Pular para o conteúdo principal

Futricas Fortalezenses

A estreia oficial da TV Terra do Sol, da Prefeitura de Fortaleza, foi nesta quinta-feira (16) com uma entrevista com o prefeito Roberto Cláudio sobre o combate ao Novo Coronavírus.


A Prefeitura de Fortaleza tem um novo canal de comunicação com a população da Capital. Na tarde desta quinta-feira (16), durante uma visita do prefeito Roberto Cláudio, entrou em operação a TV Terra do Sol, mais uma ferramenta oficial que será utilizada como espaço para divulgação de informações e ações de governo.

A TV Terra do Sol chega num momento em que o poder público precisa, inclusive, ampliar a divulgação de informações técnicas e de qualidade para aumentar a conscientização da população no enfrentamento ao coronavírus.

O prefeito Roberto Cláudio foi o primeiro entrevistado ao vivo da TV Terra do Sol. A entrevista, comandada pela jornalista Érica Asano, foi pautada pela atuação do Município no combate ao novo coronavírus. Na oportunidade, o Gestor destacou as ações preventivas e assistenciais executadas e celebrou a implantação da nova TV.

“Esta TV pública é um sonho antigo da Cidade. Há o trabalho e o engajamento de muita gente para transmitir assuntos cotidianos do interesse de Fortaleza, demonstrando a diversidade municipal de forma democrática. Este é um teste que nós esperamos que consolide. Democracia se faz com verdade e com transparência”, introduziu.

Em virtude da situação epidemiológica da Capital, o Prefeito reforçou a importância dos cuidados com as notícias falsas e defendeu a continuidade do isolamento social.

“Este é um momento singular da história do País e do mundo. Estamos diante de um problema de saúde pública de consequências inéditas, que envolvem vidas humanas de todos os continentes. Seguimos trabalhando com humildade, buscando o conhecimento sobre o vírus, a sintomatologia, as características clínicas. Não há respostas definitivas. Estamos aprendendo com experiências de sucesso e de insucesso de outras nações. O aprendizado acumulado tem orientado a tomada de decisões do Governo e da sociedade como um todo”, esclareceu.

Importância do isolamento - Nessa perspectiva, a gestão municipal tem alertado a população acerca do alto poder de transmissão viral em ambientes fechados ou abertos diante de aglomerações. “O isolamento precoce e sustentável, em larga escala, é fundamental para evitar que a curva de transmissão seja abrupta. 20% dos pacientes acometidos vão precisar de internamento hospitalar. Já 5% das pessoas contaminados irão necessitar de leitos de terapia intensiva. O Sistema Único de Saúde trabalha no limite da saturação por outras razões, inclusive. Queremos evitar que pacientes venham a óbito por falta de atendimento, como vem acontecendo em países ricos, com sistemas de saúde consolidados”, alertou.

O prefeito destacou a expansão da rede assistencial em Fortaleza. “Nossos leitos de UTI estão começando a engarrafar. Enquanto a Rede prepara a abertura de novas vagas, a população precisa fazer a parte dela, garantindo o isolamento e protegendo, principalmente, os grupos de risco”, orientou.

Expansão da rede de Saúde - Objetivando reforçar a assistência oferecida pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Prefeitura expandiu o número de leitos oferecidos à população. 140 novas vagas estão distribuídas em cinco das seis UPAs municipais. “Tínhamos 90 leitos nas seis UPAs. Abrimos mais 140 em cinco delas, instaladas no Dendê, Vila Velha, Bom Jardim, São Cristóvão e Itaperi. Além disso, contratamos novos profissionais”, contabilizou.

Roberto Cláudio enfatizou, ainda, a importância do diagnóstico e da assistência precoce em casos sintomáticos envolvendo, sobretudo, os grupos de risco. As Unidades de Pronto Atendimento são a porta de entrada para o primeiro atendimento. “A demora define o prognóstico do paciente. Há casos de mortes registradas em casa ou a caminho do hospital em virtude de consequências cardiorrespiratórias. Na UPA, é realizada a primeira avaliação, sendo definida a necessidade de observação ou de internação imediata em hospitais”, explicou.

Para os casos de maior complexidade, a torre do Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) está sendo adaptada e passará a oferecer, até o mês de maio, 175 leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19. As vagas seguem em gradativa implantação. “Esta é uma referência para o paciente grave. São leitos de UTI muito bem estruturados. Já são 30 em funcionamento. Até a próxima segunda-feira (20), teremos outros 20, totalizando 50 novas vagas nos próximos dias”, antecipou.

Paralelamente, além de otimizar o fluxo em Frotinhas e Gonzaguinhas, a Prefeitura segue investindo na construção do hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas. “Abriremos 204 leitos até o próximo dia 20 de abril. Em caso de necessidade, poderá haver uma expansão. Essa iniciativa contempla as orientações internacionais, buscando, além do melhor custo-benefício, a estrutura adequada do ponto de vista da arquitetura e da engenharia hospitalar. Os fatores considerados incluem tempo, custo e adaptação para os cuidados fundamentais às doenças infectocontagiosas”, disse.

Ainda de acordo com o pefeito, a nova unidade será destinada, prioritariamente, a dois perfis de pacientes. “Aqueles encaminhados das UPAs, com confirmação ou suspeita diagnóstica, com quadros de desidratação, por exemplo, irão ficar em observação. Além disso, os pacientes de alta das UTIs também receberão os cuidados necessários”, detalhou.

Para a finalidade, estão sendo investidos R$ 4 milhões na estrutura física. “O custo ao longo dos meses vai depender da demanda, do número de profissionais, de leitos, do tempo de internação. Os 204 leitos de internamento, por 4 meses, custam 35 milhões de reais, incluindo profissionais, laboratório, farmácia, equipamentos. Mas tudo dependente da demanda”, informou.

Atenção à Economia - O prefeito apontou a relevância de se conciliar a proteção à vida das pessoas e o incentivo à economia. “Há duas prioridades importantes: a defesa da vida e as políticas econômicas e de proteção social para proteger as pessoas da fome e da miséria. Para isso, é preciso estabelecer políticas fiscais, de estímulo e de crédito”, disse.

Dentre as iniciativas relevantes, destacam-se as ações de transferência de renda, as políticas de crédito destinadas ao setor empresarial, a renegociação de dívidas, a suspensão de tributos, a realização de compras governamentais e o estímulo à produção industrial diante das necessidades do País.

“Algo nessa dimensão está sendo feito em Fortaleza, onde 210 mil famílias, quase 1 milhão de pessoas, dependem do Bolsa Família. As ações municipais também envolvem o Programa Comida em Casa, beneficiando 356 mil famílias, incluindo taxistas, mototaxistas e profissionais do transporte escolar. Dois mil jovens da Rede Cuca, atuantes na área esportiva, cultural e empreendedora, serão contemplados por meio de uma bolsa. Além disso, há um cadastro para feirantes, autônomos, artesãos e artistas populares por meio do qual será garantida uma renda acessória auxiliar para insumos básicos, beneficiando 22.500 pessoas”, listou.

Para assegurar a atenção à primeira infância, o Prefeito garantiu, ainda, uma transferência de renda para 12 mil famílias em situação de vulnerabilidade. “Serão 50 reais por filho para garantir a aquisição da alimentação e de insumos básicos”, detalhou.

O estímulo às compras governamentais também vem fortalecendo o conjunto de iniciativas desprendidas pela Prefeitura. “3 milhões de máscaras foram compradas de costureiras cadastradas e serão distribuídas para serem utilizadas em supermercados, terminais de ônibus, farmácias, ambientes de aglomeração em geral”, declarou.

A Prefeitura lançou, ainda, pacote fiscal para negociar dívidas, modificar regras de cobrança, suspender o ISS de autônomos e de microempreendedores.

Parceria com Governo do Estado - Por fim, Roberto Cláudio enalteceu o alinhamento institucional entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Ceará. “Para orientar a população e garantir a sua adesão ao combate ao coronavírus, os discursos entre os governos precisam estar alinhados. Estamos mantendo o diálogo entre todos os poderes, incluindo universidades e representantes do setor produtivo para discutir pactos e construir consensos. É grave e eticamente inconcebível perder vidas humanas que poderiam ter sido salvas. Esta é uma lição de bom senso. O interesse coletivo deve ser priorizado. Nosso intuito é proteger e salvar vidas”, finalizou.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.