Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Manjar

Do Manjar Salgado, com origem na Idade Média, ao Manjar Doce dos portugueses, o processo de aculturação do Manjar Branco, sobremesa leve e deliciosa, levou a iguaria à condição de comida que faz parte das oferendas para Iemanjá.

- Acredito que seja um processo de aculturação que ocorreu aqui. Mas esse Manjar é feito com a farinha de milho branco. Só que, ao invés de ser envolto na Folha de Bananeira, ele é colocado num recipiente, numa travessa, em uma forma bonita. Ele possui os mesmos ingredientes que o nosso Acaçá Doce”, explica o chef e professor de História da Gastronomia, Elmo Alves.

A Receita que conhecemos hoje tem um percurso secular e provavelmente teve início na Idade Média. Acredita-se que o Manjar Branco tenha origem entre os Árabes, tendo o frango como o principal ingrediente. Portanto, uma iguaria que nasceu salgada e migrou para a Europa quando os mouros dominaram a Espanha e Portugal por séculos. O Manjar Branco, ou o Blancmage, como ficou conhecido na Europa, tem nome francês e significa “Comer Branco”.

Deve-se aos Árabes a introdução do Açúcar e das Receitas Doces em Portugal, transformando as diversas sobremesas em uma tradição. No entanto, dizem que é relativamente recente a transformação do Manjar Branco em Doce. Foi dessa forma que ele chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. Já pelas mãos dos escravos africanos e a provável abundância do coco, a iguaria é feita no país com o nosso querido e versátil leite de coco no modo popular de cozinhar. Na cozinha do candomblé, ele se transforma e recebe um tratamento ritualistico.

- No Candomblé, tudo é feito de forma ritualística. Seja a comida que for [ofertada], o ideal é que essa comida seja feita por uma pessoa que entenda o seu sentido, sua importância, pois no rito da oferta é tudo que envolve a preparação. O ato de preparar requer cuidado porque toda comida que é ofertada é um instrumento de comunicação, então requer respeito e a ritualística que se faz necessária”, explica o chef Elmo.

Uma das festas mais esperadas pelos baianos, a celebração à Iemanjá no Rio Vermelho, mexe com a devoção, questões culturais e o pertencimento do povo baiano, cada vez mais integrado à própria cultura desde que nos anos 1980 o governo baiano resolveu trabalhar com o simbolismo da Bahia como incentivo ao turismo. Deu certo e hoje uma frase dita por populares talvez retrate muito bem esse pertencimento: 'Deus me livre de não ser baiano!’. 

A expectativa para o Dia de Iemanjá, em dois de fevereiro,  se espalha por Salvador, pelos terreiros, que até encomendam decoração para enfeitar o espaço para a festa de Iemanjá, pelos bares e bairros adjacentes, todos querendo agradar:

- A mãe que afaga, que alimenta, a mãe que adoça os caminhos, a grande mãe, a grande genitora”,  diz Elmo Alves.  

Elmo chama a atenção para Iemanjá como a grande mãe. 

- É uma grande Orixá, uma grande Iabá, muito importante para o culto das religiões de matriz africana. Essa grande senhora, que também atende por Ieumanjá, cujo significado é mãe cujos filhos são peixes, faz alusão ao seu lado materno fraternal. Iemanjá é a grande mãe que acolhe a todos indistintamente, é a mãe protetora, é a mãe zelosa, é a senhora das águas”.

Iemanjá é a mãe que afaga, que alimenta, a mãe que adoça os caminhos, a grande mãe, a grande genitora

Elmo Alves, gastrônomo e historiador

Tereza Paim, que vive há quase trinta anos no bairro do Rio Vermelho, é devota da divindade das águas do mar e tem muita alegria em viver sob a proteção de Iemanjá.

- Eu tenho muita alegria em servir a Iemanjá, então eu acho que quando eu entro para festa, que eu faço a celebração, estou fazendo um serviço para a religiosidade, que as pessoas tenham o prazer de estar na festa, que eu possa estar compondo aquela festa, que é uma celebração para Iemanjá”, conta Tereza.

Em seu restaurante, Casa de Tereza, no Rio Vermelho, a grande chef de cozinha serve um menu degustação que oferece para Iemanjá e Iansã, e a sobremesa é o Manjar de Coco.

Para celebrar Iemanjá, vamos ensinar esta Receita simples de Manjar de Coco da Casa de Tereza, em uma interpretação um pouco mais autoral, que inclui coco ralado e é acompanhada por uma emulsão de Ameixa com Vinho do Porto. Odoyá! 

Manjar de Coco-Ingredientes

  • 500ml de Leite
  • 500ml de Leite de Coco
  • 50g de Amido de Milho
  • 80g de Coco Seco Ralado Fino
  • 170g de Açúcar
  • 13g de Gelatina em Pó.

Modo de fazer

  • Misture o Leite, o Leite de Coco, o Coco Ralado, o Açúcar e o Amido de Milho e leve ao Fogo, mexendo sem parar.
  • Quando estiver cozido, como um mingau, adicione a gelatina dissolvida em um pouco de água morna.
  • Deixe cozinhar por 4 minutos, desligue e coloque em forminhas, levando à Geladeira.
  • Sirva com Mel de Ameixa.
  • Mel de Ameixa 

Mel de Ameixa-Ingredientes

  • 250g de Ameixa sem caroço
  • 250g de Açúcar
  • 250ml de Água
  • 200ml de Suco de Laranja
  • 300ml de Vinho do Porto
  • 1 Pau de Canela
  • 1 Cravo
  • 1 Cardamomo
  • 1 Pitada de Sal
  • 1 Pimenta Doce
  • 4 Sementes de Pimenta do Reino
  • 1 Anis estrelado
  • 1 folha de Louro.

Modo de Preparo

  • Faça uma calda por 20 minutos em fogo baixo com a água, Pimenta Doce e Açúcar.
  • Inclua as Ameixas e as Especiarias (todas em um saquinho de tecido, pode usar
  • perfex) e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
  • Adicione o Vinho do Porto e o Suco de Laranja, e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
  • Retire do fogo, deixe esfriar, retire as Especiarias e triture no Liquidificador.
  • Outra opção é fazer com a simples Calda de Ameixa.

Com informações de Isabel Oliveira.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida