Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses


  • Professor e jornalista José Anderson Freire Sandes - Neno (José Naírton Quezado Cavalcante). Seis anos na vida eterna (2016). Aqui nesse Planetinha um Baú de Lembranças. Tantos anos de convivência no batente da Redação do Diário do Nordeste deixaram alegrias, risadas, jornalismo e muito amor. Na foto com Ricardo Guilherme. Sob o céu que nos protege".
  • Mariano Freitas - Beleza de foto.
  • Klévisson Viana - Três mestres, três amigos queridos!!!
  • Dalwton Moura - Viva Neto, jornalista! É...
  • Jane Soares Cruz Cabral - Um homem muito inteligente, de refinado humor. Faz falta. O que diria nesses tempos?! Muitas risadas nos daria, certamente.
  • Inês Castro Cunha - Um convívio saudável e alegre, tive o prazer de desfrutar saudades!
  • Aidê Cardonha - Esse meu professor...Muito gato!!! 
  • Márcio Catunda - Conheci o Neno. Era gente boa. Bem humorado e bom caráter
  • Maurício Silva - Seis anos se passaram e parece que foi ontem que éramos parceiros. Ele abrigou minha charge na sua coluna "E", do início ao fim. Nos conhecemos no O Povo onde ele acompanhava a coluna do irmão Lucio Brasileiro. Quando ganhou seu espaço no Diário me levou na bagagem e exigiu da empresa o pagamento da charge. Bons tempos, velhos dias.
  • Soares Feitosa - É o novo! Era muito bom. Deixou saudade".
  • Lauriberto Carneiro Braga - Convivi com Neno, na Redação do Diário do Nordeste por longos e proveitosos 20 anos. Sabedoria em pessoa. Grandes sacadas. Altos papos...
  • Ricardo Black - Grande Neno Cavalcante!
O Arquivo Nirez lembra:
  • Há 20 anos, em 2002, falece, vítima de complicações respiratórias, associadas ao quadro de hipertensão e diabetes, aos 64 anos de idade, em Fortaleza, o maître João Batista de Sousa, conhecido carinhosamente como maître Batista. Seu corpo é sepultado no dia seguinte, ao meio-dia, no Cemitério Jardim Metropolitano.
  • Há 19 anos, em 2003, o publicitário Nazareno de Freitas morre, às 10h30, vítima de um Câncer na garganta. Advogado por formação, Nazareno iniciou sua carreira publicitária na Rádio Dragão do Mar e depois trabalhou nos jornais O Estado, Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste, onde até recentemente assinava a coluna Mundo dos Negócios. Nazareno é enterrado no final da tarde no cemitério Parque da Paz. Tinha 64 anos de idade.
  • Há 15 anos, em 2007, morre, após mais de cem dias de hospitalização, o ex-deputado federal, historiador e escritor Marcelo Caracas Linhares, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e 24 horas após cremado. Nascera em 15 de março de 1924.
  • Há 14 anos, em 2008, morre o general Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto. Estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Militar de Fortaleza e faleceu em consequência de falência múltipla de órgãos. O corpo é velado no Memorial do 10º Grupo de Artilharia de Campanha - GAC e o sepultamento acontece às 11 horas do dia seguinte no Cemitério São João Batista. O general Manoel Theophilo nascera em Fortaleza, em 27 de junho de 1924. Ingressou no Exército como aspirante em 1947. Em 1955, estudou na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-EsAO do Rio de Janeiro e voltou para Fortaleza na ano seguinte. Retornou mais uma vez ao Rio, em1958, para ingressar na Escola de Comando e Estado-Maior Do Exército-Eceme. Após servir em Fortaleza, Manaus e Teresina, foi nomeado comandante do 10º Grupo de Obuses (hoje Grupo de Artilharia de Campanha, transferido de Fortaleza para Boa Vista) em 1967.
  • Há 14 anos, em 2008, o jornalista Hildebrando Torres Espínola, 89 anos, falece às 15 horas vítima de insuficiência cardíaca. O corpo é sendo velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento acontece às 10 horas do dia seguinte, no Parque da Paz. Natural de João Pessoa, PB, Hildebrando Espínola foi procurador do Instituto de Previdência de Assistência dos Servidores do Estado-Ipase. Destacou-se, ainda, como professor de sociologia e fundador da Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará-Uece. Como jornalista trabalhou na extinta Gazeta de Notícias e foi correspondente do Estado de São Paulo. Hildebrando marcou sua passagem na imprensa do Ceará e do País por ter sido o primeiro jornalista brasileiro dar visibilidade nacional à destruição do Sítio Caldeirão.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia