- Presidenciável ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) - Hoje nosso Ceará comemora 223 anos de emancipação. Estado de muita luta, de gente trabalhadora, determinada e que nunca perde a esperança. Viva a capital da Educação, nossa Terra da Luz!
- Deputado estadual Tin Gomes (PDT) - Hoje é um dia muito importante para nosso contexto histórico, data em que o estado do Ceará comemora 223 anos de Emancipação Política. Parabéns ao Ceará, nossa Terra da Luz, de uma cultura tão rica e de um povo alegre, forte e batalhador. Que possamos seguir avançando cada vez mais!
Começo do Ceará - Em 17 de janeiro de 1799, o Ceará adquiriu independência em relação a Pernambuco. Bernardo Manuel de Vasconcelos foi, então, nomeado primeiro governador, tornando-se responsável pelo início da urbanização de Fortaleza.
No final do Século XVIII, especialmente com a Guerra de Independência Norte-americana, o Algodão foi tomando relevante papel na pauta de exportações do Ceará.
Com o declínio do Charque, cuja distribuição era centrada em Aracati, Fortaleza se tornou a principal cidade cearense por ser o destino dos produtos agrícolas cultivados nas diversas serras que se elevam nas vizinhanças do Município.
Em 1812, foi nomeado governador do Ceará o português Manuel Inácio de Sampaio e Pina Freire, o qual reuniu os literatos no Palácio do Governo e deu incentivo às artes e à urbanização da capital por meio dos Projetos de Silva Paulet.
No começo do Século XIX, o Ceará conheceu diversos movimentos rebeldes, como a República do Crato, em 1813, e também influências da Revolução Pernambucana de 1817, além de movimentos de cunho republicano-liberal liderados pela família cratense dos Alencar. Tais movimentos foram reprimidos com dureza pelo governador provincial do Ceará, Inácio de Sampaio.
Comentários
Postar um comentário