Neste domingo (três) ocorreu uma intensa atividade sísmica em Palhano, tendo sido registrados mais de dez tremores na Estação de Paraú (NBPA). Os maiores terremotos aconteceram às 12h33, com 2,3 graus; e às 12h42 com 2,4 graus de magnitude.
Os maiores eventos foram sentidos nas localidades de Barbada, Lagoa de Telha, Lagoa de Pedra,Córrego da Esperança e Luzilândia, e alguns pontos da sede de Palhano. Esses terremotos também foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela Universidade Federal do Rio Grand do Norte (UFRN).
O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Paraú
Registro do evento de magnitude 2.3 em NBPA
No passado, de 1989 a 1991, Palhano passou por um ciclo de intensa atividade sísmica, com vários eventos de magnitude maior ou igual a quatro graus. Desde então só tem ocorrido pequenos surtos de atividade sísmica em Palhano.
"Sendo assim, não é possível saber se a atual atividade sísmica será mais um pequeno surto ou se teremos um novo ciclo de atividade parecido com 1989. Só o tempo dirá o que temos pela frente", destacam em nota os pesquisadores do Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis), da UFRN em parceria com a RSBR, Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes e Marconi Oliveira.
Comentários
Postar um comentário