Pular para o conteúdo principal



Em Pacatuba

“O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural”, esse é o tema do seminário que acontece no próximo sábado (17), no Sobrado da Abolição, em Pacatuba. Como programação paralela, a organização promove a exposição “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice”, que está em cartaz desde o dia seis, além de atividades artísticas que compõem a Mostra Sobrado Abolição, nos dias 16 e 17. O evento integra o projeto Arte e Educação no Sobrado da Abolição: Princípios de uma Identidade Cultural, realizado pelo Instituto Aptus e Iguarias de CASA, com apoio institucional do Instituto Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Destinado a artistas educadores vinculados às instituições de ensino formal ou informal, e demais agentes da educação e da cultura interessados no tema, o seminário é gratuito.
Seminário
No dia 17 de dezembro, a partir das 15h, acontece o seminário “O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural”. O tema será debatido pelo professor da Escola Indígena Chuí em Maracanaú, Cacique Kauã Pitaguary; pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), PhD em Antropologia, Bernadete Beserra; e pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Mestre em Música, Luciana Giffoni; com mediação do Mestre em Sociologia, antropólogo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE) da Uece, George Arruda.
Durante o seminário, o projeto divulga ainda o resultado de uma premiação destinada à atividade artística educacional de maior destaque, desenvolvida em 2016, por escolas da rede pública de Pacatuba e que se relacione com o tema discutido.
Apresentações artísticas
Amanhã (16), já começa Mostra Sobrado Abolição. A partir das 17h, os moradores do bairro Alto São João podem assistir às apresentações de música, reunindo o grupo de Flautas Doces Arason e a União dos Músicos de Pacatuba; além da ArtCapoeira. Uma feirinha apresenta o artesanato e a gastronomia local. No sábado (17), a mesma programação chega à Praça da Fonte, a partir das 18 horas.
Exposição
No primeiro piso do Sobrado da Abolição, o ensaio denominado “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice” entra em cartaz a partir de 06 de dezembro e abre à visitação de 14 às 21 horas, compondo a programação paralela do seminário.
Lançando mão de fotografias, George Arruda se debruça sobre a tradicional fabricação de foices pelo Mestre Manuel Messias Pereira. Ele acompanha e registra, de 2009 a 2013, a produção artesanal dessa ferramenta utilizada na produção agrícola na serra da Aratanha. O ensaio revela não só o fazer do mestre, mas informações e memórias do povo da região que frequenta sua oficina.
No segundo piso, os visitantes ainda podem assistir ao documentário “Açude Piripau”, produzido pelo jovem jornalista pacatubano Darlyson Déles, que relata a relação afetiva e religiosa dos moradores com o açude situado na entrada da cidade. O vídeo registra a época de 'sangria' do açude, em que o bom inverno faz transbordar suas águas, ao mesmo tempo em que revela as histórias de antigas lavadeiras e pescadores.
No mesmo local, a produção do evento apresenta atividades de pós-visita ao Sobrado da Abolição, realizadas pela turma de ensino fundamental da Escola Valmique Sampaio de Albuquerque, de Itaitinga. Os alunos da professora de Português e Literatura, Conceição Ferreira, desenvolveram trabalhos sobre as Expedições Científicas do Brasil e sobre temáticas que envolviam a escravidão.
Saiba mais sobre o Sobrado da Abolição – Situado na Rua Major Crisanto de Almeida, onde se situam também o teatro e o museu de Pacatuba, se encontra o Sobrado da Abolição. O prédio se destaca na história da cidade, pois foi cenário de duas expedições científicas, incluindo a Expedição das Borboletas, em 1859. Além disso, foi o lugar em que se outorgou a abolição da escravidão no município e ainda sediou a primeira farmácia municipal, dirigida por Rodolpho Theophilo.
Com a proposta de ocupar equipamentos culturais da cidade, o prédio foi reaberto em 2015 pela produção do projeto Iguarias de CASA, em parceira com a Secretaria de Educação Municipal de Pacatuba. Após a ocupação, o Instituto Eduardo Campos promoveu restauros no Sobrado da Abolição, que durou de dezembro de 2015 a junho de 2016, para garantir maior segurança aos seus visitantes.
Hoje, o espaço acolhe grupos de flautas, capoeira e teatro de investigação a partir de um convite da artista e educadora Juliana Capibaribe. “Desde a sua reabertura para a realização do projeto Iguarias em Cena, a busca para ativação de espaços no centro de Pacatuba visa sensibilizar olhares e proporcionar diálogos com munícipes e turistas para preservação patrimonial da cidade, que recebe o título de nona cidade com o bioma mais preservado do país”, revela a articuladora de todas essas ações no Sobrado da Abolição.
SERVIÇO
Seminário de Arte e Educação
Data: 17/12
Horário: 15h
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926, Centro, Pacatuba – CE)
Grátis
Mais informações: (85) 988405516
Instagram: @sobradoabolicaopacatuba


PROGRAMAÇÃO PARALELA
Exposição Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice, de George Arruda
Documentário Açude do Piripau, de Darlysson Déles
Atividade culminância de visita escolar ao Sobrado da Abolição “O que te escraviza? O que te liberta?” - Escola Municipal Valmique Sampaio de Albuquerque -Itaitinga
Data: Desde seis de dezembro
Local: Sobrado da Abolição
Horário de visitação: Terça a Sexta, de 14h às a 21h. Aos sábados, de 8h às 17h.
A visita guiada da exposição será realizada por jovens integrantes do grupo de 'teatro' D.P.L -Detetives do Prédio Laranja.
MOSTRA SOBRADO DA ABOLIÇÃO – APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
A.R.T Capoeira - Pacatuba
Orquestra de Flauta Doce -Pacatuba
Data: 16/12
Horário: 17h
Local: Estádio Municipal Pedro Matias - Alto São João
A.R.T Capoeira - Pacatuba
Orquestra de Flauta Doce -Pacatuba
União de Músicos de Pacatuba
Grupo Doce de Flautas – UECE
Data: 17/12
Horário: 18h
Local: Praça Henrique Gonçalves Justa (Praça da Fonte) – Rua Crisanto de Almeida, Centro, 1926 -Centro

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...