Pular para o conteúdo principal

BdoL nas Eleições 2022

O Blog do Lauriberto (BdoL) faz uma grande cobertura da maior Eleição do Brasil.

Neste domingo (2 de outubro de 2022), de 8 às 17 horas vamos eleger:

  • Presidente do Brasil.
  • Vice-presidente do Brasil.
  • Um senador por Unidade Federativa (27).
  • 1 primeiro suplente de senador por Unidade Federativa (27).
  • 2 segundo suplente de senador por Unidade Federativa (27).
  • No Ceará 22 deputados federais.
  • No Ceará 46 deputados estaduais.



TRE-CE - A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, neste sábado (1), cerimônia para a definição das 35 urnas eletrônicas que serão auditadas neste domingo (2).

Foram indicadas 27 urnas por representantes de diversas entidades fiscalizadoras, incluindo Forças Armadas, Polícia Federal e Ministério Público. As outras 8 urnas foram sorteadas. Toda a cerimônia, ocorrida na sede do TRE-CE, foi transmitida pelo canal do TRE no YouTube.

Dentre as 35 urnas, 27 passarão por Teste de Integridade e 8, por Teste de Autenticidade. Dentre as 27 urnas que passarão pelo Teste de Integridade, 15 são de seções de Fortaleza, enquanto as 12 restantes são de Aquiraz, Milagres, Viçosa do Ceará, Amontada, Crato, Itapipoca, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Santana do Acaraú. 

Passarão pelo Teste de Autenticidade urnas de:
  1. Itarema.
  2. Barroquinha.
  3. Redenção.
  4. Itatira.
  5. Acopiara.
  6. Mombaça.
  7. Piquet Carneiro.
  8. Ocara.
Tanto o Teste de Integridade quanto o Teste de Autenticidade têm o objetivo de comprovar a confiabilidade e a segurança do processo eletrônico de votação. As entidades fiscalizadoras, elencadas no art. 6º da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23673/2021, estão legitimadas a participar das etapas dos processos de Auditoria.

Urnas que passarão por Teste de Integridade:
  1. Zona 112 (Fortaleza) - seções 422 e 431; 
  2. Zona 1 (Fortaleza) - seção 33; 
  3. Zona 118 (Fortaleza) - seção 22; 
  4. Zona 80 (Fortaleza) - seção 370;
  5. Zona 113 (Fortaleza) - seção 37;
  6. Zona 94 (Fortaleza) - seção 457; 
  7. Zona 82 (Fortaleza) - seção 474;
  8. Zona 66 (Aquiraz) - seção 14;
  9. Zona 26 (Milagres) - seção 21;
  10. Zona 35 (Viçosa do Ceará) - seção 9;
  11. Zona 3 (Fortaleza) - seção 620; 
  12. Zona 89 (Amontada) - seção 87; 
  13. Zona 83 (Fortaleza) - seção 463; 
  14. Zona 27 (Crato) - seção 2;
  15. Zona 17 (Itapipoca) - seção 4;
  16. Zona 2 (Fortaleza) - seção 741; 
  17. Zona 120 (Caucaia) - seção 132;
  18. Zona 116 (Fortaleza) seção 50; 
  19. Zona 114 (Fortaleza) - seção 14; 
  20. Zona 115 (Fortaleza) - seção 297; 
  21. Zona 8 (Aracati) - seção 274; 
  22. Zona 93 (Fortaleza) - seção 217; 
  23. Zona 28 (Juazeiro do Norte) - seção 11; 
  24. Zona 44 (Santana do Acaraú) - seção 44;
  25. Zona 123 (Caucaia) - seção 543; 
  26. Zona 119 (Juazeiro do Norte) - seção 57.
Urnas que passarão pelo Teste de Autenticidade: 
  1. Zona 98 (Itarema) - seção 188; 
  2. Zona 108 (Barroquinha) - seção 61; 
  3. Zona 52 (Redenção) - seção 11; 
  4. Zona 33 (Itatira) - seção 447; 
  5. Zona 60 (Acopiara) - seção 83;
  6. Zona 46 (Mombaça) - seção 74; 
  7. Zona 12 (Piquet Carneiro) - seção 176; 
  8. Zona 67 (Ocara) - seção 249.
Teste de IntegridadeO Teste de Integridade é um procedimento que simula a votação, no mesmo dia e horário das eleições, em urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas na véspera do pleito. Essa simulação utiliza dados oficiais e cédulas preenchidas previamente por entidades fiscalizadoras ou, na ausência destas, por terceiros, excluídos servidores(as) da Justiça Eleitoral.

Neste ano, duas das 27 urnas do Ceará que passarão pelo Teste de Integridade serão habilitadas por biometria de eleitores(as) em duas seções do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. O Teste de Integridade com uso de biometria é um projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Teste de Autenticidade - O Teste de Autenticidade é uma auditoria realizada pelo juízo eleitoral na urna eletrônica da seção eleitoral definida na véspera da eleição. Tem a finalidade de verificar a autenticidade e a integridade dos sistemas. Por meio dessa auditoria, são comparadas as assinaturas digitais daqueles sistemas que foram lacrados no TSE (até 20 dias antes da eleição) com as assinaturas dos mesmos sistemas instalados na urna da seção eleitoral.

Esse teste ocorrerá imediatamente antes do início da votação oficial na seção, ou seja, antes da emissão da zerésima. A zerésima é o relatório emitido pela urna antes da votação e comprova que, no equipamento, estão registrados todos (as) os (as) candidatos (as) sem votos computados anteriormente.



OAB-CE - Neste domingo (2 de outubro), a população brasileira vai às urnas para exercer a cidadania através do voto. Como participante ativa da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará) está em plantão para atendimento voltado aos casos de violação das prerrogativas de advogados e advogadas no exercício da profissão. 

A assistência será realizada das 8 às 18 horas, por membros do Centro de Apoio ao Advogado e Defesa da Advocacia. Os advogados e advogadas que forem vítimas de violação de suas prerrogativas devem acionar a Ordem imediatamente. A denúncia deve ser feita de forma presencial, ou pelos telefones: (85) 9911.5533 / 98118.2499 (WhatsApp).

O objetivo é verificar eventuais irregularidades durante as eleições, bem como atendimento aos advogados (as) no caso de violação das prerrogativas, receber reclamações, denúncias de irregularidades e crimes eleitorais.

A advocacia cearense estará trabalhando em diversos locais do estado para garantir o direito ao voto e o respeito ao resultado nas urnas. “É fundamental que todos tenham a consciência que sem a advocacia, não existe democracia. Nós somos os pilares que garantem a eficácia do estado democrático de direito. A OAB-CE permanecerá neutra no processo, sendo importante que prevaleça a vontade do povo que vai ser assegurada através da defesa das normas vigentes. Viva a democracia e a advocacia”, defendeu o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Participam desta força tarefa a Diretoria de Prerrogativas, o Centro de Apoio e Defesa da Advocacia e a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE.

PARCERIA COM TRE-CE - Outra importante atuação da OAB-CE durante as Eleições 2022 será no apoio ao plantão de denúncias da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TER-CE), destinado a receber demandas relativas à violência de gênero na política, envolvendo candidatas ou eleitoras cearenses no 1º turno. Nessas eleições, o estado do Ceará possui 354 candidaturas femininas (35%) e 3.603.756 eleitoras (53%). A iniciativa faz parte do plano de atuação conjunta entre a Ouvidoria da Mulher e o Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) dos Estados do Ceará.

SERVIÇO

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 81 anos tremendão Erasmo Carlos

Morreu no início da tarde desta terça-feira (22 de novembro de 2022), no Rio de Janeiro-RJ, aos 81 anos, o tremendão Erasmo Esteves Carlos. O cantor da Guarda estava internado com uma edema pulmonar e não resistiu. Erasmo tinha a Síndrome Edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. No dia do músico, nosso amado Erasmo Esteves, o Erasmo Carlos, o Gigante Gentil, o Tremendão, o Pai do Rock Nacional, se despediu. Erasmo criou, amou, acompanhou a cada um de nós nos momentos importantes das nossas vidas. E além de todas as maravilhas que compôs e cantou durante décadas, ele nos deixou recados: o futuro pertence à jovem guarda. E que é preciso saber viver! Vamos continuar cuidando das novas gerações, por nós e por ele. O velório será fechado à família e amigos íntimos. Quem quiser homenageá-lo, escute suas músicas, suas mens

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 81 anos tremendão Erasmo Carlos

Morreu no início da tarde desta terça-feira (22 de novembro de 2022), no Rio de Janeiro-RJ, aos 81 anos, o tremendão Erasmo Esteves Carlos. O cantor da Guarda estava internado com uma edema pulmonar e não resistiu. Erasmo tinha a Síndrome Edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos. No dia do músico, nosso amado Erasmo Esteves, o Erasmo Carlos, o Gigante Gentil, o Tremendão, o Pai do Rock Nacional, se despediu. Erasmo criou, amou, acompanhou a cada um de nós nos momentos importantes das nossas vidas. E além de todas as maravilhas que compôs e cantou durante décadas, ele nos deixou recados: o futuro pertence à jovem guarda. E que é preciso saber viver! Vamos continuar cuidando das novas gerações, por nós e por ele. O velório será fechado à família e amigos íntimos. Quem quiser homenageá-lo, escute suas músicas, suas mens