Pular para o conteúdo principal

BdoL nas Eleições 2022

O Blog do Lauriberto (BdoL) faz uma grande cobertura da maior Eleição do Brasil.

Neste domingo (2 de outubro de 2022), de 8 às 17 horas vamos eleger:

  • Presidente do Brasil.
  • Vice-presidente do Brasil.
  • Um senador por Unidade Federativa (27).
  • 1 primeiro suplente de senador por Unidade Federativa (27).
  • 2 segundo suplente de senador por Unidade Federativa (27).
  • No Ceará 22 deputados federais.
  • No Ceará 46 deputados estaduais.



TRE-CE - A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, neste sábado (1), cerimônia para a definição das 35 urnas eletrônicas que serão auditadas neste domingo (2).

Foram indicadas 27 urnas por representantes de diversas entidades fiscalizadoras, incluindo Forças Armadas, Polícia Federal e Ministério Público. As outras 8 urnas foram sorteadas. Toda a cerimônia, ocorrida na sede do TRE-CE, foi transmitida pelo canal do TRE no YouTube.

Dentre as 35 urnas, 27 passarão por Teste de Integridade e 8, por Teste de Autenticidade. Dentre as 27 urnas que passarão pelo Teste de Integridade, 15 são de seções de Fortaleza, enquanto as 12 restantes são de Aquiraz, Milagres, Viçosa do Ceará, Amontada, Crato, Itapipoca, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Santana do Acaraú. 

Passarão pelo Teste de Autenticidade urnas de:
  1. Itarema.
  2. Barroquinha.
  3. Redenção.
  4. Itatira.
  5. Acopiara.
  6. Mombaça.
  7. Piquet Carneiro.
  8. Ocara.
Tanto o Teste de Integridade quanto o Teste de Autenticidade têm o objetivo de comprovar a confiabilidade e a segurança do processo eletrônico de votação. As entidades fiscalizadoras, elencadas no art. 6º da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23673/2021, estão legitimadas a participar das etapas dos processos de Auditoria.

Urnas que passarão por Teste de Integridade:
  1. Zona 112 (Fortaleza) - seções 422 e 431; 
  2. Zona 1 (Fortaleza) - seção 33; 
  3. Zona 118 (Fortaleza) - seção 22; 
  4. Zona 80 (Fortaleza) - seção 370;
  5. Zona 113 (Fortaleza) - seção 37;
  6. Zona 94 (Fortaleza) - seção 457; 
  7. Zona 82 (Fortaleza) - seção 474;
  8. Zona 66 (Aquiraz) - seção 14;
  9. Zona 26 (Milagres) - seção 21;
  10. Zona 35 (Viçosa do Ceará) - seção 9;
  11. Zona 3 (Fortaleza) - seção 620; 
  12. Zona 89 (Amontada) - seção 87; 
  13. Zona 83 (Fortaleza) - seção 463; 
  14. Zona 27 (Crato) - seção 2;
  15. Zona 17 (Itapipoca) - seção 4;
  16. Zona 2 (Fortaleza) - seção 741; 
  17. Zona 120 (Caucaia) - seção 132;
  18. Zona 116 (Fortaleza) seção 50; 
  19. Zona 114 (Fortaleza) - seção 14; 
  20. Zona 115 (Fortaleza) - seção 297; 
  21. Zona 8 (Aracati) - seção 274; 
  22. Zona 93 (Fortaleza) - seção 217; 
  23. Zona 28 (Juazeiro do Norte) - seção 11; 
  24. Zona 44 (Santana do Acaraú) - seção 44;
  25. Zona 123 (Caucaia) - seção 543; 
  26. Zona 119 (Juazeiro do Norte) - seção 57.
Urnas que passarão pelo Teste de Autenticidade: 
  1. Zona 98 (Itarema) - seção 188; 
  2. Zona 108 (Barroquinha) - seção 61; 
  3. Zona 52 (Redenção) - seção 11; 
  4. Zona 33 (Itatira) - seção 447; 
  5. Zona 60 (Acopiara) - seção 83;
  6. Zona 46 (Mombaça) - seção 74; 
  7. Zona 12 (Piquet Carneiro) - seção 176; 
  8. Zona 67 (Ocara) - seção 249.
Teste de IntegridadeO Teste de Integridade é um procedimento que simula a votação, no mesmo dia e horário das eleições, em urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas na véspera do pleito. Essa simulação utiliza dados oficiais e cédulas preenchidas previamente por entidades fiscalizadoras ou, na ausência destas, por terceiros, excluídos servidores(as) da Justiça Eleitoral.

Neste ano, duas das 27 urnas do Ceará que passarão pelo Teste de Integridade serão habilitadas por biometria de eleitores(as) em duas seções do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. O Teste de Integridade com uso de biometria é um projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Teste de Autenticidade - O Teste de Autenticidade é uma auditoria realizada pelo juízo eleitoral na urna eletrônica da seção eleitoral definida na véspera da eleição. Tem a finalidade de verificar a autenticidade e a integridade dos sistemas. Por meio dessa auditoria, são comparadas as assinaturas digitais daqueles sistemas que foram lacrados no TSE (até 20 dias antes da eleição) com as assinaturas dos mesmos sistemas instalados na urna da seção eleitoral.

Esse teste ocorrerá imediatamente antes do início da votação oficial na seção, ou seja, antes da emissão da zerésima. A zerésima é o relatório emitido pela urna antes da votação e comprova que, no equipamento, estão registrados todos (as) os (as) candidatos (as) sem votos computados anteriormente.



OAB-CE - Neste domingo (2 de outubro), a população brasileira vai às urnas para exercer a cidadania através do voto. Como participante ativa da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará) está em plantão para atendimento voltado aos casos de violação das prerrogativas de advogados e advogadas no exercício da profissão. 

A assistência será realizada das 8 às 18 horas, por membros do Centro de Apoio ao Advogado e Defesa da Advocacia. Os advogados e advogadas que forem vítimas de violação de suas prerrogativas devem acionar a Ordem imediatamente. A denúncia deve ser feita de forma presencial, ou pelos telefones: (85) 9911.5533 / 98118.2499 (WhatsApp).

O objetivo é verificar eventuais irregularidades durante as eleições, bem como atendimento aos advogados (as) no caso de violação das prerrogativas, receber reclamações, denúncias de irregularidades e crimes eleitorais.

A advocacia cearense estará trabalhando em diversos locais do estado para garantir o direito ao voto e o respeito ao resultado nas urnas. “É fundamental que todos tenham a consciência que sem a advocacia, não existe democracia. Nós somos os pilares que garantem a eficácia do estado democrático de direito. A OAB-CE permanecerá neutra no processo, sendo importante que prevaleça a vontade do povo que vai ser assegurada através da defesa das normas vigentes. Viva a democracia e a advocacia”, defendeu o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Participam desta força tarefa a Diretoria de Prerrogativas, o Centro de Apoio e Defesa da Advocacia e a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE.

PARCERIA COM TRE-CE - Outra importante atuação da OAB-CE durante as Eleições 2022 será no apoio ao plantão de denúncias da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TER-CE), destinado a receber demandas relativas à violência de gênero na política, envolvendo candidatas ou eleitoras cearenses no 1º turno. Nessas eleições, o estado do Ceará possui 354 candidaturas femininas (35%) e 3.603.756 eleitoras (53%). A iniciativa faz parte do plano de atuação conjunta entre a Ouvidoria da Mulher e o Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) dos Estados do Ceará.

SERVIÇO

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.