fortaleza, é inaugurado pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes. O reservatório tem capacidade para armazenamento de 48 milhões de metros cúbicos. Juntamente com o Açude Riachão e o Açude Pacoti, que deverão estar prontos em 1979, complementarão o abastecimento de água da Grande Fortaleza, uma vez que o Açude Acarape, dentro em breve não terá mais condições para fazê-lo sozinho.
  • 1977 - Pela terceira vez consecutiva, o Ceará é campeão, ao empatar com o Fortaleza, em partida sem abertura de contagem, realizada no Castelão, válida pelo Campeonato Cearense de Futebol.
  • 1978 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, às 23 horas, aos 75 anos de idade, o fiscal de rendas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, aposentado, José Martins da Rocha (Rochinha), corretor do Departamento de Publicidade dos Diários Associados. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1979 - Às 16 horas, morre, aos 55 anos de idade, vítima de cirrose hepática, no Hospital Geral de Fortaleza, o jornalista Orlando Ramalho Barros, discotecário da Rádio Verdes Mares (810 Verdinha AM).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".