Pular para o conteúdo principal



Comitê da ALCE debate protagonismo dos municípios na prevenção da violência


O fenômeno da interiorização da violência e o protagonismo dos municípios na prevenção aos homicídios na adolescência foram debatidos, nesta segunda-feira (14 de junho), no quarto webinário “Cada Vida Importa: 5 anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes”, promovido pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). Durante o evento virtual também foi lançado o Relatório Cada Vida Importa 2020.1.

O presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da AL, deputado Renato Roseno (Psol), apresentou dados que mostram o aumento do número de homicídios em algumas cidades do interior do Ceará e ressaltou a importância da prevenção e da criação de políticas públicas focadas nesses territórios. 

- Temos que chegar antes da violência se instalar, porque a gente sabe quais são os territórios que, sobretudo, são atravessados pela violência e sabemos quais são os corpos nesses territórios. Corpos jovens, negros e periféricos”, salientou.

O presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT), enfatizou que o Comitê tem realizado um “trabalho magnífico”. Ele apontou que foram registradas 1.324 vítimas de homicídios de janeiro a maio de 2021, das quais 230 eram adolescentes, entre 10 e 19 anos. Comparando esses números ao mesmo período em 2020, informou Evandro, houve uma redução de 29,84% nos homicídios na população geral e de 34,66% entre adolescentes.

- Esse webinário – na perspectiva da introdução, da implementação e na participação efetiva dos municípios vai ter uma significativa importância. Os municípios, nesse momento, têm que fazer parte desse processo. Não adianta apenas fazer a repressão, a prevenção é mais importante até do que a repressão”, frisou.

O evento contou com performance artística do MC Barnabé, produtor da Batalha do T.N, que reúne MC's desde 2017, na pracinha do bairro Terrenos Novos, periferia de Sobral. MC Barnabé ressaltou a necessidade de falar sobre o preconceito racial sofrido pelos moradores da periferia. “A única coisa boa que a periferia tem são os moradores. A humildade, a força de vontade sempre tem aqui dentro, o que não tem é oportunidade”, afirmou.

PROTAGONISMO DOS MUNICÍPIOS - A representante do Programa Ceará Pacífico e assessora especial da Vice- Governadoria do Ceará, Carla Escóssia, afirmou que o Governo compreende que o enfrentamento da violência passa pela prevenção e, nesse sentido, está lançando o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio).

Segundo Carla Escóssia, o programa visa beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ de dez municípios que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará: Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE), Mônica Sillan, comentou sobre a dificuldade em acessar os municípios mais distantes da Capital para implantar essa política pública de prevenção, sobretudo na pandemia, contexto no qual há necessidade de priorizar recursos para salvar vidas. Ela pontuou que muitas das mortes de adolescentes estão relacionadas a episódios de violência policial. “Ou seja, é o Estado matando nossos adolescentes, o que torna muito mais grave a situação”, observou.

Mônica Sillan também disse que para chegar à violência letal é necessário que o adolescente já tenha morrido em vários outros aspectos da sua existência. 

- Quando a gente dialoga com os municípios sobre essa pauta, recorrentemente vem a questão da fragilidade dos laços familiares, como a gente vai fazer para abordar isso dentro da política pública. Para que as crianças não cheguem à violência letal, a gente tem que começar a tratar desde a primeira infância”, assinalou.

Segundo a presidente da Associação pelo Desenvolvimento de Municípios do Ceará (APDMCE), Sônia Fortaleza, a APDMCE tem atuado, em parceria com o Unicef, na prevenção da violência contra jovens por meio da busca ativa escolar. 

- Com a pandemia, a gente sabe que os jovens se afastaram da escola. Para trazer esse aluno será um grande desafio, haverá muita desistência, mas os municípios estão empenhados para trazer todos os alunos de volta à escola, que é onde a formação acadêmica e cidadã se inicia”, acentuou.

Ela destaca a falta de recursos financeiros como a maior dificuldade enfrentada pelos municípios para implementar essas políticas públicas. 

- A gente precisa pensar numa política pública de qualidade, para que o próximo gestor que entrar dê continuidade. Que as políticas públicas se tornem planos municipais com permanência”, defendeu.

A titular da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral, Andrezza Aguiar, que tem como órgão vinculado a Unidade de Gerenciamento de Projetos pela Prevenção de Violência (UGPPV Sobral), Andrezza Aguiar, apresentou a experiência de Sobral com Políticas Públicas de Prevenção à vVolência.

Segundo ela, uma das premissas da UGPPV é a prevenção da violência por meio da garantia de direitos. As ações da unidade envolvem, entre diversos fatores, obras de requalificação urbana, investimentos em educação de tempo integral e desenvolvimento de forças de segurança mais humanizadas. Ela destacou ainda o trabalho do Observatório da Violência. 

- Sempre que há a morte de um jovem, os profissionais do território em que aquele jovem vivia se reúnem para ver o que aconteceu e identificar o que poderia ter sido evitado”, explicou.

Para o consultor da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), João Ananias, há duas causas para a interiorização da violência: o aparelhamento dos órgãos de segurança pública da Capital e o crescimento orgânico dos municípios. Ele também criticou o aumento de crianças nas ruas de Fortaleza.

- Como a gente admite que uma criança de seis meses esteja exposta ao sol, na rua? Eles estão dentro da primeira infância, de zero a seis anos, onde toda sua inteligência está se formando. Todo e qualquer processo traumático – o chamado estresse tóxico – vai influir lá na frente, e ele vai responder, muitas vezes, com violência. Então, é uma forma de prevenção. Os órgãos públicos precisam cuidar daquilo”, avaliou.

RELATÓRIO CADA VIDA IMPORTA - Durante o webinário, também foi lançado o relatório Cada Vida Importa 2020.1, que traz reportagem sobre a gestão das cidades e reforça a discussão acerca da responsabilidade dos municípios na área de prevenção de violência e homicídios. Além disso, o material aborda o monitoramento dos dados de homicídio no primeiro semestre de 2020. O relatório está disponível no site.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.